Entenda como funciona um cartão de crédito e porquê a compra com ele pode sair mais cara

Por que alguns produtos são mais caros pagando no cartão de crédito?

11/03/2020 11:12

Cada vez mais as pessoas adquirem cartão de crédito e utilizam esse método para fazer suas compras. Esse recurso financeiro facilitou a entrada de muita gente no mercado consumidor, pois possibilita comprar algo sem ter o dinheiro necessário naquele momento.

Por isso, saber qual a melhor maquininha de cartão pode ser decisivo para um estabelecimento, pois irá pagar taxas menores e aumentar o lucro. A maquininha ideal é aquela que permite ao empreendedor realizar boas vendas e atender bem as necessidades de seus clientes.

Diferente do cartão de débito, que desconta o valor direto da conta do consumidor no instante da compra, a função crédito desconta do limite liberado para a pessoa. Isso permite optar pagar aos poucos com valores menores mensalmente.

Como funciona um cartão de crédito?
Antes de adquirir um cartão de crédito e utilizá-lo para pagar as compras, é importante que o consumidor saiba como funciona esse mecanismo. Esse tipo de cartão debita o valor cobrado de um dinheiro que a pessoa ainda não tem. Ou seja, desconta o valor do limite (crédito disponível para ser usado e reposto depois).

A operadora do cartão cobra da pessoa o que foi gasto desse crédito por meio de uma fatura mensal contendo todos os gastos contabilizados no período. Lembrando que tem a possibilidade de realizar o pagamento em uma ou mais vezes.

Porque pagar com cartão de crédito pode sair mais caro
Embora seja algo que facilite as compras e ajude quando o consumidor precisa do produto naquele momento, utilizar cartão de crédito pode tornar a compra mais cara. Isso acontece como resultado de alguns fatores.

O consumidor deve avaliar se ainda assim será vantajoso realizar aquele pagamento através da função crédito de acordo com suas necessidades.

Parcelamento e juros
Geralmente, uma compra parcelada para pagar as prestações posteriormente, possui uma taxa de juros. Essa taxa faz com que o total pago ao final do parcelamento seja maior do que o preço original do produto.

O juros nada mais é do que uma garantia para o estabelecimento de que o comprador irá pagar. Na prática, a pessoa passa a dever para o banco e, da mesma forma que ocorreria no caso de um empréstimo, tem o custo total ajustado com o juros. É um valor a mais pago para compensar o fato de não pagar tudo no momento da compra.

Devido à inflação, a mesma quantia de dinheiro não possui o mesmo valor com o passar do tempo. A taxa de juros funciona como um fator de correção em relação ao preço inicial. Assim, quando o comprador terminar de pagar, ele terá gasto ao todo uma quantia de dinheiro com o mesmo valor do preço original.

Então, é muito comum que isso torne os produtos mais caros em pagamentos com cartão de crédito através de parcelamentos.

Taxa da máquina de cartão
Além da questão das taxas em compras à prazo, é preciso levar em consideração a taxa cobrada pelo próprio uso da maquininha de cartão de crédito. Esse valor acaba sendo repassado para o consumidor dentro do próprio preço do produto em questão.

Algumas operadoras de maquininhas de cartão cobram do vendedor um valor pelo uso desse serviço em cada transação. Isso encarece o produto, pois o estabelecimento precisa compensar o gasto que ele teve com a própria maquininha. Se o valor de venda final for o valor real de venda daquele produto, o vendedor pode ter prejuízo.

Para equilibrar esse impasse, as lojas repassam esse custo ao consumidor através do próprio preço final. Isso significa que, muitas vezes, quando alguém paga mais caro por parcelar uma compra no cartão de crédito a pessoa também está pagando pela taxa de uso da maquininha.

Atenção ao utilizar a função crédito
Hoje em dia muitas compras são realizadas com pagamento por meio de cartão de crédito. Especialmente na internet essa é a forma de pagamento mais utilizada por sua praticidade e segurança. Mas, embora seja uma alternativa que facilite em momentos de necessidade, é importante lembrar de avaliar as condições da compra.

O próprio consumidor pode avaliar o custo final, inicial e o valor de cada parcela, bem como sua necessidade naquele momento. Assim a pessoa consegue realizar uma compra da melhor forma possível para si. 

Faça seu login para comentar!
14/03/2024 16:20

Evento de comunicação política e institucional reúne referências do país.

Edição regional do Compol Brasil foi realizada pela Critério - Resultado em Opinião Pública

20/02/2024 00:03

100 anos do Chefe

24/08/2020 13:53

Com as mudanças no formato das aulas, pais, professores e estudantes precisaram se adaptar à uma nova realidade. Os aplicativos podem ser fundamentais nessa nova fase.

Tecnologia na educação: como os aplicativos ajudam no aprendizado

12/03/2020 09:21

Jogos de tabuleiro saem das mesas para as telas de TV

EXTERNAL BR/CASINO