Blog Do Mistério

Uma guitarra em cada cova

07/07/2022 09:10 - por Gisele Wommer

\

Aproximando-se o dia do rock, vamos falar sobre um artista que mudou a história da música e deixou um legado de sucesso trevoso. Robert Johnson é considerado o músico mais misterioso do mundo!

O seu nascimento é tão sombrio quanto a sua morte, não existem informações exatas, mas ele teria nascido entre 1909 e 1912, no Mississipi, Estados Unidos. Nunca frequentou escola e começou a se dedicar à música aos 16 anos, onde apresentava-se com composições próprias em bares. Ele era estranho, pouco falava e tinha um olhar profundo, tornou-se uma figura um tanto assustadora, cujas melodias funestas embalavam a fama.

Sua ascensão no mundo da música foi rápida. Em pouco tempo era o maior sucesso da sua época, um promissor músico do blues. E nas próprias melodias falava no diabo e no trato que fez com ele, não era escondido. Reza a lenda que o músico vinha caminhando em uma noite qualquer, acompanhado de uma garrafa de uísque e invocou o demônio na encruzilhada. Ele ofertou sua alma em troca da fama e canções de sucesso. O diabo aceitou e ambos beberam juntos, mas o trato era para apenas trinta canções.

Quando se aproximou do número combinado, uma catarata se formou no olho do músico, onde as pessoas afirmavam enxergar a imagem do capeta. Muitas vezes ele tocava de costas para plateia, alguns diziam que era para não ser imitado nos acordes musicais, outros que, na verdade estava incorporado pelo próprio satanás. 

Sua morte veio precoce, aos 27 anos. Pela falta de recursos na época nunca se soube ao certo, falava-se em sífilis já que além de rock e uísque o músico jamais dispensava uma companhia feminina. Também havia uma teoria que justamente por isso foi envenenado pelo marido de uma de suas amantes. Nem ao certo se sabe onde Johnson está sepultado, tanto que vários cemitérios no Mississipi possuem um túmulo com seu nome e uma guitarra em cada cova. 

É unânime a opinião entre os músicos de que Robert Johnson influenciou o rock atual e que marcou época. Até hoje ele inspira roqueiros, mas o curioso é que, todos que declararam serem seus fãs apresentam a sua própria tragédia pessoal, como se a maldição ultrapassasse épocas. Robert Johson inaugurou o Clube dos 27. Vamos falar sobre ele na próxima semana, não perca.

Curiosidade: A famosa encruzilhada onde Johnson e o capeta teriam se encontrado possui hoje um monumento nos Estados Unidos, como mostra a foto a seguir:

\

“Não precisa de terno e sapato/ Pra andar lado a lado ao diabo/ Então amor, não espere por mim” Sinfonia do inferno – Robert Johnson.

Faça seu login para comentar!