Blog Do Mistério

Em tempos de Halloween

27/10/2022 09:09 - por Gisele Wommer

As comemorações de Halloween têm ganhado mais adeptos a cada ano em vários países do mundo. Ao passo em que muitas pessoas criticam a invasão ilimitada da cultura americana em outros países, aqui no Brasil até criaram o dia do saci na mesma data, muitas pessoas, principalmente crianças, se divertem com a peculiaridade da data. Mas afinal, como tudo isso começou?

Faz muito tempo e nem mesmo é cultura americana, pasmem os críticos de plantão. O Halloween surgiu na Irlanda, quando os povos celtas celebravam o fim do verão, a colheita e também as festas de fim de ano. Sim, na cultura deles a contagem do ano não era a mesma que temos hoje, lembre-se que para os chineses até hoje não é.

O festival se chamava Samahin, era uma festa pagã e muito popular na Irlanda e Reino Unido. Para reverenciar os mortos as pessoas fantasiavam-se de fantasmas, decoravam as casas com motivos macabros e assustavam uns aos outros. Ainda havia as procissões às casas dos vizinhos, em troca do “bolo das almas”, um bolo recheado com groselha, as pessoas fantasiadas ofereciam uma oração aos mortos. Mas quando o cristianismo católico entrou em ascensão no mundo, tentou de todas as formas acabar com o festival. 

Assim, no Século VIII, o Papa Gregório III mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio para 1º de novembro e as comemorações católicas fundiram-se ao festival pagão. Apesar da tentativa da igreja, não houve sucesso em acabar com o festival pagão, assim a igreja entendeu que as pessoas necessitavam de um dia para reverenciar os mortos e instituiu 02 de novembro como finados.

Com o tempo e a migração dos europeus para a América do Norte o festival seguiu ocorrendo nos Estados Unidos de forma diferenciada, protagonizado por crianças que batiam nas portas em busca de doces ou fariam travessura e de lá, expandiu-se para o mundo.

Curiosidade: Véspera do dia de todos os santos em inglês se escreve-se “all hollows eve”, repita várias vezes rapidamente e acrescente alguns séculos de distância do original Samahin e terá a palavra Halloween. 

“Hoje o mundo dos vivos se mistura com o mundo dos mortos.” Web.

Faça seu login para comentar!