Blog dos Livros
Realismo fantástico e memórias
Artista visual e escritor, Jozias Benedicto transforma perdas pessoais e memórias familiares em ficção no romance “As vontades do vento” (Caravana Grupo Editorial, 195 páginas), finalista do Prêmio Leya Portugal de Literatura 2024. Aos 74 anos, o autor maranhense -que começou a publicar depois dos 60- simboliza uma geração de criadores que encontram na maturidade o auge da experimentação e da liberdade artística.
Com nove livros publicados, Jozias também já conquistou outras premiações como o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais, o Prêmio da Fundação Cultural do Maranhão e o Prêmio de Literatura do Estado do Pará. Neste novo trabalho, o escritor apresenta um romance inquietante que mergulha nas entranhas de uma família envolta em segredos do clero, prostituição e herança escravocrata. Narrada por múltiplas vozes, a história ganha contornos de realismo fantástico ao incluir as perspectivas daqueles que já partiram, mas que seguem essenciais para o desfecho de uma trama que atravessa gerações.
Em sua prosa, a vida, a morte e o tempo em múltiplas vozes revelam o Brasil profundo e suas heranças emocionais. “O autor, com domínio absoluto da linguagem e da técnica narrativa, transpõe a estrutura do conto para a narrativa longa e traz, na singularidade de cada capítulo, as diversas vozes, lugares, cheiros e ambientações, tanto de um vilarejo do interior quanto das grandes cidades modernas, sem perder o contexto geral do que se quer contar,” ressalta Andreia Fernandes, escritora, na orelha do livro.
Dividido em três partes -O Interior, A Travessia e A Capital- o romance reúne 49 capítulos narrados em primeira pessoa por diferentes personagens. O núcleo central é composto pelo pai, mascate (vendedor de porta em porta), a mãe e os três filhos -Joaquim, Pedro e Benta- além de figuras que orbitam o cotidiano da família, como Mocinha, a empresa e Elisa, a cafetina.
O ponto de partida é a morte da mãe e a promessa dos filhos de cumprir seu último desejo. Antes da viagem, porém, o livro retorna ao passado e desvenda o percurso da família: da ascensão social vertiginosa à desolação que precipita a queda dos herdeiros. O desfecho, de impacto emocional, confirma a sagacidade e a singularidade do escritor.
Nascido em São Luís (MA), em 1950, Jozias Benedicto é formado em Tecnologia da Informação e após os 60 anos decidiu dedicar-se integralmente às artes, especialmente à interseção entre literatura e artes visuais. Atua também como curador e produtor de textos críticos para exposições de arte e escreve crônicas e resenhas para o portal luso-brasileiro “Estrategizando.” Sua estreia na literatura ocorreu em 2013 com “Estranhas criaturas noturnas”
Trecho:
“Meu pai tinha uma relação singular, uma relação física, quase sensual, com o dinheiro. Gostava de contar as cédulas e as moedas, limpá-las, arrumá-las por valor, sentir seu cheiro, avaliar o peso e o volume de pilhas dobradas ou de moedas empilhadas. Tinha grande facilidade para as operações matemáticas, e se sentia feliz com a concretude da riqueza, o cofre cheio, a carteira pesada. Não era gastador inconsequente, mas também não era avaro -esse prazer talvez o fizesse crer que o tão amado bem nunca deixaria de fluir para ele.”
(Página 57)
BRASILEIRO ENTRE OS MELHORES
O jornal The New York Times divulgou na última semana a relação dos 100 melhores livros de 2025 e na lista está o brasileiro “Suíte Tóquio,” de Giovana Madalosso. Embora o livro tenha sido lançado em 2020, ele consta na lista pois ganhou tradução para o inglês apenas no começo deste ano. O levantamento é feito a partir das escolhas dos editores e críticos do jornal norte-americano. “Suíte Tóquio” conta a história de Maju, uma babá que embarca em um ônibus levando Cora, uma menina que ela cuida, e desaparece. Fernanda, a mãe de Cora, uma executiva bem-sucedida, está tão absorta em sua própria crise existencial que demora a perceber o desaparecimento da própria filha.
PRIMEIRO LIVRO AOS 88
Nunca é tarde para contar uma história. Aos 88 anos, Alice Ruth Barão, paulista residente na cidade gaúcha de Passo Fundo, está publicando seu primeiro livro, “Acredita?,” pela Editora UICLAP. A obra foi escrita aos 85 anos e concluída aos 86 e lançada agora depois de muita insistência de amigos e familiares. Mesclando memórias, viagens e reflexões, o livro conta passagens marcantes da infância, da criação dos filhos e de momentos difíceis, como a luta contra um câncer.
Leituras:
“Por vezes ganhamos mais experiência com o que lemos do que com o que vemos.”
-Miguel de Cervantes (29 de setembro de 1547/22 de abril de 1616), romancista, dramaturgo e poeta espanhol, famoso pela sua obra-prima “Dom Quixote,” clássico da literatura ocidental e um dos melhores romances já escritos.
Destaques:
O GAÚCHO E SUAS REVOLUÇÕES

Autores: don Arabí Rodrigues, João Sampaio e José Luiz dos Santos
Comemorando os 25 anos de existência do Piquete Portal do Rio Grande, sediado em Porto Alegre, o pajador don Arabí Rodrigues e os poetas João Sampaio e José Luiz dos Santos registram em versos a Revolução Farroupilha e as Revoluções de 1893 e de 1923. O Piquete Portal do Rio Grande é formado por tradicionalistas gaúchos, na maioria fronteiriços, e desde o ano de 1999, durante os festejos da Semana Farroupilha, monta seu acampamento no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, onde desenvolve projetos culturais, divulgando a história, arte, usos e costumes do povo gaúcho.
Martins Livreiro Editora. 309 páginas. R$ 49,90.
SMS PARA VOCÊ

Autora: Sofie Cramer
Após a morte trágica de seu namorado Bem, pouco depois de ter sido pedida em casamento, Clara fica arrasada. Para driblar a saudade, passa a enviar diariamente um SMS para o celular de seu falecido noivo e, aos poucos, reencontra o equilíbrio. O que ela não sabe, entretanto, é que o número do celular do Bem já havia sido transferido para outra pessoa. Sofie Cramer nasceu em 1974, em Soltau, na Alemanha. Começou sua vida profissional como editora de textos para programas de rádio. Hoje atua de forma autônoma e escreve romances e roteiros para o cinema e a televisão. Vive com a família perto de Hamburgo, na Alemanha.
Editora Jangada. 224 páginas. R$ 54,90.
(59).jpg)
(As obras mencionadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui