O Incomparável Elton John

18/03/22 às 08h25



Elton John é o cantor  e compositor de maior e mais duradouro sucesso de todos os tempos.  Embalada em altos e baixos,  sua vida é extraordinária. Na consagrada biografia “Eu, Elton John” (Editora Planeta,  315 páginas, R$ 71,90), ele conta sua história  com suas próprias palavras  e com honestidade e o humor  que lhe é peculiar. 

Na obra, não faltam, assim, histórias engraçadas e também outros momentos de partir o coração. Ele lembra detalhes de sua infância, crescendo em um subúrbio de Londres, e do relacionamento difícil com seus pais.  Batizado Reginald Dwight,  era um garoto que, embora tímido,  sonhava com o estrelato.  Com 23 anos, fez seu primeiro show nos Estados Unidos. Vestido com um brilhante macacão amarelo, uma camiseta com estrelas e botas com asas, enfrentou uma plateia  atônita com sua figura e performance.  Elton John estava chegando e o mundo da música nunca mais seria o mesmo.

Ele narra no livro episódios dramáticos desde a  rejeição precoce de seu trabalho com o parceiro de composição  Bernie  Taupin aos momentos de perder o controle como um superstar; das tentativas de suicídio  ao secreto vício em drogas  por mais de uma década.  Recorda episódios marcantes de suas amizades com  John Lennon, Freddie Mercury e George Michael e até mesmo  o dia em que dançou música disco com a  rainha da Inglaterra.

Conta também em detalhes como superou  uma vida de vícios e criou a  sua fundação para a Aids.  Revela que encontrou  o verdadeiro amor  com David Furnish,  se lembra de férias inesquecíveis com o estilista italiano  Versace e  da  tristeza  em cantar no funeral de sua amiga, a princesa Diana.  Não faltam, é claro, detalhes de algumas de suas composições que entraram para a história e, por fim,  identifica o momento em que percebeu  que queria ser pai -e viu sua vida mudar mais uma vez. 

A carreira de Elton John é incomparável no mundo do showbiz. Nascido em 25  de março de 1947, é casado com David  Furnish e  tem dois filhos. Em sua carreira de cinco décadas, já vendeu mais de trezentos milhões de discos e apenas uma canção, a que fez em homenagem à amiga Diana, “Candle in the Wind,”  vendeu mais de 33 milhões de cópias em todo o mundo, sendo o single mais ouvido na história do Reino Unido e dos Estados Unidos. 

Com    diversos   prêmios na carreira, entre  eles cinco Grammy e cinco Brit Awards,  foi condecorado com a Ordem do Império Britânico e feito  Cavaleiro Celibatário em 1998, pela rainha Elizabeth II.  Envolve-se intensamente na luta contra a aids e  criou a Fundação Elton John para a Aids,  que já arrecadou mais de  200 milhões de dólares.  

Trecho:
“Ali aprendi algo importante. Às vezes é preciso meter a cara, mesmo que a zona de conforto esteja a quilômetros de distância. É como mergulhar fundo em si mesmo,  esquecendo-se de quaisquer emoções  que se tenha e pensando: não, sou um artista de palco. Isto é o que eu sei fazer. Então é melhor eu fazer de uma vez.  Foi o que fiz.  Não me lembro muito da performance em si,  mas sim dos aplausos ao final. Pareciam ter começado fora da abadia de Westminster e  varrido seu interior como uma onda, no que, creio, mostrava o acerto da família com o povo do lado de fora.  Terminado o funeral, fui direto até o Townhouse Studios, onde George Martin me esperava: uma nova versão de “Candle in the Wind” seria lançada como single, e seus lucros direcionados a um fundo memorial  beneficente estabelecido no nome de Diana.”
(página 237)
        
E-BOOK  SOBRE TDAH  1   
“Transforme  o TDAH em seu aliado” é o título do e-book  gratuito lançado há pouco pela pesquisadora  Margarete Chinaglia. Na obra, ela dá dicas úteis  para quem tem o transtorno, além de familiares e profissionais  de saúde e  educação,   destacando os diferentes desafios na infância, na adolescência  e na fase adulta.  Além disso,  conta ainda com depoimentos de pessoas com TDAH que compartilharam  suas experiências, mostrando que é possível  superar e conviver com o transtorno. O e-book está disponível no blog da autora.

E-BOOK SOBRE TDAH  2  
Margarete     Chinaglia    é    autora   dos   livros “Desatando os Nós do Transtorno do Déficit de Atenção – TDAH” e “Transtorno  do Déficit de Atenção – TDAH,  sob o ponto de vista de uma mãe.” Além de pesquisadora sobre o tema,  é mãe de uma jovem com o transtorno. É formada como farmacêutica  bioquímica   e  atua em gestão hospitalar. 

Leituras:
“A    guerra    é   um   massacre  entre gente que não se conhece para proveito de pessoas que se conhecem, mas não se massacram.”
 (Paul Valéry(1881-1945), filósofo, escritor e poeta francês).

Destaques:
PERSEVERE -NÃO DESISTA

\
Autora:
Elisete Almeida                    

Natural de Cachoeira do Sul e atualmente residindo na cidade de Mato Leitão, Elisete da Silva Almeida é pastora e  escreveu este livro em que mostra a importância de não desistir e não parar no meio do caminho. Ela faz um relato de sua história de vida e como Deus influenciou em todos os acontecimentos. O livro também é apresentado em CD, a pedido de pessoas que não conseguem ler. A pastora também escreveu  o livro “Qual é o seu propósito?” 
Gráfica  Treze de Maio. 58 páginas.        

                                                          
UM NOVO CAPÍTULO PARA O AMOR      

\
Autora: Jenny Colgan                           

Esta é uma história  sobre como a pessoa que ama livros veste uma camada de proteção  contra o mundo. Jenny Colgan  nasceu em 1972, na Escócia, e é autora de comédias românticas, ficções científicas  e histórias infantis.  Seus mais de 40 livros foram publicados em dezenas  de países e já venderam milhões de exemplares. Entre seus maiores sucessos, estão “A pequena livraria dos sonhos,”  “A padaria dos finais felizes,” e “A adorável loja de chocolates de Paris.”

 Editora Arqueiro.  398 páginas. R$ 49,90.           

 

(As obras apontadas  no Blog dos Livros  podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente,  na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul)

\

24/06/22 às 08h50

Cuidado materno

17/06/22 às 09h00

Um clássico radical

10/06/22 às 08h50

Deixando coisas para trás

03/06/22 às 08h55

Afeto de mãe

27/05/22 às 08h47

Uma fábula inspiradora

13/05/22 às 09h40

Os labirintos do poder

06/05/22 às 08h35

Transformando vidas

29/04/22 às 09h00

Um jardim especial

22/04/22 às 13h05

Uma mulher extraordinária

16/04/22 às 09h45

A guerreira de lampião