Blog dos Livros
Liberdade na era digital
Cinco contos ambientados em um futuro próximo, em que a realidade virtual domina a vida cotidiana, compõem “Crônicas de um Mundo” (320 páginas), novo livro de Roger Dörl. A obra dá continuidade ao universo apresentado em seu romance anterior, “Alena existe,” e aprofunda discussões urgentes sobre liberdade, opressão e transformação social em tempos de hiperconectividade.
Entre os temas centrais estão o abuso das classes dominantes, a espiritualidade no mundo digital, o tratamento de sentimentos como dados e algoritmos, a manipulação da percepção e a violência de gênero em um cenário dominado pelo império tecnológico. “As histórias abordam novas formas de construção individual e social diante das tecnologias como a inteligência artificial e a realidade virtual,” resume o autor na apresentação da obra.
Em “Crônicas de um Mundo,” todas as histórias acontecem dentro do Masterverso, uma interface digital que praticamente substitui o mundo físico. A partir desse ambiente, o autor propõe uma reflexão crítica sobre os rumos da sociedade e os impactos subjetivos das novas tecnologias. Com forte viés crítico, a obra aponta para os riscos da manipulação religiosa, capitalista e algorítmica, além de escancarar desigualdades sociais e a persistência do machismo no ambiente virtual.
Roger Dörl nasceu em Curitiba (PR), cresceu em Joaçaba (SC) e atualmente vive em Brasília. Escreve desde criança, tendo começado através da poesia e, a seguir, também aventurando-se no mundo dos contos. Tem formação em teatro e é especialista na área de Letras, além de pesquisador da Filosofia, Psicologia e Espiritualidade. Atualmente realiza o sonho de muitos artistas que é trabalhar exclusivamente com música e literatura.
Prepara também seu segundo romance, previsto para o primeiro semestre de 2026, e continua escrevendo contos para antologias, mantendo uma rotina de publicação mensal de contos gratuitos em suas plataformas digitais.
Trecho:
“Conforme se aproximava, viu uma nova figura tomando forma próxima à máquina. A princípio, Hill achou que fossem só uns arbustos –depois, tentou se convencer de que eram mochilas, roupas ou outros objetos que o grupo tivesse deixado para trás, agora que estava reduzido. Já tinha visto mortes demais nos últimos tempos, além da tentativa do seu próprio assassinato, para não se importar em ter que encarar isso outra vez. Mas, a cada passo, a verdade desagradável ia se tornando mais e mais evidente: aquilo era um corpo humano.”
(Página 58)
MAIOR REDE
Comemorando em junho 58 anos dedicados à promoção da cultura e do hábito da leitura em todo o país, a Livraria Leitura é considerada a maior rede de livrarias em unidades físicas do Brasil. São 123 lojas em 24 estados e a meta é abrir pelo menos mais sete lojas em 2025 e vender 12 milhões de livros, um milhão a mais que em 2024.
PRÊMIO SÃO PAULO
Reconhecido como o maior prêmio individual da literatura brasileira, estimulando a formação de leitores e escritores, o Prêmio São Paulo de Literatura está com as inscrições abertas, em sua décima oitava edição. Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, vai contemplar com R$ 200 mil o Melhor Romance do Ano e com R$ 200 mil o Melhor Romance de Estreia. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas na plataforma on-line do concurso.
Leituras:
“Um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer.”
-Italo Calvino (15 de outubro de 1923/19 de setembro de 1985), um dos mais importantes escritores italianos do século XX.
Destaques:
MISSÃO PLANETA
Autora: Erika Rossetto
Misturando fantasia e ciência, a obra ensina crianças a cuidar do planeta com uma narrativa lúdica e informativa. Em “Missão Planeta,” Erika combina seu conhecimento em astronomia com uma mensagem urgente sobre preservação ambiental, criando uma história que cativa pequenos leitores enquanto os conscientiza sobre a importância de cuidar da Terra. Paulista, natural de Guarulhos, passou a adolescência em São José dos Campos, onde conheceu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É formada em astronomia pela UFRJ e mestre pela mesma instituição, com especialização em lixo espacial. Há 15 anos trabalha no setor espacial, mas sempre quis ser escritora. Com o nascimento de seus filhos, adquiriu o hábito de criar histórias para eles. Este é seu segundo livro publicado.
Editora Ases da Literatura. 38 páginas.
LEONORA: A LESMA QUE NÃO É A MESMA
Autora: Patrícia Paes
Apresentadora, locutora e ilustradora, Patrícia Paes está lançando este livro que mistura rimas e ilustrações vibrantes para contar a história de uma pequena lesma que desafia estereótipos e prova que todos podem alcançar grandes feitos. Com temas como coragem, autoconfiança e superação, o livro é uma celebração da diversidade e um convite para que crianças e adultos acreditem em seu potencial. Nascida em Capivari (SP), Patrícia hoje vive em Paraty (RJ) com a família, onde se dedica à pintura e à escrita.
Editora Ases da Literatura. 24 páginas.
(As obras mencionadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui