Blog dos Livros

Viver de forma significativa

19/04/2024 16:49 - por Mildo Fenner

Aos 51 anos,  empresária, psicóloga, palestrante, mãe de  cinco filhos e  ex-atleta,  Luciana Barbosa já colecionava muitas conquistas e aprendizados valiosos sobre a vida. Com o final da pandemia, ela se incomodou com o fato de ser considerado normal socialmente estar ansioso ou deprimido de forma constante. Com essa indignação, ela então sentiu a necessidade de passar seus conhecimentos  e práticas adiante, algo que só conseguiu concretizar  com a  escrita e  a publicação do livro “O que você quer de verdade.”

Na obra, de 151 páginas com selo da Editora Paraquedas, Luciana propõe  reflexões  contrárias  à normalização  dos sofrimentos e mostra que existem outras maneiras de viver as experiências e responder a elas com mais leveza, autenticidade e  significado.  Ao longo  dos nove capítulos que  compõem o livro, são abordados  assuntos como identidade, transitoriedade e a construção de uma narrativa pessoal.

A ideia  do livro veio como uma ferramenta  para alcançar mais pessoas, levando até elas  ideias para que saiam  de dentro das caixas que criaram para si, detalha a  autora.  Ela acrescenta:  “Trago novas distinções, outras formas de ver e pensar. Ampliar o olhar, trazer consciência e luz ao que realmente importa e  tem valor. E isso é algo  único e pessoal, precisa ser desvendado  por cada um.”

A obra também se  destaca  pelo embasamento da autora, que traz uma pluralidade  de referências, que vão de relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS)  a escritores como Lewis Carroll. Além disso, “O que você quer de verdade” traz histórias que a própria  autora viveu, como as inesperadas mudanças indesejadas e a  sua jornada pelo caminho francês  até Santiago de Compostela, em que ela se desafiou a  fazer sozinha  aos 50 anos.

Nascida no Rio de Janeiro, mas atualmente vivendo em Brasília, Luciana tem uma longa trajetória como empresária  nos ramos de tecnologia e  alimentação e é voluntária nos movimentos do Grupo Mulheres do Brasil e Júnior Achievement,   onde fomenta o empreendedorismo.  

Foi atleta  de alta performance  como nadadora, conquistando, aos 17 anos, em 1989, o título de campeã brasileira na competição de 200 metros nado-peito.   Em 2023 realizou o desafio pessoal de seguir sozinha  até Santiago de Compostela, concluindo em 34 dias os 800 quilômetros. 

Trecho:
“A nossa vida é uma coletânea de histórias, experiências, conexões, encontros, despedidas, dores, alegrias, escolhas, renúncias e aprendizados. A vida é uma narrativa viva, por isso requer movimento. E ao estar em movimento, percebemos que a vida é transitória.”
(página 27)

MESTRE ZIRALDO
Do presidente da República a leitores e admiradores do Brasil inteiro,  foram milhares as manifestações e homenagens ao escritor e  desenhista Zirado,  que morreu no último  dia seis, aos 91 anos. Tinha parceria há mais de meio século com a Editora Melhoramentos,  pela  qual vendeu mais de 14 milhões de livros, sendo em destaque o clássico “O menino maluquinho,” que se estima que vendeu quatro milhões de exemplares. Foram 142 títulos, ao todo. Nasceu em 24  de  outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais, e  teve seu primeiro  desenho publicado quando tinha apenas seis anos de dade. Formou-se em Direito mas nunca exerceu a profissão e nos 1960 foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, um dos principais veículos a combater a ditadura militar.

GARI EM HARVARD 
Escritor e  gari, Valdeci Boareto escreveu um livro sobre a rotina nas ruas do Rio de Janeiro e, por isso, é um dos convidados da Brazil Conference, em Harvard, quando falará sobre o papel da sociedade na limpeza urbana. O evento terá a moderação do médico e  escritor Drauzio  Varella. 

Leituras:
“Considero  mais corajoso aquele que conquista  seus desejos do que aquele que vence seus inimigos, pois a vitória  mais difícil  é a vitória sobre si mesmo.” 
(Aristóteles    -384 a.C./322 a.C.-,    filósofo    da Grécia Antiga,    um    dos   pensadores   mais influentes  da história da civilização ocidental).

Destaques:
UM LUGAR MUITO DISTANTE


Autora:
Jenny Colgan

Conta a história de Lorna,  nascida e criada  na ilha escocesa de Mure, um lugar tranquilo onde todos ajudam uns aos outros  e  existe um forte senso de comunidade. Quando o médico local precisa se aposentar, parece impossível  arranjar alguém para ficar em seu lugar. Até que chega Saif, um médico que teve sua vida destruída e quer encontrar sua família desaparecida.  Quando ele e Lorna se conhecem, as diferenças formam um muro  intransponível, mas uma amizade improvável  pode mudar  a vida dos dois.  Jenny Colgan é autora de comédias românticas, ficções e histórias infantis. Seus mais de 40 livros, entre eles grandes sucessos como “A pequena livraria dos sonhos,”  “A padaria dos finais felizes” e “Um novo capítulo para o amor,” venderam milhões de exemplares em todo o mundo.
Editora Arqueiro.  132  páginas. R$ 29,90.

AS PARCEIRAS


Autora: 
Lya Luft

O livro é um romance sobre mulheres. É uma visão feminina  sobre uma família marcada pela loucura, pela morte, por um mundo decadente que a envolve  e  desagrega.  A vida de Anelise, narradora da história,  está à beira do caos.  Mas ela busca no passado as razões para seu infortúnio e encontra coragem para enfrentar os fantasmas que a perseguem. Lançado em 1980, “As parceiras”  foi o primeiro romance de Lya Luft,  tendo sido recebido com críticas elogiosas e  sendo   tema de estudos em universidades. Nascida em Santa Cruz do Sul, RS, e  falecida em dezembro de 2021, aos 83 anos, Lya  escreveu 31 livros e  foi uma das mais prestigiadas escritoras brasileiras,  deixando uma vasta obra literária como cronista, contista, romancista, ensaísta e poeta.
Editora  Record.  126 páginas. R$ 49,90. 

(As obras apontadas  no Blog dos Livros  podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente,  na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul) 

Faça seu login para comentar!
17/05/2024 09:01

Discutindo masculinidades

10/05/2024 08:00

Gravidez desejada

26/04/2024 10:34

A luta contra a depressão

05/04/2024 10:21

Fantasia épica

28/03/2024 17:25

O poder da humildade

22/03/2024 11:20

Os maiores shows de música

15/03/2024 10:41

Tudo é política

23/02/2024 09:54

O melhor de cada um

16/02/2024 08:59

História familiar