Blog Do Mistério

Mistério no interior de Cachoeira do Sul

06/04/2023 11:52 - por Gisele Wommer

Há uma lenda de Páscoa muito conhecida entre os moradores da Mineração, interior de Cachoeira do Sul. 

Dizem que em todas as Quintas-feiras Santas, no pé da Serra das Encantadas, escuta-se o som de ovelhas gritando na mata. Por vezes os moradores chegaram a procurar entre a vegetação, mas nada encontraram. Na sequência, também há gritos de homens, que pedem por socorro e dizem que desejam voltar para casa.

O fenômeno ocorre somente às vésperas da Páscoa, e algumas pessoas mais sensitivas já passaram a evitar o local nesta data.

Explicam os moradores mais antigos, que um fato triste aconteceu ali, há muitos anos. Era uma quinta-feira santa quando homens trabalhavam na localidade. No fim do dia, já cansados, eles compraram algumas ovelhas nas propriedades vizinhas, acomodaram-nas na caçamba que usavam para o trabalho e deslocaram-se para suas casas, garantindo o churrasco do domingo de Páscoa.

Porém nunca chegaram de volta aos lares. A caçamba teria perdido o freio na subida próxima à serra e descido de ré, ganhando certa velocidade, conforme se aproximava da mata e por ali capotou. Não houve sobreviventes, nem homens nem ovelhas, e os moradores passaram o feriado chocados com a tragédia.

Hoje acreditam que aquela agonia, daquela quinta-feira, traz o clamor das almas de volta e que a eternidade os condena a pedir por socorro naquele local, lembrando a todos das tristezas que ocorreram ali.

Faça seu login para comentar!