Blog dos Livros
Sobre a coragem das mulheres
Quando “Torto arado” foi publicado, em 2019, Itamar Vieira Júnior já anunciava que aquele romance daria o pontapé inicial naquilo que seria uma trilogia da terra: livros profundamente calcados na realidade e nas injustiças sociais brasileiras, em que seus personagens estariam às voltas com a luta pela dignidade assegurada por um quinhão de terra. Uma batalha que tem a ver com território, mas também com herança cultural, religiosidade e emancipação feminina. “Coração em medo” (Editora Todavia, 336 páginas, R$ 89,90) encerra esta trilogia iniciada por “Torto arado” e seguida por “Salvar o fogo.”
O romance já tem contrato assinado para sair em mais oito países: Portugal, Austrália, Índia, Reino Unido, EUA, África do Sul, Quênia e Canadá. O livro segue uma trajetória parecida com a dos outros dois volumes da trilogia: enquanto “Torto Arado,” que já vendeu mais de um milhão de cópias, tem publicação prevista para 55 países, em 33 idiomas, “Salvar o fogo” será publicado em 30 países, em 12 idiomas.
Repleto e força e humanidade, “Coração sem medo” entrelaça, com extrema sensibilidade, alguns temas dos outros dois livros. Ambientado em Salvador e tendo como protagonista uma inesquecível personagem feminina de Itamar Júnior, o romance fala sobre a coragem das mulheres, a violência policial e o sonho sempre renovado de justiça social.
Rita Preta, uma operadora de caixa de supermercado e mãe de três filhos, vê sua vida ser transformada quando um deles, o adolescente Cid, some sem deixar rastro na comunidade onde reside, em Salvador. Na sua jornada em busca de respostas, ela enfrenta as possibilidades de perder seu emprego, seu relacionamento amoroso, e até mesmo a própria vida, ameaçada pela atmosfera de violência que envolve o desaparecimento do primogênito.
Se, por um lado, ela tenta reunir os fragmentos de sua história para se manter íntegra no presente, por outro, procura a chave para um recomeço. Forte e obstinada, sua história parece espelhar a dor de muitas mães das periferias brasileiras, assoladas pela violência.
Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Montluc, além de ter conquistado duas vezes o Prêmio Jabuti, Itamar Vieira Júnior foi o primeiro brasileiro a chegar à final do International Booker Prize. Nascido em Salvador, na Bahia, em 1979, o escritor é doutor em estudos étnicos e africanos (UFBA) e autor de vários livros. “Torto arado” tornou-se um dos maiores sucessos de crítica e de público da literatura brasileira nas últimas décadas.
Trecho:
“Rita retorna para casa e da janela do ônibus olha as estrelas, esparsas, quase invisíveis, competindo com as luzes da cidade. É tomada por sentimentos contraditórios de indignação e de afeto, conversa com o filho ausente como se conversa com os santos; promete-lhe justiça numa dimensão da vida em que a lei é tudo o que sente.”
(Página 238)
MAURÍCIO É PATRIMÔNIO IMATERIAL
A obra de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo, por meio de lei sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes, em que é reconhecida sua imensa relevância cultural e o impacto em gerações brasileiras com valores como amizade e inclusão. Entre as homenagens, estão a criação de 90 esculturas dos personagens espalhadas pela cidade em 2026 e um banco temático no Viaduto do Chá, celebrando os 90 anos do cartunista e sua trajetória literária.
NOVA EDIÇÃO DA BIOGRAFIA
Completando 44 anos neste mês de dezembro, a artista Britney Spears está lançando uma nova edição de sua biografia “A mulher em mim,” originalmente publicada em outubro de 2023, contando a sua versão para os 13 anos em que teve sua vida e carreira sob a tutela do pai. Segundo a revista People, Britney teria recebido 15 milhões de dólares (cerca de R$ 75 milhões) pelo livro.
Leituras:
“E não há melhor resposta que o espetáculo da vida: vê-la desfiar seu fio, que também se chama vida, ver a fábrica que ela mesma, teimosamente, se fabrica, vê-la brotar como há pouco em nova vida explodida.”
-João Cabral de Melo Neto (9 de janeiro de 1920/9 de outubro de 1999), poeta e diplomata brasileiro, conhecido pelo rigor estético de sua obra, consagrado pelo poema dramático “Morte e Vida Severina,” narrando a jornada de um retirante nordestino, do sertão para o litoral, em que denuncia a miséria e a condição humana.
Destaques:
SUSTENTABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA PRÁTICA TRANSDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autora: Carla Conti
Em sua terceira edição, a obra chega às livrarias e plataformas digitais reforçando a urgência de repensar a educação como ferramenta de transformação social. Originalmente publicada há 15 anos, a obra ganha atualidade num contexto de crises ambientais, desigualdades e violências, propondo a sustentabilidade como eixo central para a formação de educadores críticos e conscientes. Natural de Passos (MG), Carla Conti é doutora em Políticas Públicas e pós-doutora em Gestão da Informação pela Universidade do Porto (Portugal). Professora na graduação e no mestrado em Educação, na Universidade Estadual de Goiás, pesquisa educação em direitos humanos, gênero e tecnologias digitais.
Editora Scotti. 145 páginas
PARA ENTENDER UMA HISTÓRIA DE AMOR

Autora: Luciana Palhares
Neste livro, a autora mergulha nas camadas mais íntimas dos encontros e desencontros afetivos. Lançado de forma independente, o livro é escrito em estilo fragmentado, combinando narrativas curtas, ensaios autobiográficos e poesia, numa estrutura que reflete fluidez das emoções humanas. Nascida no Rio de Janeiro em 1981, Luciana é atriz, terapeuta holística e escritora. Já trabalhou com teatro, cinema e produção cultural antes de se dedicar à escrita e a terapias alternativas.
99 páginas.
(61).jpg)
(As obras mencionadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui
