Blog dos Bichos

Pet com prisão de ventre. O que isso quer dizer?

23/07/2022 08:55 - por Cristiane Vieira da Cunha

O cachorro com prisão de ventre é o mesmo que cachorro com intestino preso, ou seja, o peludinho não está conseguindo fazer cocô. Isso pode ser pontual e passar rapidinho. Entretanto, em alguns casos, leva horas ou dias. Por isso, se o tutor notar que o peludo não consegue defecar, precisa ficar atento. 

Caso não melhore logo, deve levá-lo ao médico veterinário. Além disso, caso perceba qualquer outro sinal clínico junto, deve levar o peludo para ser examinado imediatamente. O profissional poderá avaliar e determinar como tratar prisão de ventre em cachorros da melhor forma.

As principais causas de cachorro com constipação intestinal são: 
- Dor crônica, geralmente ortopédica (dor em coluna, quadril ou joelhos, tumores (câncer) em cólon e reto, estenose do canal pélvico e etc.);
- Desidratação
- Dieta pobre em fibras. 

Em outras palavras, a prisão de ventre em cachorro pode ser tanto resultado de um estilo de vida inadequado quanto um sintoma de um problema mais grave.

Quando desconfiar e o que fazer?
A primeira coisa é saber como identificar que o seu peludinho está com problema. Para isso, caso note que ele está indo ao local no qual costuma fazer cocô várias vezes e voltando, olhe se ele defecou.

Na próxima ida o acompanhe. Provavelmente ele está tentando, mas não está conseguindo. Nesse caso, o cachorro com prisão de ventre deve ser acompanhado. Se ele demorar um pouquinho e voltar a fazer cocô logo, a dica é se certificar de que ele tem água limpa e está recebendo ração de qualidade.

Entretanto, caso o peludinho não consiga fazer cocô mesmo tentando várias vezes ou se você identificar qualquer outra alteração nele, leve-o ao médico veterinário o quanto antes. Ele poderá definir o que é bom para soltar o intestino do cachorro.

Faça seu login para comentar!