Blog dos Livros
Cultura chinesa nos negócios
Traduzir a China vai muito além de passar palavras de um idioma para outro. É traduzir mentalidade, hierarquia, tempo, risco e, principalmente, confiança. Na China, isso tem nome: guanxi. É a rede de relações que sustenta decisões comerciais e muitos negócios fracassam não por preço ou qualidade, mas por não entender essa lógica.
Esse é um dos principais segredos revelados por Theo Paul Santana, brasileiro que há 15 anos vive, estuda, negocia dentro da China e que acaba de lançar o livro “O Brasileiro que Decifrou a China.” A obra une relato pessoal, bastidores de negociações e análise cultural para explicar como o país funciona além dos estereótipos econômicos, surgindo em um momento em que a China consolida seu papel como centro econômico da economia global.
Mais do que um relato pessoal, a obra funciona como um manual prático da cultura chinesa aplicada aos negócios. O livro traduz os códigos invisíveis sobre como decisões são tomadas, como a confiança é construída e por que cultura ainda define o sucesso ou o fracassso de uma negociação.
Conforme o autor, a China não pode ser lida apenas como mercado, mas como sistema, onde Estado, indústria, tecnologia e cultura caminham juntos. A China não pensa trimestre; ela pensa década e quem negocia com ela precisa sair da lógica imediatista, diz ele.
Em seu livro, Theo apresenta, em forma de guia, os erros mais comuns de empresários brasileiros, como a cultura chinesa influencia decisões comerciais, o papel da confiança, as relações de longo prazo, as diferenças de mentalidade entre Brasil e China e o impacto da ascensão daquele país na indústria e no consumo global.
O autor possui MBA em Gestão de Negócios pelo Beijing Institute of Technology e doutorando em Comércio Internacional pela Shanghai Jiao Tong University, uma das instituições mais prestigiadas da Ásia. Sua formação acadêmica foi construída no mesmo ambiente onde se formam executivos, engenheiros e formuladores de política industrial chinesa. Essa vivência permitiu que ele acompanhasse de perto a transformação do país onde reside atualmente.
Trecho:
“Eu mesmo já errei. No início, apresentei um cliente brasileiro a um fornecedor chinês e levei uma proposta fechada, objetiva, direta, do que jeito que aprendemos no Brasil. A resposta foi um sorriso educado e um silêncio que durou semanas. Depois descobri que o erro não foi a proposta, mas o ritmo. Faltou tempo de convivência, de confiança, de alinhamento informal. Na China, pressa é vista como insegurança. Aprendi que negociar ali exige paciência estratégica.”
(Trecho de apresentação pelo autor)
PRÊMIO DE POESIA
A Revista Bula abriu as inscrições até o dia 25 de maio do 1º. Bula Prêmio de Poesia, iniciativa voltada a autores de língua portuguesa e que, em sua primeira edição, distribuirá R$ 35 mil em prêmios. As inscrições devem ser feitas individualmente para cada poema e também podem concorrer textos já publicados, desde que os autores detenham os direitos sobre a obra.
CONSUMO DE LIVROS AUMENTA
O consumo de livros no Brasil cresceu 2 pontos percentuais em 2025 sobre 2024, impulsionado pelo fenômeno dos livros de colorir e por altas nas vendas de ficção, o que representa três milhões de novos consumidores no país. Os dados são da pesquisa Panorama do Consumo de Livros, uma iniciativa da Câmara Brasileira do Livro com realização da Nielsen BookData, apresentada na última semana. Conforme o levantamento, 18 por cento da população com 18 anos ou mais adquiriu ao menos um livro nos últimos 12 meses. Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres pretas e pardas da classe C formam atualmente o maior grupo consumidor do país.
Leituras:
“Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução.”
-Machado de Assis (21 de junho de 1839-29 de setembro de 1908), escritor brasileiro, amplamente reconhecido como o maior expoente da literatura brasileira, com produção literária abrangendo praticamente todos os gêneros, incluindo poesia, romance, crônica, dramaturgia, conto, folhetim, jornalismo e crítica literária.
Destaques:
EPIGENÉTICA – A NOSSA HERANÇA INVISÍVEL
.jpg)
Autor: Mariano Zalis
Com linguagem acessível e envolvente, o livro apresenta as descobertas mais recentes da epigenética -campo da ciência que vem transformando a biologia e a medicina ao revelar que o DNA não é um destino fixo, mas um texto vivo que responde ao ambiente, às emoções e ao estilo de vida. Um dos pioneiros da medicina de precisão no Brasil, Mariano Zalis explica na obra como nossas experiências, hábitos e estados emocionais deixam marcas químicas capazes de ativar ou silenciar genes, influenciando diretamente a saúde, o envelhecimento e até a herança biológica transmitida às próximas gerações.
Editora Fólio Digital. 184 páginas.
PRODUÇÃO CULTURAL PELO AFETO
.jpg)
Autores: Aline Cântia e Chicó do Céu
Num mercado cultural cada vez mais pressionado por resultados imediatistas e métricas quantitativas, este livro emerge como um guia para artistas, gestores e produtores que acreditam na cultura como tecido social. Com uma estrutura que alterna entre memória afetiva, manual prático e ensaio crítico, o livro oferece um mapa detalhado para quem deseja construir projetos culturais sustentáveis a partir de três pilares fundamentais: relações humanas como base estratégica, escuta ativa dos territórios e metodologias colaborativas de gestão.
Editora AbraPalavra.185 páginas.
(69)(2).jpg)
(As obras mencionadas no Blog dos Livros podem ser encontradas na Revistaria e Livraria Nascente, localizada na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui
