Blog dos Livros
Reflexões existenciais
Com uma trajetória dividida entre o Direito, a Psicologia e a paixão pelas palavras, o carioca Guilherme de Queiroz estreia na literatura com “Esta leitura é gratuita” (Editora Patuá), que convida o leitor a mergulhar em reflexões existenciais através de uma poesia fluida e cotidiana. A obra, que levou cinco anos para ser finalizada, reúne textos escritos ao longo de mais de dez anos, organizados como um mapa reflexivo do autor.
O livro brinca com ambiguidades e sonoridades para explorar temas como memórias, amor e autoconhecimento. O livro segue uma estrutura que remete ao ciclo da vida: os poemas iniciais, mais lúdicos e repletos de rimas, representam a infância, enquanto os versos posteriores ganham complexidade, acompanhando a maturidade do indivíduo.
Apesar de ser sua primeira incursão no universo literário, Guilherme já coleciona reconhecimentos: em menos de um ano, três de seus poemas foram selecionados para antologias de premiações, como o Prêmio Vip de Literatura 2024 e o Prêmio Poesia Agora. O seu perfil no instagram, criado para divulgar seu trabalho, já soma mais de 4 mil seguidores e se tornou uma extensão de seu processo criativo, onde publica diariamente fragmentos poéticos.
Nascido no Rio de Janeiro em 1986, Guilherme de Queiroz é poeta, psicólogo e advogado. Formado em Direito pela UFRJ e em Psicologia pela Estácio, concilia a carreira jurídica com a clínica psicológica e a produção literária.
Influenciado por autores como Mário Quintana e Manoel de Barros, seu trabalho explora temas existenciais com leveza e musicalidade. Já integrou antologias poéticas e mantém coluna no jornal Notibras. Atualmente, coordena um perfil dedicado à poesia independente no instagram.
Trecho:
Pessoas deixam
vão nas nossas vidas
vão, sim, vêm e vão
mas o vácuo ressoa
quietas e monótonas
tardes de broa
coam e ecoam
cafés e vozes
Fé e voz
Foz
LÚCIA PEGAS É PATRONA
Formada em Biblioteconomia e Documentação, nascida em Encantado, Lúcia Pegas de Lima é a nova patrona da 40ª. Feira do Livro de Cachoeira do Sul, que ocorrerá de oito a 12 de outubro de 2025, na Rua Coberta, com o tema “Palavras conectando culturas.” Reconhecida em todo o Estado pela sua trajetória em prol da cultura e da leitura, Lúcia integra a Academia Cachoeirense de Letras e reside em Cachoeira do Sul há 54 anos.
PRÊMIO BIBLIOTECA NACIONAL
Até 22 de agosto estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional, promovido pela
Fundação Biblioteca Nacional, que irá contemplar os vencedores de 12 categorias com o valor de R$ 30 mil. As inscrições ao Prêmio, um dos mais conceituados do país, são gratuitas e maiores informações podem ser obtidas no site da instituição.
Leituras:
“Nos livros eu viajei, não só para outros mundos, mas também no meu mundo interior.”
-Anna Quindlen (8 de julho de 1953), escritora e jornalista norte-americana, conhecida por sua crítica à crescente natureza materialista da vida americana moderna).
Destaques:
SOL ABRASADOR PREPARA SOLO FÉRTIL
Autora: Myriam Scotti
Apresentando narrativas intensas e personagens marcantes, a autora explora a resistência humana em meio à floresta, combinando lirismo e denúncia social. Com uma prosa que oscila entre o poético e o cru, a autora constrói um mosaico de vozes amazônicas, desde seringueiros até moradores de periferias urbanas, todos unidos pela luta diária em um ambiente tão belo quanto hostil. O livro conta com texto de apresentação assinado pela escritora e jornalista Bianca Santana, colunista da Folha de São Paulo. Myriam Scotti é escritora, crítica literária e mestre em Literatura pela PUC-SP. Com diversos livros publicados, foi vencedora do Prêmio Literário de Manaus, com “Terra Úmida.”
Editora Orlando. 136 páginas.
ONDE HÁ VERDADE, HÁ POESIA
Autora: Lúcia Helena Sider
Neste livro, a autora reúne poemas que transitam entre o amor arrebatador, o luto familiar e a reinvenção pessoal, sempre com toques de humor e resiliência. A escrita de Lúcia é marcada por uma dualidade: enquanto sua formação científica (é pesquisadora da Embrapa com mestrado em Biotecnologia) lhe dá precisão estrutural, a veia artística a impulsiona para a experimentação livre. Além desta obra, a autora escreveu “Não mais os falsos infinitos,” além de integrar mais de 30 coletâneas.
Editora Albatroz. 164 páginas.
(As obras mencionadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui