Blog Do Mistério

Quadros de crianças chorando

26/05/2022 08:37 - por Gisele Wommer

\

Você já deve ter visto essas imagens por aí, ou até mesmo teve uma na sua casa. Nos anos 80 elas viraram moda no mundo inteiro: são os famosos quadros de crianças chorando. Já ouviu falar nos mistérios e lendas que rondam essas telas? Muita gente não faz ideia. 

Para começar é um pouco estranho que uma criança chorando ornamente uma casa, bem, mas a arte e suas interpretações são verdadeiros mistérios, e a época era outra. Hoje acreditamos que tem imagens mais alegres e oportunas para os lares, concorda leitor?

Vamos aos fatos. Nos anos 50 o pintor italiano Giovanni Bragolin produziu 27 telas que retratavam crianças chorando. Ele vendeu enumeras cópias e ficou famoso nos anos 70 e 80 no mundo todo, foi aí que as histórias assombrosas começaram a aparecer. As pinturas mostravam crianças pobres, sempre olhando para frente e um ar de tristeza estampava seus olhos, fora as lágrimas é claro.

Em 1985 um jornal britânico citou o quadro em uma matéria, afirmando ser o único objeto que sobrou de um incêndio em uma residência. Nos dias que se seguiram um bombeiro compareceu ao jornal e disse que já tinha visto aquilo acontecer mais de 50 vezes. Isso mesmo, mais de 50 casas pegaram fogo na Inglaterra e o único objeto que se salvou foi o quadro.

Sim, pode ser que a tinta fosse especial e não pegasse fogo, mas causou alvoroço entre as pessoas. O jornal recebeu milhares de cartas, tanto que, foi necessário organizar uma queima coletiva das telas para sossegar uma multidão de pessoas apavoradas. Surgiu aí a ideia de que Bragolin teria feito um pacto com o diabo. Em troca da fama, ele levaria tristeza e avaria às famílias que possuíssem uma de suas telas.

E as teorias não pararam por aí. No Brasil mesmo ainda tem gente que afirma que as telas são malditas. Enxergam imagens nos olhos das crianças, mãos imaginárias que lhes estrangulam e até monstros. Também existe a teoria de que Bragolin torturou crianças e matou para servirem de modelos para as telas. 

Nada disso é comprovado, mas, pelo sim ou pelo não, eu não tenho uma tela dessas na minha casa, além de malditas, não combinam com a decoração. Você tem, leitor?

Curiosidade: Existem muitos casos envolvendo telas malditas, mais adiante trarei outro aqui pelo blog.

Frase: “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. Platão

Faça seu login para comentar!