Blog do Cinema (antigo)

Por Patrick Lima Prade

Síndrome de Estocolmo (2018)

06/08/2020 09:50

O assalto ao Banco de Crédito em Estocolmo na Suécia está perto de completar cinquenta anos e ainda assim continua na história. Isso porque em meados dos anos 1970, um assalto a banco com quatro reféns que durou seis dias não era algo tão comum na Suécia, ainda mais com os fatos ocorridos durante e depois do crime.

Todo o circo armado em torno dos dois assaltantes e suas vítimas estampou a capa de jornais no mundo todo e foi tema de diversos programas na TV, e em 2018 virou filme pelas mãos do diretor Robert Budreau em seus segundo longa-metragem: Síndrome De Estocolmo (Stockholm). O filme pode ser assistido em casa através do NOW da Claro, AppleTv e Google Play. A produção tem uma ótima recriação de época e trilha sonora inteiramente com músicas de Bob Dylan, deixando o filme ainda melhor de se ver.

O Filme
Em 23 de agosto de 1973, Lars invade o Kreditbanken em Estocolmo agitando suas armas e mandando todos deitarem no chão. Liga o rádio, libera os clientes e fica apenas com os funcionários como reféns. Durante a confusão, Bianca, uma funcionária, consegue apertar o alarme, mas ao contrário do que imaginava, Lars não ficou descontente.

Ele pede para Bianca ligar para o chefe de polícia e exigir que ele esteja ali em dez minutos ou mataria um dos reféns. Mesmo fazendo ameaças, Lars sempre acalma os reféns, deixando claramente que a imagem de bandido mal é apenas uma interpretação para a polícia. Entre suas exigências está que seu amigo de adolescência seja liberado da prisão e trazido até o banco.

Em pouco tempo Gunnar sai da cadeia direto para o interior do banco. Agora são os dois bandidos e três funcionários acampando dentro do cofre do banco. Com bebidas, comidas, televisão, cigarros e vários itens exigidos, a convivência acaba se tornando leve e em pouco tempo os cinco se tornam “amigos”, fazendo inclusive planos para enganar os policiais. Lars se mostra o oposto de seu papel de bandido e conquista uma das reféns, Bianca.

Um romance é inevitável entre os dois, enquanto a polícia e todo o mundo acompanha a situação em tempo real pela TV. Inclusive uma entrevista ao vivo pelo rádio com Bianca foi feita, e uma conversa direta com o Primeiro Ministro também. A situação só demorou tanto devido á recusa do Primeiro Ministro de deixar os reféns saírem com os bandidos num carro esportivo exigido por eles.

Ficou claro para todos que os reféns não iriam sair do banco sem os bandidos. Em certo momento da entrevista, Bianca disse confiar mais nos ladrões do que na polícia, e que se eles saíssem sem reféns, seriam mortos. Começava algo inédito na psicologia mundial: a Síndrome De Estocolmo.

Apego e simpatia
Entre músicas e risadas, o estranho grupo dentro do cofre fica cada vez mais ligado. Lars e Bianca tem uma noite de amor, enquanto os outros tentam de tudo para encontrar uma saída para a dupla de assaltantes, sem que eles sejam feridos ou preso. A polícia fecha o cerco depois de um incidente que os faz acreditar que Bianca foi executada por Lars.

Tudo parte de um plano para pressionar o Ministro. O plano dá certo até os bandidos chegarem ao carro e perceberem que o pneu está furado. Uma jogada da polícia para os fazer voltar ao cofre. Outra vez lá dentro, o ataque policial é executado, deixando o quinteto sem escapatória. Os reféns chegam a fazer um escudo humano para proteger Lars, mas ficou bem óbvio que a polícia não ia permitir a situação de se prolongar mais.

