Blog Do Mistério

Corpo-Seco: um personagem do Folclore Nacional

18/08/2022 09:05 - por Gisele Wommer

Ele ficou um pouco mais conhecido depois de ser apresentado como vilão em uma série de televisão ano passado, mas sua lenda já assusta as pessoas há muitos anos Brasil a fora. Em algumas regiões pacatas no Sudeste as pessoas chegam a evitar saírem sozinhas de noite para não dar de cara com o Corpo-Seco. Quem é ele, afinal?

Reza a lenda que em vida era um sujeito muito ruim, malvado desde a infância, cometeu todos os tipos de pecados possíveis a um ser humano. Quando adulto se dizia filho do diabo, voltou-se contra a família e passou a torturar a própria mãe. Ela morreu de desgosto, mas não sem antes lhe amaldiçoar.

Nada lhe aconteceu, ele viveu muitos anos da mesma forma, fazendo todas as maldades, foi depois de morto que seu tormento começou. Óbvio que o moço não tinha credenciais para entrar no céu e por lá não foi aceito, mas a surpresa foi que seu dito pai também não o quis no inferno. Depois foi a vez da terra o expulsar, seu corpo foi enxotado do chão onde jazia, não sobrando lugar no mundo para o homem morto. Assim ficou condenado a vagar pela eternidade, um cadáver ambulante no mundo dos vivos.

Ele não ficou menos morto por não poder ser enterrado, continuou se decompondo como é comum a todos os mortais. Dizem que o resto de sua mente lhe tortura pela eternidade com as maldades que fez enquanto vivo. Ele caminha morto, como um zumbi, e eventualmente encontra pessoas em seu caminho.

Algumas dizem que encontrar o Corpo-Seco não passa de levar um susto, que ele não é capaz de fazer mal nenhum. Outros dizem que se ele encostar em uma pessoa viva, drenará suas energias até que não sobre mais nada nela, até que fique tão seca quanto ele. E como prevenir este encontro? Não há como, o Corpo-Seco caminha em qualquer lugar, a qualquer hora, é uma lenda morta figurando pela vida.

Curiosidade: A origem da lenda seria um rapaz do interior de Minas Gerais que contraiu uma doença rara e definhou. Algumas pessoas dizem que ele morreu e assombra a região outras afirmam que ele não morreu e nunca morrerá. 

“Você está procurando demais. Há certas coisas no mundo que não foram feitas para serem encontradas”. Série Cidade Invisível.

Faça seu login para comentar!