Blog Do Mistério

GATO PRETO DÁ AZAR?

02/12/2021 08:20 - por Gisele Wommer

\

Essa história é antiga, os primeiros rumores iniciaram ainda antes do Século XV, Idade Média, época em que imperava a Inquisição Católica e seus métodos pouco ortodoxos. O preto era associado à escuridão, às trevas. Os gatos são seres de hábitos noturnos. Em uma época em que todos eram obrigados a optar entre o bem o mal, e qualquer deslize podia custar uma vida, os gatos pretos foram facilmente associados ao diabólico, à maldade.

As mulheres corriam mais perigo. Acusações de bruxaria eram distribuídas as dezenas por toda a Europa. Se a prática existia na época? Certamente, mas, como você já leu nos livros e assistiu em filmes, muitas mulheres foram acusadas de bruxaria por saber alguma reza ou mesmo remédio caseiro que viesse a sanar as dores do corpo. Curandeirismo era crime. Está certo. E o gato?

Reza a lenda que um gato preto fugia em uma noite qualquer, um grupo de fanáticos lhe perseguia, queriam lhe matar por ser um animal satânico. Apavorado, o animal refugiou-se na casa de uma mulher que vivia sozinha. O gato tinha um machucado entre as patas dianteiras, eis que, na manhã seguinte a mulher apareceu com um machucado peito. Foi o que bastou. As pessoas a associaram ao gato e espalharam o rumor de que as bruxas podiam transformar-se em gatos negros para vagar tranquilamente pelas noites.

E quem tinha um gato preto passou a ser caçado. Bastava que a pessoa fosse vista em posse do animal que correria o risco de ser acusada de bruxaria. Daí o azar, de ser flagrada com o bicho em casa e correr o risco de perder a vida na fogueira. Muitos gatos foram sentenciados às chamas junto com os seus donos, por algum período, o animal esteve na lista dos hereges e por isso foi caçado, torturado e morto ao longo de muitos anos.

O mito é tão forte que, ainda hoje, muitas pessoas atravessam a rua para não passarem perto de um gato preto, acreditando que um simples encontro com o animal determinará o infortúnio de sua vida. Daí não faltam histórias de encontros com o bichano que resultaram em má sorte. Coincidências ou não... é um mistério!

Mas nem todas as culturas são unânimes nesta opinião do gato preto ser agourento ou azarento. Na cultura egípcia, por exemplo, o gato era considerado Deus e associado à fertilidade, proteção ao lar, saúde e prazer. Nas navegações os felinos foram levados a várias partes do mundo, com a função de caçar os ratos nos navios e com isso acabaram sendo provedores de boa sorte, inclusive os pretos. As lendas, mitos e superstições do gato preto ainda dividem opiniões pelo mundo, qual a sua?

\
Curiosidade: O conto mais famoso de Edgar Allan Poe se chama O gato preto e narra uma história de arrepiar.

“Você sabe o que significa encontrar um gato preto em uma sexta-feira 13? Nada! Apenas que assim como você, o gato estava andando por aí”. Edna Frigato.

Faça seu login para comentar!