Blog dos Livros
Viver de forma significativa
Aos 51 anos, empresária, psicóloga, palestrante, mãe de cinco filhos e ex-atleta, Luciana Barbosa já colecionava muitas conquistas e aprendizados valiosos sobre a vida. Com o final da pandemia, ela se incomodou com o fato de ser considerado normal socialmente estar ansioso ou deprimido de forma constante. Com essa indignação, ela então sentiu a necessidade de passar seus conhecimentos e práticas adiante, algo que só conseguiu concretizar com a escrita e a publicação do livro “O que você quer de verdade.”
Na obra, de 151 páginas com selo da Editora Paraquedas, Luciana propõe reflexões contrárias à normalização dos sofrimentos e mostra que existem outras maneiras de viver as experiências e responder a elas com mais leveza, autenticidade e significado. Ao longo dos nove capítulos que compõem o livro, são abordados assuntos como identidade, transitoriedade e a construção de uma narrativa pessoal.
A ideia do livro veio como uma ferramenta para alcançar mais pessoas, levando até elas ideias para que saiam de dentro das caixas que criaram para si, detalha a autora. Ela acrescenta: “Trago novas distinções, outras formas de ver e pensar. Ampliar o olhar, trazer consciência e luz ao que realmente importa e tem valor. E isso é algo único e pessoal, precisa ser desvendado por cada um.”
A obra também se destaca pelo embasamento da autora, que traz uma pluralidade de referências, que vão de relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) a escritores como Lewis Carroll. Além disso, “O que você quer de verdade” traz histórias que a própria autora viveu, como as inesperadas mudanças indesejadas e a sua jornada pelo caminho francês até Santiago de Compostela, em que ela se desafiou a fazer sozinha aos 50 anos.
Nascida no Rio de Janeiro, mas atualmente vivendo em Brasília, Luciana tem uma longa trajetória como empresária nos ramos de tecnologia e alimentação e é voluntária nos movimentos do Grupo Mulheres do Brasil e Júnior Achievement, onde fomenta o empreendedorismo.
Foi atleta de alta performance como nadadora, conquistando, aos 17 anos, em 1989, o título de campeã brasileira na competição de 200 metros nado-peito. Em 2023 realizou o desafio pessoal de seguir sozinha até Santiago de Compostela, concluindo em 34 dias os 800 quilômetros.
Trecho:
“A nossa vida é uma coletânea de histórias, experiências, conexões, encontros, despedidas, dores, alegrias, escolhas, renúncias e aprendizados. A vida é uma narrativa viva, por isso requer movimento. E ao estar em movimento, percebemos que a vida é transitória.”
(página 27)
MESTRE ZIRALDO
Do presidente da República a leitores e admiradores do Brasil inteiro, foram milhares as manifestações e homenagens ao escritor e desenhista Zirado, que morreu no último dia seis, aos 91 anos. Tinha parceria há mais de meio século com a Editora Melhoramentos, pela qual vendeu mais de 14 milhões de livros, sendo em destaque o clássico “O menino maluquinho,” que se estima que vendeu quatro milhões de exemplares. Foram 142 títulos, ao todo. Nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais, e teve seu primeiro desenho publicado quando tinha apenas seis anos de dade. Formou-se em Direito mas nunca exerceu a profissão e nos 1960 foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, um dos principais veículos a combater a ditadura militar.
GARI EM HARVARD
Escritor e gari, Valdeci Boareto escreveu um livro sobre a rotina nas ruas do Rio de Janeiro e, por isso, é um dos convidados da Brazil Conference, em Harvard, quando falará sobre o papel da sociedade na limpeza urbana. O evento terá a moderação do médico e escritor Drauzio Varella.
Leituras:
“Considero mais corajoso aquele que conquista seus desejos do que aquele que vence seus inimigos, pois a vitória mais difícil é a vitória sobre si mesmo.”
(Aristóteles -384 a.C./322 a.C.-, filósofo da Grécia Antiga, um dos pensadores mais influentes da história da civilização ocidental).
Destaques:
UM LUGAR MUITO DISTANTE
Autora: Jenny Colgan
Conta a história de Lorna, nascida e criada na ilha escocesa de Mure, um lugar tranquilo onde todos ajudam uns aos outros e existe um forte senso de comunidade. Quando o médico local precisa se aposentar, parece impossível arranjar alguém para ficar em seu lugar. Até que chega Saif, um médico que teve sua vida destruída e quer encontrar sua família desaparecida. Quando ele e Lorna se conhecem, as diferenças formam um muro intransponível, mas uma amizade improvável pode mudar a vida dos dois. Jenny Colgan é autora de comédias românticas, ficções e histórias infantis. Seus mais de 40 livros, entre eles grandes sucessos como “A pequena livraria dos sonhos,” “A padaria dos finais felizes” e “Um novo capítulo para o amor,” venderam milhões de exemplares em todo o mundo.
Editora Arqueiro. 132 páginas. R$ 29,90.
AS PARCEIRAS
Autora: Lya Luft
O livro é um romance sobre mulheres. É uma visão feminina sobre uma família marcada pela loucura, pela morte, por um mundo decadente que a envolve e desagrega. A vida de Anelise, narradora da história, está à beira do caos. Mas ela busca no passado as razões para seu infortúnio e encontra coragem para enfrentar os fantasmas que a perseguem. Lançado em 1980, “As parceiras” foi o primeiro romance de Lya Luft, tendo sido recebido com críticas elogiosas e sendo tema de estudos em universidades. Nascida em Santa Cruz do Sul, RS, e falecida em dezembro de 2021, aos 83 anos, Lya escreveu 31 livros e foi uma das mais prestigiadas escritoras brasileiras, deixando uma vasta obra literária como cronista, contista, romancista, ensaísta e poeta.
Editora Record. 126 páginas. R$ 49,90.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)