Blog dos Livros

Descamuflando a cretinice

05/01/2024 09:51 - por Mildo Fenner

Se você já furou uma fila do caixa do supermercado ou casa lotérica  esperando o menor sinal de distração de quem estava à sua frente, você é um cretino. Se aproveita de alguém em situação desfavorecida atrás de um bom negócio? Cretinice. Finge dar a outra face  para   pagar de moralmente  superior quando por trás dos óculos escuros está, na verdade, se roendo de ódio  do mesmo jeito que um desenho animado? Gosta de compartilhar uma fofoquinha todos os dias como quem toma o café acompanhado de pão com manteiga? Não se importa de sentar em um assento reservado? Bingo! Cretinice é uma constante. Está por toda parte. E ninguém está imune.

É o que frisa o escritor e filósofo paulista André Luiz Leite da Silva, natural de Itararé, cidade  localizada na divisa  do Estado de São Paulo com Paraná.  Escrivão de polícia civil  há mais de 20 anos, o autor deságua  numa investigação acerca das idiotices que foram naturalizadas  pelas pessoas, o que resultou no primeiro volume  do “Manual do cretino” (Editora Grupo Atlântico, 228 páginas), sua 24ª. publicação, entre 43 livros escritos.  Além da publicação em  português –com circulação no Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde- a obra  está sendo traduzida para outras duas línguas: inglês e espanhol.  Há também planos para que ganhe versões em italiano, francês, alemão e chinês.  

O livro é composto  por 106 artigos, como um código penal.  Para cada artigo,  um mal e uma sentença. Sentenças aplicadas de acordo com cada significado da palavra cretino presente no dicionário –afinal, não é porque todos são cretinos, que são os mesmos.  Seu manual  também é escrito em primeira pessoa, com pontuais intervenções sobre algumas das situações  retratadas (e coordenadas) –acontecimentos  incômodos  que ocorrem no dia a  dia e  que sequer  são percebidos. Eventos e aspas  testemunhados pelo autor aparecem ao longo dos artigos, onde não são poupados  os sujeitos ou o próprio leitor. 

Como policial, André Luiz  trabalhou em importantes  delegacias da capital paulista, como nos Jardins, Mooca e Santa Cecília, sendo esta que abrange a área da Cracolândia, atuando no local de 2013 a 2019. Além disso, ainda trabalhou no Departamento  de Investigações  sobre Narcóticos e no Departamento Estadual de Investigações Criminais. 

Como é formado  em Filosofia, André Luiz  faz uso da ciência do pensamento para investigar gestos, ações e  crenças.   Platão, Sócrates, Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes e Nietzsche são  suas principais referências literárias, embora confesse que para este “Manual do cretino”  não tenha inspiração de uma obra específica, mas de sua rotina na Delegacia de Polícia. O autor passou a  escrever em 2014, publicando em redes sociais   sob incentivo de sua esposa, Joana Marcela. Desde então, ele não parou mais  e mantém o ritmo: escreve uma média entre 5  e 6 livros todos os anos. Seu próximo livro, “Pescador de Ilusão,”  será lançado pela mesma editora.

Trecho: 
“Tolerar opiniões diversas é tarefa para espíritos evoluídos. Entender de diversidades é tarefa para espíritos evoluídos. Um cretino raiz,  que tem nos monetes, e nas planícies, passa por cima,  por baixo, pelo lado e, interessa somente sua opinião.  Se quer conversar ou dialogar com gente assim, o bom mesmo é emparelhar  os assuntos, concordar com as frases, e, quando for inevitável,  pois sempre será, precisa usar de habilidades e eufemismos para aliviar as tensões, caso contrário, os arranhões virão, alguns causam, inclusive ferimentos   graves e cicatrizes.”
(Página 175)

PRÊMIO NOBEL
”Todos somos gênios,” recente lançamento da Editora Outro Planeta,  escrito por Andrew Maltés e Arturo Torres,   conta para crianças  as experiências de 31 ganhadores do Prêmio Nobel. Os autores  reuniram  personalidades que mudaram a história mundial para mostrar para as crianças que todas nascem geniais e com capacidade de transformarem o mundo, independente da área que pretendem estudar. O livro mostra que explorar, brincar e  fazer muitas perguntas são importantes para desenvolver um talento.

NOMES AOS DEDOS
O livro começa perguntando por que apenas os dedos das mãos têm nomes? Fura-bolo, mata-piolho, seu-vizinho....E os dedos dos pés? “A revolta dos pés” (Editora Moderna, 80 páginas), escrito por Ricardo Chaves Prado e ilustrado por Daniel Almeida, é uma divertida história que começa  embaixo da mesa e termina com uma música. É uma revolta que pretende colocar os dedos dos pés em igualdade com  os das mãos. 

Leituras:
“Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas suas respostas.” 
(Voltaire -1694-1778-, escritor, historiador e filósofo iluminista francês, famoso  por sua sagacidade   e suas críticas ao Cristianismo, especialmente  à Igreja Católica Romana). 

Destaques:
NÓS TAMBÉM FALAMOS PORTUGUÊS 

 
Autora:  Avani Souza  Silva

O livro traz histórias  que são contadas nos países  onde se fala o português: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Princípe e Timor-Leste.  A autora recria as histórias  por meio da linguagem  que lhe é própria: o valor dado à oralidade, ao bom-humor  e  à criatividade. Avani Souza Silva  cursou a graduação, o mestrado e o doutorado em Letras, todos na Universidade  de São Paulo. É escritora e desenvolve pesquisas  sobre cultura e literatura dos países africanos de língua portuguesa.
Editora Martin Claret. 142  páginas. R$ 59,90.    

MULHERES DE MINHA ALMA


Autora:
Isabel Allende

Neste livro, a  grande autora chilena nos convida a  acompanhá-la nessa viagem pessoal  e emocional em que rememora  seus vínculos com o feminismo  desde a infância até hoje. Relembra algumas mulheres imprescindíveis em sua vida e fala  das mulheres   que a inspiraram e acompanharam  ao longo da vida. Nascida no Peru em 1942, passou a primeira infância no Chile. Depois do golpe militar de 1973, no Chile, exilou-se na Venezuela e desde 1987 vive na Califórnia.  Em 1982, seu primeiro romance, “A casa dos espíritos,”  tornou-se   um dos títulos míticos da literatura latino-americana. Sua obra  foi traduzida para quarenta idiomas e mais de setenta milhões de exemplares foram vendidos, o que faz dela a mais lida escritora de língua espanhola. Recebeu mais de 60 prêmios internacionais.
Editora Bertrand Brasil. 179 páginas.  R$ 64,90.   

  

(As obras apontadas  no Blog dos Livros  podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul). 

Faça seu login para comentar!
26/04/2024 10:34

A luta contra a depressão

19/04/2024 16:49

Viver de forma significativa

05/04/2024 10:21

Fantasia épica

28/03/2024 17:25

O poder da humildade

22/03/2024 11:20

Os maiores shows de música

15/03/2024 10:41

Tudo é política

23/02/2024 09:54

O melhor de cada um

16/02/2024 08:59

História familiar

09/02/2024 09:26

Percepções para o amor