Blog dos Livros
Cobranças extremas e burnout
Em “Tempos Amarelos” (Editora Sedas, 136 páginas), Verônica Yamada apresenta uma protagonista nipo-brasileira em um futuro próximo, adoecida pela intensificação de uma cultura de trabalho que conduz à desumanização. Inspirada em sua própria vivência como mulher nipo-brasileira, Verônica percorre estereótipos associados às pessoas amarelas e à relação de cobrança extrema com o trabalho.
O livro faz parte de um gênero que trata da cura emocional, conhecido como “healing fiction,” que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, com histórias que abordam temas como culpa, conflitos familiares e dramas no ambiente de trabalho, mergulhando nos impactos emocionais dessas experiências, acompanhando também o processo de recuperação psicológica dos personagens.
“Tempos Amarelos” apresenta um futuro onde as telas se alimentam da consciência das pessoas. Para monitorar os efeitos desse consumo, existem relógios que exibem a energia vital de cada indivíduo. No entanto, em uma sociedade marcada pela exigência extrema no trabalho, os humanos acabam desafiando seus próprios limites.
Este é o ponto de partida da história de Marina, uma mulher totalmente condicionada à rotina produtiva, a ponto de negligenciar até mesmo necessidades básicas como descanso e alimentação. Para evitar pausas, Marina utiliza uma sonda urinária e continua produzindo sem interrupções. Neste contexto, surge a síndrome de burnout, em que ninguém quer entrar, conforme diz a autora.
O Brasil é o segundo país com mais pessoas sofrendo de síndrome de burnout. O esgotamento provocado pelo excesso de trabalho já afeta 30 por cento dos trabalhadores brasileiros, ficando atrás apenas do Japão, que apresenta um índice de 70 por cento. Os dados são de 2024 e foram divulgados pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho.
Verônica Yamada é médica oftalmologista, escritora e editora. Nascida em São Paulo, passou parte da infância no Japão e no interior paulista, antes de retornar à capital, onde vive atualmente. Começou a escrever em 2019, após um período de burnout que a afastou do trabalho por dois meses.
Trecho:
“Marina secou suas lágrimas e se pôs a pensar. Ela havia saído cedo da casa dos pais, porque queria ter seu próprio cantinho. Um lugar onde não sentisse a necessidade de agradar o tempo todo, onde não precisasse olhar para os pais e se lembrar de que eles não a amavam tanto quanto amavam seu irmão.”
(Página 34)
CONCURSO CONSULTOR EDITORIAL
A Editora Consultor Editorial está lançando a primeira edição do seu concurso literário, que busca incentivar a produção literária, revelar novos autores e promover a leitura como instrumento de transformação social. Inscrições até primeiro de setembro nas categorias romance, contos, crônicas e não-ficção, com participação gratuita. Informações no site da editora.
PRÊMIO DA ACADEMIA RIO-GRANDENSE
Até 30 de agosto estão abertas as inscrições para a nona edição do concurso literário da Academia Rio-Grandense de Letras, premiando oito categorias: obra dramática, romance, crônica, narrativa curta, poesia, literatura infantil, literatura juvenil e tese ou dissertação sobre literatura gaúcha. O concurso é anual e tem como objetivo destacar autores gaúchos que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre a literatura gaúcha. Inscrições e maiores informações no site da Academia.
Leituras:
“A poesia é uma forma mais eficiente de falar, intensificar e aprofundar o significado das palavras.”
-Tamim Al-Barghouti (13 de junho de 1977), poeta, colunista e cientista político palestino.
Destaques:
TALVEZ NÃO
Autora: Colleen Hoover
Warren leva uma vida tranquila morando com Ridge e Brennan, mas tudo está prestes a mudar com a chegada de Bridgette, sua nova colega de quarto. A garota é irritante, insensível, teve um passado difícil e não é nem um pouco afetuosa com as pessoas. Exatamente isso é que deixa Warren atraído por ela. Colleen Hoover é um fenômeno editorial, best-seller do New York Times, com mais de seis milhões de livros vendidos no Brasil. Colleen vive no Texas, com o marido e três filhos.
Editora Galera Record. 142 páginas. R$ 44,90.
COMO ARRUMAR UM CASAMENTO
Autora: Alison Espach
Em uma bela manhã de verão, Phoebe Stone resolve se hospedar na Pousada Cornwall. Logo é confundida com os outros hóspedes do hotel, convidados para um casamento particular. A noiva, que passou um ano inteiro organizando cada detalhe de seu casamento, tem certeza de que tudo está conforme o privado. Exceto pela inesperada presença de Phoebe. Autora de vários romances, Alison Espach é mestra em Escrita Criativa e morou a maior parte da vida em Connecticut, nos Estados Unidos.
Editora Harlequin. 366 páginas. R$ 59,90.
(As obras mencionadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui