Blog Do Mistério

O Ajudante Maligno Do Papai Noel

16/12/2021 08:35 - por Gisele Wommer

\

Já ouviu falar no Krampus? Ele até anda bem famosinho depois que Hollywood produziu filmes sobre este ser mitológico que aparece apenas na época de Natal. Ele é conhecido pela Europa, Austrália e em algumas cidades dos Estados Unidos.

Enquanto o Papai Noel é a figura do bom velhinho, de cabelos e barbas brancas que aparece para presentear as crianças pelo bom comportamento do ano, o Krampus vem para punir aquelas que não se comportaram. O serviço e o desserviço, mais ou menos assim. 

\

O  Krampus é visto como o anti-Papai Noel e em algumas versões como o seu ajudante maligno, aquele que faz o serviço sujo. Já que o Papai Noel não castiga as crianças arteiras, essa tarefa fica todinha para o Krampus. E ele é uma figura bestial, uma mistura de homem e cabra e possuí um espírito demoníaco. É claro que, nenhuma criança deve temer o Krampus, a menos que tenha aprontado algo durante o ano. A tradição conta que ele arrasta correntes e sinos para avisar que está chegando e aparece com uma vara ou chicote e surra as crianças que não se comportam. As mais levadas ganham surras maiores e aquelas que não dão ouvidos aos pais, além da surra, são raptadas e colocadas dentro de um cesto que o Krampus carrega nas costas. Uma certa similaridade com o nosso famoso velho do saco (aliás uma boa figura para entrar em pauta neste blog qualquer hora).

Desfile – Na Áustria há um desfile anual de Krampus, normalmente no início de dezembro. Pessoas se fantasiam com peles de animais e chifres e saem pelas ruas assustando crianças e adultos. Por muitos anos foi proibido, com a ascensão do cristianismo, todas as tradições de origem pagã foram desencorajadas. O governo austríaco tentou proibir a celebração em 1923, sem sucesso. Na década de 50 foram distribuídos panfletos entre a população, afirmando que o Krampus era um homem mal. Mas é aquela velha história de proibir e acabar despertando um interesse ainda maior, o Krampus voltou à moda nos últimos anos e com a internet, será conhecido em terras onde nunca foi celebrado, como na América do Sul.

Portanto, fica a dica para as crianças. Se ouvirem o som de sinos ou correntes arrastando pelo chão, e tiverem se comportado mal, tente se esconder em algum lugar. Papai Noel pode ter mandado seu ajudante do mal para lhe dar uma lição!

Curiosidade: Na Alemanha o Krampus chega sempre no dia 05 de dezembro para resolver todos os problemas do Papai Noel antes do Natal.

“Não é o que você faz. É no que você acredita.” Krampus – o terror do Natal.

Faça seu login para comentar!