Blog dos Livros
Kafka, um sonhador insubmisso
Após a publicação, em 2024, do livro de Walter Benjamin, “Kafka em quatro retratos-relâmpago,” a editora paulistana Edições 100/cabeças, de verve surrealista, agora lança outro título em torno do escritor tcheco: “Franz Kafka –sonhador insubmisso” (216 páginas). Trata-se de um grande ensaio do pensador marxista e surrealista radicado na França, Micheal Löwy, contando com tradução de Bruno Costa.
Ao longo do texto, o antiautoritarismo na obra de Kafka é analisado pelo viés político e biográfico. Segundo Löwy, a insubmissão de Kafka se apresenta na crítica à burocracia e ao sistema que permeia sua ficção. Dividida em oito capítulos, a obra inicia com uma crítica às leituras usuais na obra do escritor tcheco.
Segundo diz o autor na apresentação, “muitos tentam reduzir a obra literária a um modelo preestabelecido, interpretando situações e personagens como símbolos ou alegorias de uma mensagem.” Acrescenta que sua contribuição está mais na corrente sociopolítica, embora tente articular os outros níveis que envolvem o interesse de Kafka pelo pensamento anarquista ou libertário, a relação paterna como metáfora do poder e da tirania estatal e a religião, por meio do judaísmo e suas vertentes literárias.
O autor Michael Löwy é brasileiro e está radicado na França, onde trabalha como professor e pesquisador do Centro Nacional de La Recherche Scientifique, sendo o diretor de pesquisas da instituição. Possui obras importantes sobre autores como Marx, Trotsky, Lukács e Walter Benjamin, além de ter se debruçado profundamente sobre as relações entre o surrealismo e o romantismo.
Franz Kafka (3 de julho de 1883/3 de junho de 1924) foi um escritor boêmio de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX. A maior parte de sua obra, como “A Metamorfose,” “O Processo,” e “O Castelo,” está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.
Trecho:
“Ainda se pode dizer algo novo sobre Kafka? Este livro aposta nisso. Parece-me, de fato, que é hora de lançar sobre essa obra um olhar diferente, para explicar o seu fascinante poder de insubmissão.”
(Texto de apresentação)
CONCURSO DA ACL
Até dia 20 de setembro estão abertas as inscrições para os tradicionais concursos de contos e poesias da Academia Cachoeirense de Letras de Cachoeira do Sul. O tema é livre e podem participar autores de todas as idades, residentes ou não no Brasil. Os vencedores receberão prêmios e participarão de um livro lançado pela Academia e a novidade é que também serão recebidos trabalhos de literatura infantil. Os trabalhos deverão ser enviados ao e-mail acl.cachoeira@gmail.com.
CENA DE NOVELA
Não é de hoje, mas toda vez que uma cena de uma personagem de novela aparece lendo um livro a repercussão é imediata. Assim foi recentemente com a personagem Odete Roitman, da novela Vale Tudo, da Rede Globo, que surgiu lendo “O perigo de estar lúcida,” de Rosa Montero, publicado pela Editora Todavia. As buscas no Google sobre o livro cresceram 180 por cento e as vendas subiram 60 por cento em apenas um dia.
Leituras:
“Não se pode ler um poema como se lê uma notícia de jornal, uma bula de remédio, um e-mail. O poema exige que o leitor mergulhe nele.”
-Antônio Cicero (6 de outubro de 1945/23 de outubro de 2024), poeta, compositor, filósofo e crítico literário brasileiro, lembrado por algumas canções que escreveu, como “Fullgás,” para a sua irmã Marina Lima, e “Último Romântico,” para Lulu Santos.
Destaques:
MUNDO MÁGICO: O RESGATE DE FLORA
Autora: Bel Ito
A rotina de três jovens fadas é interrompida quando Flora, a guardiã mais poderosa do Mundo Mágico, desaparece misteriosamente. Enquanto a população entra em pânico, Lalá, Lilly e Lola acreditam ser dignas de resgatá-la e embarcam em uma jornada cheia de desafios, coragem e descobertas. Com apenas 13 anos, a autora Bel Ito constrói uma narrativa sobre autoconfiança e determinação, tornando o livro um convite ao encantamento. Seu nome completo é Isabel Hatsue de Souza Ito, nascida em São Paulo e morando em São Bernardo do Campo.
Amarelinha Editora. 176 páginas.
A OUTRA MÃE
Autora: Carolina Santos
A obra é uma jornada literária pessoal que transcende a biografia para tocar em feridas e potências universais da condição feminina. Articulando diário de viagem e gênero epistolar, o livro acompanha a protagonista Nuanda em uma caminhada de cem quilômetros pelo Vale Sagrado dos Incas, no Peru, enquanto escreve cartas para sua madrinha Iracema, mergulhando em suas próprias memórias de abandono, cura e autodescoberta. A autora é socióloga e escritora goiana, radicada em Brasília. Formada em Ciências Sociais pela UFG, é mestre em Literatura Pós-Colonial e Estudos de Gênero pelas universidades de Bolonha e Granada. Este é seu romance de estreia.
Editora Caravana. 165 páginas.
(As obras mencionadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui