Blog dos Livros

Feridas da marginalização

12/09/2025 09:22 - por Mildo Fenner mildofenner@hotmail.com

O pernambucano Rafael Godoy faz sua estreia na literatura com “Bichos cegos tateiam feridas” (Editora Mondru, 62 páginas), coletânea de vinte contos divididos em três partes: “Os bichos,” “A cegueira”  e “As feridas.” A obra mergulha em histórias de dor, desejo, abandono e violência urbana, dando voz a personagens  que habitam os limites da cidade, do corpo, do afeto e da linguagem. 

Brutalidade, sexualidade, afetos, desamores, renúncias e violações atravessam narrativas em que a sobrevivência, ou a luta por ela,  é o que resta a personagens margilizados vivendo as semelhanças e contradições entre homem e bicho. Com narrativas marcadas pela oralidade, o livro expõe com crueza e lirismo os embates  de quem vive à margem, onde a violência cotidiana se mistura à  saudade, ao desejo e  à esperança.

Com narradores em primeira e terceira pessoa, os contos parecem habitar  o mesmo ambiente da miséria  humana. A autenticidade se revela tanto nos diálogos  e trejeitos das personagens  quanto na construção das cenas, intensas e surpreendentes. O ritmo poético da prosa, marcado por cadência e rima, imprime lirismo  mesmo em meio à brutalidade.

Ao recusar embelezar a miséria, Godoy opta por uma escrita direta e desobediente, que não busca piedade ou redenção, mas sim escancara a falência da linguagem institucional  e  da lógica social. Seu texto lança o leitor diretamente no sangue e no corpo e  é exatamente aí que reside  sua força: na coragem  de não fingir que existe conforto.

Rafael Cabral Godoy, 29 anos, nasceu em Recife, cresceu entre a capital e Camaragibe e vive atualmente no Recife. É formado em História pela Universidade de Pernambuco,  período em que atuou como professor. Em 2023 concluiu também a  graduação em Design Gráfico. 

Dedica-se à literatura desde a adolescência.  Começou escrevendo crônicas,  até se encontrar no conto.

Trecho:
“Fiquei alguns anos pela casa,  perambulando, mexendo nas gavetas, procurando rumo dentro da bolha. Quando pegou fogo, eu soube por um vizinho que me ligou. Corre, o fogo tá comendo tudo, tua casa agora é só cinza.  Entrei contrariando os bombeiros, procurei a  carta no meio do inferno e a achei no canto do que era uma estante com fotos antigas. Li uma última vez, a centésima   trigésima  terceira, e só então minha mãe  tinha morrido,  meu pai tinha sumido.”
(Página 57)

PRÊMIO POÍESIS 
Estão abertas até cinco de outubro as inscrições para o Prêmio Nacional Poíesis de Literatura, que distribuirá R$ 18.500,00 aos vencedores, além de troféus e medalhas. Destinado a reconhecer talentos literários em diferentes gêneros (contos, crônicas e poemas, microcontos e minicontos), as inscrições podem ser feitas no site do Prêmio.

PRÊMIO FILIPOÇOS
Numa promoção do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Filipoços), estão abertas as inscrições para o  4º. Prêmio Filipoços  para Escritores Independentes, criado para descobrir e impulsionar novos talentos, com foco na categoria romance. Inscrições até 31 de outubro, podendo ser feitas no  site do Festival.

Leituras:
“Gosto de ler como se o autor estivesse se dirigindo a mim naquele exato momento, independentemente do tempo que nos separa.”
-Eduardo Giannetti da Fonseca (23 de  fevereiro de 1957), escritor, economista, professor e palestrante brasileiro, autor de diversos livros e  artigos,  ganhador por duas vezes do Prêmio Jabuti e ocupante da cadeira 2 da Academia Brasileira de Letras. 

Destaques:

NA NOITE CARIOCA


Autora:
Jenny  Rugeroni

Com uma narrativa sensorial e intimista, o livro mergulha nas histórias de mulheres maduras que redescobrem a sexualidade, o prazer e a autoestima em meio aos desafios da maturidade. Finalista do Prêmio Escritoras Brasileiras, Jenny reúne contos ficcionais que exploram, sem pudores, as complexidades psicológicas e afetivas de protagonistas   que resistem aos discursos  que as invisibilizam. Autora de oito livros,  ela já abordou desigualdade  de  gênero e dilemas femininos  em outras obras, mas desta vez optou por um tom mais ousado. Natural de São Paulo e radicada  em São João da Boa Vista (SP),  é escritora, bancária e modelo plus-size.
Editora Samsara. 145  páginas.       

O VOO DAS LIBÉLULAS E OUTROS CONTOS INFLAMÁVEIS


Autora:
Kênia Marangão

Coletânea que reúne 18 contos que transitam entre o cotidiano e o insólito, explorando temas como solidão, desejo, medo e transformação. As histórias partem de situações aparentemente banais, mas se desdobram em atmosferas oníricas, revelando personagens comuns diante de momentos de ruptura. Nascida em São Paulo e  radicada em Garça (SP), Kênia é graduada em Artes Plásticas pela  Unicamp, tem passagens pelo Magistério, cursou Direito e atuou por anos como contadora de histórias. É seu livro de estreia.
Editora Patuá. 116 páginas.

(As obras mencionadas  no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul) 

Encontrou algum erro? Informe aqui

Faça seu login para comentar!
15/08/2025 09:22

Viagens com humor e afeto

08/08/2025 09:46

Reflexões existenciais

01/08/2025 09:41

Experiências extremas

18/07/2025 09:45

Os abismos do luto

11/07/2025 09:58

Uma odisseia intima

04/07/2025 09:31

Saga familiar

27/06/2025 09:58

Ecos de pandemias

20/06/2025 14:03

Liberdade na era digital