Blog Do Mistério

As portas da Catedral de Notre-Dame

04/01/2024 09:52 - por Gisele Wommer

No ano de 1160, Maurice de Sully, bispo de Paris, encomendou a construção de uma catedral para se erguer no local onde um templo antigo existira. As obras se iniciaram em 1163 e culminaram em 1272, dando vida ao majestoso templo gótico consagrado como Notre-Dame.

Ao longo da construção e após sua conclusão, lendas sombrias surgiram, insinuando que o Diabo fora o verdadeiro artífice deste magnífico templo, um feito saído de esquemas macabros conhecidos apenas pelos saberes ocultos dos monges-construtores a serviço de Maurice de Sully.

Uma dessas narrativas, talvez a mais sinistra, dá conta de que as duas portas de ferro forjado da catedral foram feitas pelo próprio Diabo, deixando sua imagem e a de sua corte infernal esculpidas junto a elas.

Os clérigos incumbiram um artesão chamado Biscornet de forjar os portões da catedral. A magnitude da encomenda superava qualquer capacidade comum, mas o artesão aceitou o desafio. Biscornet passou a trabalhar exclusivamente à noite, alimentando boatos entre os colegas de sua natureza sombria.

Com o passar do tempo, surgiram suspeitas de que invocara o Diabo em sua ajuda, pois não conseguia terminar o serviço sozinho. Quando as portas apareceram prontas rapidamente, a crença do pacto se solidificou: Biscornet fizera um pacto com o Príncipe das Trevas, que em troca pedira sua alma.

Ao entregar as portas, Biscornet desapareceu, alertando aos companheiros que pagaria uma penalidade e jamais seria visto novamente. Fora encontrado morto, de forma misteriosa, algum tempo depois.

Durante a inauguração da catedral as portas recusaram-se a abrir por mais que fossem forçadas. Os clérigos precisaram jogar muita água benta e fazer orações para que as portas destravassem, e este fato fortaleceu muito a narrativa.

Ao longo dos séculos, muitos artistas se inspiraram em Biscornet, tornando-se favoritos no ramo de artesãos. Ainda hoje, em Paris, a história é sussurrada para insinuar que a excepcional criatividade do artesão tem raízes perversas e demoníacas e as portas chamam muitos turistas e curiosos a cada ano.

Sinistro. Você acredita?

Faça seu login para comentar!