Blog do Mistério
Uma campanha assustadora de Natal
No final de 1909, a rede de supermercados britânica Sainsbury’s causou surpresa e confusão com um anúncio de Natal pouco convencional, e um tanto macabro, que incorporava o lendário Papai Noel em um cenário trágico e inesperado.
O anúncio, veiculado em dezembro daquele ano, dizia que Papai Noel havia perdido o controle de seu trenó sobre o bairro de Lewisham, em Londres, despencando de grande altura e espalhando brinquedos pelo local.
Sob a manchete impactante “Terrível acidente com o Papai Noel”, o texto afirmava que os brinquedos do bom velhinho estariam à venda na filial do supermercado, supostamente resgatados dos destroços da queda. Não se pode negar a originalidade da coisa, mas havia mais.
O paradeiro do Noel após o acidente nunca foi esclarecido no anúncio, e a peça publicitária sugeria de maneira indireta que os clientes poderiam aproveitar os brinquedos em promoção, como se fossem parte de um episódio trágico convertido em oferta de consumo.
Embora hoje possa parecer estranho ou até irreverente, na época esse tipo de publicidade não causou tanto alvoroço entre o público, que estava habituado a anúncios sensacionalistas e campanhas criativas de fim de ano. Imagine atualmente? Crianças chorando, pessoas acusando o supermercado de se aproveitar da desgraça alheia, com certeza, iria viralizar.
Outros tempos, querido leitor!
Encontrou algum erro? Informe aqui
