Blog dos Livros
Reinventando regras
De um serviço de locação de DVDs por correio a uma superpotência de streaming, em pouco mais de vinte anos a Netflix se tornou um dos maiores nomes das indústrias de mídia, tecnologia e entretenimento do mundo. Com mais de 180 milhões de usuários em 190 países e uma receita anual de bilhões de dólares, a empresa desafiou tradições e expectativas com sua filosofia corporativa nada convencional, causando uma verdadeira revolução.
Mais do que uma gigante da indústria cultural, a Netflix instituiu um modelo de negócios diferente de todos os outros. Lá, o trabalho árduo é irrelevante, os salários têm as melhores cifras do mercado e os funcionários podem tirar quantos dias de férias quiserem, não precisam pedir aprovações de despesas e são incentivados a dar feedbacks com o máximo de sinceridade o tempo todo, até para os próprios chefes. E a parte mais incrível é que tudo isto funciona.
Em “A regra é não ter regras –A Netflix e a cultura da reinvenção” (Editora Intrínseca, 341 páginas, R$ 39,90), os autores Reed Hastings e Erin Meyer falam sobre a cultura que transformou a marca em um exemplo inigualável de criatividade e adaptação. A partir de centenas de entrevistas com funcionários da Netflix, antigos e atuais, e de relatos sobre as grandes vitórias e os erros terríveis nunca antes compartilhados, os autores explicam como os princípios radicais e controversos da empresa promoveram a flexibilidade, a velocidade e a ousadia necessárias para tornar a Netflix um império de inovação e sucesso global. Reed e Erin apresentam os bastidores de uma empresa que dominou as premiações, as ruas e o imaginário de milhões de pessoas.
Reed Hastings, empresário e filantropo, professor voluntário, presidente do Conselho de Educação do Estado da Califórnia e integrante de diversos outros cargos, fundou a Netflix em 1997. Até hoje é CEO e presidente. Erin Meyer é professora da INSEAD, uma das mais conceituadas instituições de ensino de negócios do mundo. Em 2019, foi indicada pela lista Thinkers50 como uma das principais pensadoras do mundo dos negócios.
Trecho:
“Em um ambiente de alto desempenho, pagar salários acima do mercado é mais econômico a longo prazo. É melhor ter salários um pouco mais altos do que o necessário, dar um aumento antes que o funcionário peça e aumentar seu salário antes que ele comece a procurar outro emprego, a fim de atrair e manter os melhores talentos do mercado ano após ano. Custa muito mais perder pessoas e recrutar substitutos do que pagar um pouco mais.”
(página 125)
O CAMALEÃO DA CULTURA
De autoria do jornalista Tom Cardoso, “Outras palavras: seis vezes Caetano” reúne depoimentos, entrevistas e uma extensa pesquisa para apresentar ao leitor brasileiro o retrato múltiplo de Caetano Veloso, considerado o camaleão da cultura popular brasileira. O livro fala sobre o espírito de liderança de Caetano, sua música, sua independência intelectual e sua importante capacidade de manter-se em evidência por décadas a fio.
BIOGRAFIA DE CHICO XAVIER
“As vidas de Chico Xavier,” biografia escrita pelo jornalista Marcel Souto Maior, fala sobre o famoso médium brasileiro, considerado um santo pelos seus admiradores mais fervorosos. Chico publicou mais de 500 livros e foi eleito, em 2002, como um dos brasileiros mais importantes do século XX, tendo sido inclusive indicado para o Prêmio Nobel da Paz.
Leituras:
“Humilde é aquela pessoa que sabe que não sabe tudo, que sabe que outra pessoa sabe o que ela não sabe, que ela e outra pessoa saberão muitas coisas juntas, que ela e outra pessoa nunca saberão tudo o que pode ser sabido.”
(Mário Sérgio Cortella, nascido em Londrina, interior do Paraná, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor, autor de vários livros, entre eles o sucesso de vendas “Por que fazemos o que fazemos”).
Destaques:
GUIA CAMBRIDGE DE SHAKESPEARE
Autor: Emma Smith
A obra de William Shakespeare (1564-1616) é tão incontornável quanto são variadas as informações e interpretações sobre seus trabalhos. Para uns, Shakespeare é o grande nome das letras inglesas. Para outros, um dos maiores gênios de todos os tempos. Para alguns, o inventor da condição humana. O objetivo deste livro é facilitar o acesso às suas obras. É um guia de referência que abrange cada uma das peças do autor, além dos sonetos, poemas e textos em elaboração.
L&PM Editores. 283 páginas. R$ 52,00.
MEIO MAGMA, MEIO MAGNÓLIA
Autora: Yara Fers
Nascida em Ribeirão Preto (SP), Yara Fers já morou na Bahia e hoje habita o Ceará. Publicou “Sádica Sílaba” (2021), pela Editora Patuá, e de forma independente e artesanal os livros “Desmecanismos” (2021) e “Haicactos e mandacarus” (2022). Foi premiada em concursos literários, entre eles o Prêmio Off Flip 2022, no qual ficou em terceiro lugar, e o Concurso Tâmaras 2021, com a conquista do quarto lugar. Feminista, revolucionária, Yara gosta de morar perto do mar e de guardar flores em livros.
Editora Penalux. 70 páginas.
(As obras apontadas no Blog dos Livros podem ser encontradas junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho, 1423, Cachoeira do Sul)
Encontrou algum erro? Informe aqui