Blog dos Espíritos
O Livro dos Espíritos (18/04/1857)
A obra
Dos cinco livros fundamentais que compõem a Codificação do Espiritismo, este foi o primeiro, reunindo os ensinos dos Espíritos Superiores através de médiuns de várias partes do Mundo. Ele é o marco inicial de uma doutrina que trouxe uma profunda repercussão no pensamento e na visão de vida de considerável parcela da humanidade, desde 18 de abril de 1857, data da primeira edição francesa.
Estruturado em quatro partes e contendo 1.019 perguntas formuladas por Allan Kardec, o Codificador, aborda os ensinamentos espíritas, de uma forma lógica e racional, sob os aspectos científico, filosófico e religioso. Independentemente de crença ou convicção religiosa, a leitura de “O Livro dos Espíritos” será de imenso valor para todos, porque trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espíritos, de suas relações com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da humanidade, assuntos de interesse geral e sempre de grande atualidade.
O Livro dos Espíritos apresenta de forma simples e clara uma ciência nova, rica e profunda. Com uma estrutura didática, uma ordem de apresentação e uma distribuição metódica das matérias, ele é facilmente compreendido por todos. Nem todos os principais textos que deram origem a uma teoria científica são textos didáticos e de simples leitura. Allan Kardec preocupou-se em fornecer uma apresentação didática ao livro para que os aprendizes pudessem mais facilmente entendê-lo. Além disso, tornou a leitura agradável, prazerosa, despertando no leitor a vontade de continuar lendo. Ele verteu o pensamento dos Espíritos em uma linguagem acessível, em um formato adequado à nossa compreensão.
Primeira parte
Na primeira parte da obra, “Das causas primárias”, associamos a fase de definição do objeto de estudo. Nessa primeira parte, o campo de atuação da Doutrina Espírita é estabelecido. Trata-se de estudar Deus, o Espírito e o princípio inteligente do universo.
Segunda parte
Na segunda parte, “Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos”, são investigados, com profundidade, o espírito e suas relações com o mundo corporal. Para uma compreensão mais profunda acerca dos Espíritos, várias ideias são desenvolvidas: o perispírito, a encarnação, a mediunidade, a emancipação da alma, as diferentes ordens dos Espírito.
Terceira parte
A formulação das leis ocorre na terceira parte da obra, “Das Leis Morais”, quando são estabelecidas as leis que regulam a vida do Espírito. Para entende-las, os conceitos necessários foram estabelecidos nas duas partes anteriores. Sabemos que o aspecto moral tem grande influência sobre a interação física do Espírito. A natureza do perispírito, ou corpo fluídico do Espírito, guarda relação com a evolução moral do Espírito: quanto mais moralizado, mais purificados são os fluidos que compõem o seu perispírito.
Quarta parte
As consequências para o Espírito do cumprimento ou não das leis morais são estabelecidas na quarta parte, “Das esperanças e consolações”. As penas e os gozos, presentes ou futuros, do Espírito dependem do seu progresso moral.
Relação com as outras obras básicas
As quatro outras obras fundamentais de Allan Kardec têm relação com as quatro partes de “O Livro dos Espíritos”. Cada uma das quatro partes foi desenvolvida por Kardec em outras quatro obras complementares.
Para investigar com mais profundidade a primeira parte, “Das causas primárias”, publicou “A Gênese, os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”, em 1868.
Para desenvolver a segunda parte, “Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos”, publicou “O Livro dos Médiuns”, em 1861.
A terceira parte, “Das Leis Morais”, foi aprofundada em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, publicado em 1865.
A quarta parte, “Das esperanças e consolações”, foi desenvolvida na obra “O Céu e o Inferno ou a Justiça Divina segundo o Espiritismo”, uma obra de 1865.
Com isso, podemos afirmar que a Doutrina Espírita foi desenvolvida por Allan Kardec nos cinco livros fundamentais, porque a obra “O Livro dos Espíritos” foi dividida em quatro partes. Cada uma das quatro obras complementares é o desenvolvimento mais detalhado destas partes.
Uma obra excepcional, que nos apresenta questões e respostas para entendermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos, completando neste dia 18 de abril de 2023 os 166 anos de sua primeira publicação.
KARDEC, Allan – “O Livro dos Espíritos”, O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “A Gênese”, “O Céu e o Inferno”.
Encontrou algum erro? Informe aqui