Blog dos Livros

Viagens com humor e afeto

15/08/2025 09:22 - por Mildo Fenner mildofenner@hotmail.com

Uma brasileira apaixonada por Cuba, um passaporte com o selo  de “Turista Controlada” e a vontade de contar histórias que vão além dos cartões-postais. Assim nasce “Indomável –As descobertas de uma brasileira em Cuba” (Editora Labrador, 180 páginas), livro de estreia da  advogada Malu Garcia. Dividido em 28 crônicas,  o livro apresenta um roteiro afetivo da ilha sob o olhar curioso,  generoso e  expansivo de quem a visitou nada menos que onze vezes –inclusive durante a pandemia da Covid-19. 

Segundo o escritor Léo Tavares, que faz o prefácio da obra, “por abordar  muitos contrastes, a autora revela  duas viagens: uma territorial, outra identitária. Ao fim, temos uma narradora diferente, e é bonito acompanhar essa delicada transformação; trata-se  da velha história  de perder-se para encontrar-se, de  deslocar-se   para enfim fazer morada em si mesma.”

Mais do que uma coletânea de aventuras, o livro é também um manifesto em favor da autonomia das mulheres que desejam explorar o mundo sozinhas. “Viajar sozinha é a maior expressão de liberdade que uma mulher pode experimentar,”  diz ela.

O livro está estruturado em duas partes: a primeira reúne histórias vividas antes da pandemia, incluindo o encantamento do primeiro contato  com Cuba e a memória infantil do desejo de conhecer a ilha. A segunda narra desafios enfrentados por Malu durante a pandemia, quando, em uma viagem arriscada, ficou presa no país sem previsão de retorno.

O que perpassa toda a obra, no entanto,  é a riqueza das conexões humanas. Mesmo sozinha, Malu nunca está solitária. Sua personalidade extrovertida e acolhedora a leva a fazer amigos por onde passa. Esse olhar atento e  afetivo para o cotidiano faz com que “Indomável”  se destaque como uma obra que não se limita aos pontos turísticos. Ao contrário, percorre vielas, mercados, casas, calçadas e memórias.

Malu Olézia Leal Rodrigues de Arruda nasceu em Mariluz, interior do Paraná, em 1973. Ainda criança, mudou-se para Salto (SP) e, há 32 anos, vive em Itu. É formada em Direito pela FADITU,  com especialização em Tribunal do Júri,  mas teve também uma trajetória na comunicação: foi radialista e repórter dos 15 aos 18 anos, diretora regional da revista “Aqui” e apresentadora do programa “Direito na TV,” com apoio da própria faculdade.

Trecho:
“...o Malecón é muito mais do que um ponto limítrofe do seu país ou, em especial, uma bela porta para sua venerada Havana.  Muitas cidades do mundo têm seu paredão que impõe limite ao mar. Se, para quem é de fora da ilha, o Malecón parece ser mais um cartão-postal, para o cubano é o lugar do seu mais profundo  e próprio sentimento de pertencimento. É uma sensação  de que a própria existência tem seu lugar de conforto. É comum o turista mais desavisado, meio sem percepção das coisas verdadeiramente  grandiosas de um lugar (como eu), demorar um pouco para perceber  que aquela “serpente pétrea,”  como  descreve o Padura, é mais, muito mais  do que o gigantesco  muro que barra o mar. O Malecón  faz parte da identidade do cubano. E, sim, me dei conta: estava na cena da folhinha   do mês de  fevereiro da minha  infância. A calçada de cerca de  cinco metros de largura, margeando as seis pistas da  avenida, e o muro  gigante visto de frente. Por trás dele, o inconfundível  pôr do sol alaranjado  que desejei com tanta força poder um dia ver ao vivo. E nós estávamos ali. Aquela brisa confirmava: eu consegui.”
(Página 57)

CONCURSO DA ACL I
Estão abertas até dia 20 de setembro as inscrições  para os tradicionais concursos de contos e poesias da Academia Cachoeirense de Letras de Cachoeira do Sul. Como nos anos anteriores, serão distribuídos prêmios aos vencedores, que também participarão de um  livro lançado pela Academia. 

CONCURSO DA ACL II
A novidade deste ano dos concursos da ACL é que também serão recebidos trabalhos de literatura infantil. O tema é livre e podem participar autores de todas as idades, residentes ou não no Brasil. Os trabalhos deverão ser encaminhados ao e-mail  acl.cachoeira@gmail.com, onde também serão obtidas maiores informações. 

Leituras:
“As polêmicas passam, mas os livros ficam.”
-Milton Hatoum (19 de agosto de 1952), premiado escritor, tradutor e professor brasileiro,  considerado um dos maiores nomes vivos da literatura nacional.  

Destaques:
OS  CONTOS DOS BLYTHES


Autora:
Lucy Maud Montgomery

Nascida em 30 de novembro de 1874 em Clifton, Canadá, Lucy Montgomery  publicou seu primeiro livro em 1890, aos 16 anos. Sua mãe faleceu quando ainda era bebê, e o pai a entregou aos cuidados dos avós  maternos. Ela cresceu sozinha, e isso fez com que tivesse  bastante tempo para imaginar  e  criar diversas histórias. Sua obra mais famosa, que inclusive virou série da Netflix, é “Anne de Green  Gables,”  que tem como cenário Clifton. Lucy faleceu  em 24  de  abril de 1942, em Toronto, Canadá.
Editora Ciranda Cultural. 288 páginas. R$ 20,00.     

NO SEU PESCOÇO


Autora:
Chimamanda  Ngozi Adichie

Nos doze contos que compõem este volume, a autora explora a colisão entre duas culturas  e as consequências deste encontro para a alma humana. Impregnadas de beleza, tristeza e esperança, estas breves narrativas retratam um profundo esforço para reconciliar forças à primeira vista conflitantes. Chimamanda nasceu em Enugu, na Nigéria, em 1977,  e  sua obra foi traduzida para mais de 30 línguas.
Editora Companhia das Letras. 233 páginas. R$ 54,90.

(As obras mencionadas  no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul) 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
10/10/2025 09:42

Início da vida adulta

03/10/2025 09:55

Celebrando a infância

26/09/2025 09:37

Conduta das mulheres

08/08/2025 09:46

Reflexões existenciais

01/08/2025 09:41

Experiências extremas

18/07/2025 09:45

Os abismos do luto