Blog Do Mistério

O Holandês Voador

08/09/2022 13:30 - por Gisele Wommer

Parece filme da Disney, mas vai muito além. O Holandês Voador é uma lenda de navio fantasma, a mais famosa dos Sete Mares. Apesar das pessoas acharem que o título se refere ao navio, o holandês em questão é seu falecido capitão, Hendrick Van der Decken que morreu junto com sua tripulação em um naufrágio em 1641.

Quer dizer que tem fatos verdadeiros nesta história? Claro. Hendrick voltava para a Holanda de uma viagem às Índias, quando passava pelo Cabo da Boa Esperança uma estranha ventania atingiu seu navio. Dizem que o capitão estava louco ou bêbado, mas não passa de especulação porque ninguém no navio sobreviveu para contar a história.

A verdade é que o navio naufragou carregado de produtos de valor. A região por onde navegava é conhecida por suas águas agitadas. Hendrick morreu se negando a seguir aos conselhos de sua tripulação para desviar o navio da ventania e matando aqueles que se amotinaram. Reza a lenda que um pouco antes de morrer ele teria ouvido uma voz, uns dizem que seria do próprio navio, outros dizem que era satanás quem lhe falava.

E por condenar seus homens à morte ele seria punido por toda a eternidade. Condenado a comandar um navio fantasma, com tripulação fantasmagórica e a missão de matar todos aqueles que enxergassem seu navio. Como parte da maldição ele não teria porto jamais e nem descanso. Seu navio precisa navegar pelos sete mares por toda a eternidade e ceifar a vida de todos aqueles que lhe enxergam. Fardo que Hendrick aceitou com satisfação.

Marinheiros do mundo todo temem enxergar o Holandês, que é mais comum aparecer durante tempestades ou no horizonte em dias de calmaria. Os fantasmas não perdoam nem os sete mares. Até o Rei George V tinha receio da lenda. 

Curiosidade: Dia 19 de setembro é o Dia Internacional de Falar como um Pirata, criado por uma saudável brincadeira entre jovens americanos. Aye aye, hoy! E uma garrafa de rum! 
Vamos tentar?

“Não tire os olhos do horizonte.” Will Turner, Piratas do Caribe.