Blog dos Livros
Geração anos 90
O cenário da contracultura no interior da Bahia nos anos de 1990 é o pano de fundo de “A finitude das coisas” (Editora Patuá, 240 páginas), novo livro do escritor Nélio Silzantov. Semifinalista do Prêmio Jabuti de 2023 com “Br2466: ou a pátria que os pariu,” o autor volta à cena literária e apresenta agora ao público a história de quatro amigos vivendo intensamente a juventude passeando pelos submundos da cidade regados a violências e vícios.
O desenrolar da trama evidencia como as personagens tentam desafiar a profecia anunciada por um deles e que dizia que dois não chegariam à vida adulta, um se tornaria religioso e o outro se conformaria com uma vida comum e ordinária. Ao flertar com o romance de formação, o horizonte de uma vida adulta se torna um enigma a ser desvelado. O que o destino reserva ao grupo prende até a última página o leitor, que ganha, além de uma trama engenhosa, uma obra repleta de referências literárias, musicais e filosóficas.
O livro suscita uma série de temas que permeiam desde questões sociais e relações interpessoais até a violência e a morte, além do binômio arte e vida. A narração é na primeira pessoa por Jeane, a única garota que divide a cena com Annibal, Pavarotti e Erick. No início, o leitor é apresentado a personagens vorazes, repletos de dramas e traumas, e à medida que a história se descortina inicia o processo de entendimento das motivações e comportamento de cada um.
Para os adolescentes que viveram a intensidade da última década do século 20, com seus quartos repletos de pôsters de bandas e estantes cheias de discos e CDs dos artistas favoritos, “A finitude das coisas” pode ser um acesso a referências compartilhadas e um mergulho em memórias coletivas, como o luto pela morte de Renato Russo, lamentada pelos protagonistas da obra num momento catártico. Para aqueles que não viveram a juventude naquela época, o livro se apresenta como uma cartografia para entender a geração que chegou nessa década oscilando entre a nostalgia e o pessimismo.
Nélio Silzantov é escritor e também crítico literário e professor. Nascido em Vitória da Conquista, interior da Bahia, e atualmente vivendo em São Paulo, tem vários trabalhos literários publicados e é editor do blog “Ágora Literária.”
Trecho:
“Medíamo-nos dos pés à cabeça, como quem confere se a imagem real se assemelha com aquela guardada na memória. Era óbvio que havíamos mudado e permanecemos os mesmos durante todo esse tempo. Tínhamos tanta conversa para pôr em dia, e outros tantos silêncios e não-saber-o-que-dizer para compartilhar. Quanto tempo levaríamos para perdoar o que fosse preciso, virar a página, ou abandonar em definitivo essa história? Taí uma coisa que naquele instante passou por minha cabeça e mesmo agora não saberia dizer.
(página 29)
CONCURSO DE CRÔNICAS I
A Academia Cachoeirense de Letras de Cachoeira do Sul está anunciando a abertura das inscrições para o 2º. Concurso de Crônicas Armando Fialho Fagundes. O tema deste ano é “União pelo Rio Grande,” em que a academia convida os participantes a refletirem sobre a atual catástrofe climática no Rio Grande do Sul, explorando aspectos como a esperança, a união, a solidariedade, as tristezas, as dificuldades e o futuro do Estado.
CONCURSO DE CRÔNICAS II
As inscrições para o Concurso de Crônicas Armando Fialho Fagundes são gratuitas e estarão abertas até o dia 23 de junho de 2024. Serão premiados com troféus os três primeiros colocados e cada crônica deverá ter tamanho máximo de três mil caracteres. As inscrições poderão ser encaminhadas ao e-mail acl.cachoeira@gmail.com, onde serão obtidas maiores informações.
Leituras:
“Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
(Melanie Klein -30 de março de 1882/22 de setembro de 1960-, psicanalista austríaca, pioneira nesta área, tendo criado métodos e formulado importantes e inéditas teorias sobre o atendimento de crianças).
Destaques:
DESTINO VARANASI
Autora: Patrícia Ruhman Seggiaro
A busca por um sentido da vida, pela superação de traumas, é o que une os caminhos dos personagens principais deste romance de estreia da escritora e advogada Patrícia Ruhman Seggiaro, autora paulistana radicada na Argentina há quase três décadas. É na Índia, país repleto de cores, aromas e sabores, que os caminhos da brasileira Nina, do fotógrafo argentino Pedro e do escritor e jornalista israelense Noah se cruzam. Cada um deles viaja com um objetivo distinto, mas a Índia recebe os peregrinos com seus próprios planos. Nascida em 1965, Patrícia passou a infância e juventude no Brasil, viveu alguns anos em Londres e Nova Iorque com seu marido, antes de se estabelecer na Argentina, onde reside nos arredores de Buenos Aires. É apaixonada pela literatura, pela história, pela arte e pelo contato diário com a natureza.
Editora Claraboia. 258 páginas. R$ 54,90.
HÁBITOS ATÔMICOS
Autor: James Clear
O livro se propõe a remodelar a forma de pensar do leitor, apresentando as ferramentas e estratégias para transformar os hábitos. Ele mostra como criar bons hábitos, abandonar os maus e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a resultados impressionantes. James Clear é autor e palestrante especializado em hábitos, tomada de decisão e aprimoramento contínuo. Seu trabalho já apareceu em diversas mídias e seu site recebe milhões de visitantes por mês e centenas de milhares de pessoas assinam sua popular newsletter. Mora em Columbus, Ohio, Estados Unidos.
Editora Alta Life. 298 páginas. R$ 56,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)