Blog Do Mistério

A ilha das bonecas

25/08/2022 10:43 - por Gisele Wommer

É considerado um dos lugares mais assombrados do mundo. Localiza-se na cidade do México, nos canais de Xochimilco, a famosa Veneza mexicana. Por lá, os turistas não usam gôndolas, mas grandes embarcações coloridas regadas de boa música e culinária local. É um passeio agradabilíssimo entre muitas belas ilhas que abrigam museus e parques ecológicos, dentre elas, uma surpresa macabra.

A lenda é recente, tanto que os moradores locais afirmam ter conhecido o homem que deu origem aquela funesta coleção de brinquedos. Ele se chamava Julian Santana Barrera e chegou até os canais sozinho, abandonado pela namorada decidiu que queria ter uma vida pacata entre a mata de uma das ilhas. Logo que construiu uma pequena casa, encontrou o corpo de uma menina boiando pelos canais, ainda agarrada a uma boneca.

O homem a enterrou na ilha e nunca mais teve paz. Dizia que escutava os gritos da criança vindos da mata, que durante a noite não tinha sossego, se sentia oprimido e observado. Foi aí que veio a ideia de colocar a boneca da criança pendurada em uma árvore, para acalantar a assombração que insistia em lhe perseguir.

Se funcionou ninguém nunca soube, mas a rotina de Julian passou a ser colocar brinquedos em árvores, ele fez isso durante 50 anos. Juntava bonecas pela Cidade do México e ornamentava a ilha. Muitas delas estavam quebradas, ele utilizava os seus pedaços assim mesmo.

Os vizinhos não acharam nada bom quando as árvores começaram a ficar repletas de bonecas. Com a ação do tempo elas mofaram, apodreceram e se tornaram cada vez mais assustadoras. O local ganhou uma atmosfera sombria, como uma pedra no sapato de um lugar pensado para ser lindo. Não demorou a receber visitas e turistas que eventualmente, contribuíram com brinquedos.

O caso piorou quando Julian morreu misteriosamente há 20 anos. Seu corpo foi encontrado boiando no mesmo local onde ele encontrou a menina. E sua morte deu mais credibilidade às histórias macabras. Hoje em dia turistas dizem ouvir vozes na mata, sussurros de uma criança e enxergar o velho Julian em sua casa, repleta de bonecas aos pedaços.

Curiosidade: A ilha possui cerca de 3.000 bonecas amarradas nas árvores e é uma atração turística bem procurada na Cidade do México. Convém dizer que existem muitas imitações devido ao sucesso da verdadeira ilha.

“Aquelas bonecas não são bonecas, já foram.” Ana Areal.

Faça seu login para comentar!