Blog Do Mistério

A vila dos loucos

22/02/2024 09:35 - por Gisele Wommer

É uma lenda, ou talvez seja real. A dúvida é a maravilha de todos os mistérios. O grande Edgar Allan Poe escreveu sobre este local alguma vez, mas quem propagou foi outro famoso do terror, Washington Irving. Bem, vamos começar pelo começo, e apesar de estarmos citando dois autores americanos, a lenda vem da Inglaterra. 

Por meados dos anos 1.100 o país estava sob o comando do Rei João de Inglaterra, também conhecido como João Sem-Terra, um trocadilho interessante, mais interessante ainda era o fato de João fazer cobranças de impostos extremante abusivas, talvez porque jamais pagaria, e foi assim que a tal vila dos loucos teria surgido.

Surgido, de fato, sido criada pelos próprios moradores de um vilarejo distante da civilização, que estavam decididos a não pagarem impostos. Assim, cada vez que uma diligência do exército real se aproximava do vilarejo, os moradores se reuniam e aprontavam alguma peripécia. Dizem que foram flagrados tentando afogar uma enguia e em outra situação cercaram uma árvore, afirmando que a mesma estava tentando fugir.

Os rumores se espalharam rapidamente pela Inglaterra. Cada vez um número maior de moradores se reunia ao grupo de loucos e começaram inclusive a bloquear as estradas de acesso à vila. Com medo do que eles eram capazes de fazer, cada vez menos pessoas se aventuravam até o local.

Já o medo do rei era outro. Como a maioria das pessoas da época ele acreditava que a loucura era contagiosa e acabou por proibir o exército de ir até o vilarejo. No fim da história os loucos não pagaram taxa alguma à coroa. 

E como se chamava este vilarejo? Gotham. Esqueça o Batman, ele só surgiu anos depois e não tem espaço neste blog, mas não custa explicarmos que Washington Irving tomou conhecimento da lenda quando se hospedou na Inglaterra e apelidou Nova York de Gotham, por enumeras razões. O apelido colou bem e anos depois acabou inspirou o cenário para o herói vestido de morcego. 

Um mistério resolvido, porém, um pouco desconhecido. Teria a tal vila dos loucos existido de verdade? Já pensou se a moda pega?

Faça seu login para comentar!