Blog dos Espíritos

Um amor chamado MÃE

08/05/2023 08:39 - por Rosane Sacilotto

O que é ser mãe?
Os espíritos na experiência feminina da maternidade precisam ter sentimentos que os habilitem a ser mãe. André Luiz, no livro “Entre a Terra e o Céu”, pela psicografia de Chico Xavier, define a experiência como um “sagrado serviço espiritual em que a alma demora séculos, na maioria das vezes, aperfeiçoando qualidades do sentimento”.

O amor materno é uma virtude e um sentimento instintivo. A Natureza deu à mãe o amor a seus filhos para que os ajude na sua conservação e os ampare no progresso. O amor de mãe persiste pela vida inteira e comporta um devotamento e uma abnegação que já devem ser conquistas do espírito. 

O Livro dos Espíritos, na questão 890, pergunta: “Será uma virtude o amor materno, ou um sentimento instintivo, comum aos homens e aos animais”? Ao que os espíritos respondem: “Uma e outra coisa. A natureza deu à mãe o amor a seus filhos no interesse da conservação deles.

No animal, porém, esse amor se limita às necessidades materiais; cessa quando desnecessário se tornam os cuidados. No homem, persiste pela vida inteira e comporta um devotamento e uma abnegação que são virtudes. Sobrevive mesmo à morte e acompanha o filho até no além-túmulo”.

Laços espirituais 
Os laços espirituais entre mães e filhos, muitas vezes, transcendem encarnações e são muito profundos e intensos. Tratam-se de espíritos que podem ser conectados e que necessitam passar pela experiência carnal juntos a fim de conquistar a evolução moral.
Nem sempre são criaturas que se apreciam e essa relação íntima se faz para germinar o sentimento de amor entre ambos. Por ser uma ligação muito forte, pode ocasionar sofrimentos. No entanto, quando lapidada da maneira correta, resulta em grandes bênçãos e ascensões.

Maternidade e sua importância 
A importância da maternidade, segundo o Espiritismo, está relacionada à grande responsabilidade de proporcionar a vida e a instrução para a evolução da alma reencarnante. É um desafio capaz de mudar a percepção e as prioridades da mulher, proporcionando experiências transformadoras e, por vezes, dolorosas.

Além disso, a maternidade é a relação com maior capacidade de praticar o amor fraterno. Ser mãe é a possibilidade da prática do amor do Cristo, oferecendo o que há de mais precioso em si para contribuir com a ascensão de um espírito que reencarna como filho.

Ele pode ser um grande amigo do passado ou alguém que demande reconciliação. Nesse caso, há a chance de reconstruírem uma história melhor, embasada no afeto, no perdão e no respeito.

Segundo o Espiritismo, os filhos são Espíritos em busca de alguém que os preencha de aprendizados, experiências e sentimentos. Estamos falando sobre companheiros de evolução que são temporariamente direcionados aos cuidados dos pais.
O objetivo é que ambos colaborem com o bom desenvolvimento de cada um durante a vida no plano terreno.

Objetivos reeencarnatórios 
Reencarnamos com o objetivo de alcançar o progresso moral e a libertação espiritual.

Para isso, nos dispomos a viver situações adversas e provações congruentes aos nossos atos em uma oportunidade pregressa.
Além disso, devemos desenvolver sentimentos puros como o amor fraterno, a caridade, a resiliência, a empatia, o desapego, a fé e a atuação constante no bem.

É por essas razões que é muito importante ter filhos, segundo o Espiritismo. Afinal, é a chance de colocar em prática o melhor de si, as emoções mais sinceras e elevadas, o compromisso de educar, proteger, instruir e dar afeto a outro Espírito.
Consequentemente, proporciona a ele um ambiente propício para que cumpra sua missão com tranquilidade e avance no caminho da evolução espiritual.

No entanto, ter filhos não é uma obrigação. Há almas que precisam passar por uma encarnação sem tê-los para depurar suas faltas de outra maneira.

Isso explica o fato de algumas mulheres não conseguirem engravidar mesmo que esse seja o seu desejo.
Portanto, é fundamental compreender e aceitar com paciência os desígnios de Deus para o nosso futuro progresso e libertação.

Amor incondicional 
Quando se olha uma mãe e suas atitudes para com seus filhos, vê-se nitidamente um amor incondicional sendo exercido, amor este que é o que chega mais perto do exemplo que nos foi dado pelo nosso Mestre Jesus.

Enquanto Deus mandar à Terra seus filhos no seio de mulheres-mães é porque Ele ainda confia no progresso da humanidade.
Ser mãe é uma linda missão de amor abnegado, de fraternidade e de fé e esperança no futuro. Como nos ensinou Madre Teresa de Calcutá: “Ensinarás a voar, mas não voarão o teu voo.

Ensinarás a sonhar, mas não sonharão o teu sonho. Ensinarás a viver, mas não viverão a tua vida. Ensinarás a cantar, mas não cantarão a tua canção. Ensinarás a pensar, mas não pensarão como tu. Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem, estará a semente do caminho ensinado e aprendido".

KARDEC, Allan - "O Livro dos Espíritos".
XAVIER, Francisco Cândido (André Luiz) - "Entre a Terra e o Céu".

Faça seu login para comentar!
15/04/2024 10:00

Autoridade de Jesus

08/04/2024 11:33

A porta estreita

25/03/2024 11:01

Deus e o Espiritismo

18/03/2024 10:45

O verdadeiro espírita

11/03/2024 09:40

Fé raciocinada

04/03/2024 09:42

O passe espírita

26/02/2024 10:38

A casa espírita

19/02/2024 09:32

O grão de mostarda

05/02/2024 09:49

O Consolador Prometido

29/01/2024 09:06

Reforma íntima