Os nomes e alguns fatos foram alterados no filme, pois alguns dos envolvidos no assalto ainda se encontram vivos e não queriam seus nomes ligados à trama. Muitos boatos surgiram depois que a história do que realmente aconteceu lá dentro circulou o mundo, entre elas uma que as duas reféns teriam se casado com os bandidos depois que eles foram presos. A verdade é que dois deles continuaram trabalhando no banco e outra sumiu da mídia depois de tanto alarde com a situação.

A Síndrome
Até o famoso assalto ao banco na Suécia, o termo Síndrome de Estocolmo não existia, por isso essa história é tão marcante. O termo foi usado por um criminologista durante uma reportagem sobre o assalto. A Síndrome de Estocolmo não está restrita apenas a situações com reféns, e é conhecida quando a vítima passa a ter simpatia e até paixão por seu algoz.

Existe também casos de prisioneiros de guerra, prisão domiciliar, e até em relacionamentos abusivos. A ligação afetiva acontece sem que a vítima perceba o que está acontecendo, pois, cada ato de “bondade” do captor se torna algo maior, uma sensação de que ele se importa e se preocupa com ela. Tudo que ele faz para tornar a situação menos desagradável para a vítima se torna um gesto de carinho, ou amor.

No caso do filme, Bianca se interessou por Lars por esse deixar claro que preferia morrer do que ver a moça ferida. Durante o julgamento, os três reféns defenderam os ladrões e passaram por tratamentos para aliviar o trauma. Bianca chega inclusive a visitar Lars na cadeia por sentir saudades. É uma situação tensa onde essa ligação se torna uma fuga da situação.

A vítima passa a se achar importante e necessária para o outro, se deixando sofrer abusos físicos e psicológicos em troca de atenção e falsa cumplicidade. O assalto de 1973 foi um divisor de águas para esse tipo de relação entre captor e capturado, mas foi no ano seguinte, em 1974 que a Síndrome de Estocolmo ganhou outro capítulo e um novo patamar na psicologia e psiquiatria.

Patty Hearst
A atriz e atual herdeira de um império de telecomunicações teve em um tumultuado caso de Síndrome De Estocolmo, num dos mais famosos e controversos casos da psicanálise: em 1974, aos 20 anos, Patty foi feita refém por membros do Exército Simbionês de Libertação.

Durante o tempo que passou com os rebeldes, ela passou a concordar com as ideias do grupo, passou por aulas e treinamento, e acabou se juntando ao grupo. Mudou o nome para Tania e junto com os comparsas, realizaram assaltos a bancos. Ela foi presa e em 1979 recebeu um indulto do então presidente Jimmy Carter, justamente por ter sido classificada como vítima da Síndrome de Estocolmo.

Depois disso ela se dedicou ao jornalismo e atuações em filmes. Hoje ela é casada com seu ex-guarda-costas e tiveram duas filhas. A história de Patty Hearst também virou filme em 1988: O Sequestro De Patty Hearst, um clássico do Corujão dos anos 1990 na Globo.


Sobre o filme Síndrome de Estocolmo:

Direção: Robert Budreau (de Chet Backer: A Lenda do Jazz)

Elenco:
Ethan Hawke (de Dia De Treinamento, Uma Noite De Crime, A Entidade e O Predestinado)
Noomi Rapace (da trilogia Millenium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres)
Mark Strong (de Irmão De Espião, 1.917, Shazam! e A Hora Mais Escura)
Bea Santos (da série True Detective)

Trailer legendado 1: https://www.youtube.com/watch?v=nfpg_ZqMIzI   

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
11/03/2021 08:22

A Sentinela (2021)

04/03/2021 08:20

Nomadland (2021)

25/02/2021 08:35

Tio Frank (2020)

18/02/2021 08:41

Ponto Vermelho (2021)

04/02/2021 08:21

Abaixo De Zero (2020)

28/01/2021 08:43

Legado Explosivo (2020)

21/01/2021 09:04

Amizade Maldita (2019)

14/01/2021 08:27

A Fera (2020)

07/01/2021 11:21

Estranho, Mas Verdade (2019)