Blog dos Livros

Relações com afeto

12/08/2022 08:50 - por Mildo Fenner

Três   livros encadernados  como  se fossem um só,  em que cada parte tem um tamanho diferente e  recebe o nome de um dos irmãos, conforme sua posição na família: “Omaisvelho,” “Odomeio” e “Ocaçula.” Escrita por Patrícia  Auerbach e ilustrações de Roberta Asse, a obra “Os irmãos” (Editora FDT Educação,  72 páginas, R$ 49,00) apresenta  o tema universal das relações familiares com afeto, rimas e ritmo, encantando leitores a partir dos sete anos. 

O tema  tem grande apelo e  gera   identificação imediata, permitindo aos familiares  e professores realizar múltiplas  abordagens  com o livro. Com sua proposta gráfica inovadora, a obra “Os irmãos” ganhou o primeiro lugar no 26º. Concurso Latino-Americano Theobaldo De Nigris, da Associação Brasileira  da Indústria Gráfica, na categoria livro. Essa disposição visual também ajuda a contar  a história. “O projeto  gráfico representa  fisicamente o que somos e sentimos dentro do núcleo familiar. Pessoas independentes, mas parte de um todo indissociável,” diz a escritora Patrícia Auerbach. 

Conforme    explica  a ilustradora Roberta Asse, “um livro para cada irmão, cada um com seu formato, unidos pela estrutura  da capa articulada, ajustada, brincante, bem como pela linguagem gráfica. Você pode ler  na ordem que quiser. Abrir, fechar, voltar, descobrir  os versos das páginas, encontrar  cada irmão no livro do outro, achar a  capa  de cada um, ler do começo ao fim sem parar nem separar.”

A obra aborda   os desafios  das  relações   entre irmãos. Se as brincadeiras de “Ocaçula” nem sempre agradam, a vida dele é só paparicos. Já “Odomeio” não pode acompanhar o lazer de “Omaisvelho”,  nem brincar mais com “Ocaçula,” mas por outro lado sempre tem companhia ao redor. No caso de “Omaisvelho,” ele assume  responsabilidades de gente grande, como ter vida social e namorar.

As   ilustrações   têm traço tipicamente infantil e usam diversas técnicas: colagem de estampas, desenho, textura de fundo, foto em alto-contraste e lettering.  De acordo com Roberta  Asse, a busca pela linguagem da ilustração partiu da vontade de gerar representatividade, de maneira que muitos leitores possam se identificar  com os personagens. 

A    autora    Patrícia Auerbach    nasceu em São Paulo em  1978.  É escritora, ilustradora  e  graduou-se em Arquitetura e Pedagogia, com especialização em literatura infantil e juvenil pela Universitat Autonoma de Barcelona. Roberta Asse também nasceu em São Paulo, em 1971. É escritora, ilustradora de livros para crianças e jovens, designer gráfica e pesquisadora de cultura das infâncias.  Já foi finalista  do Prêmio Jabuti em 2015, na categoria livros digitais, com “A trilha.”

Trecho:
“Tudo o que acontece com Omaisvelho é novidade. Ele foi o primeiro a  falar e  a  andar.Tem foto sua pela casa inteira. Ele tem mil trabalhos da escola Para quem quiser elogiar.”
(página 7)
        
O ESCRITOR JÔ   
O Brasil inteiro ficou entristecido com a morte de Jô Soares, na última semana, aos  84 anos. Conhecido  pelos seus inesquecíveis personagens nos programas de humor, as entrevistas impagáveis na tv e  seu carisma e inteligência, Jô também foi um consagrado escritor. Ele deixa  uma bibliografia que já vendeu 1,5 milhão de exemplares no país, ganhando traduções em vários países, como Estados Unidos, Japão, Argentina, Itália e França.

COMO UMA CRIANÇA     
O Itaú Social está lançando mais uma edição de sua campanha “Leia com uma criança,” que busca incentivar a leitura do adulto para e com a  criança.  A campanha já distribuiu desde 2010 mais de 60 milhões de livros infantis para todo o país  e a destinação é feita exclusivamente para secretarias municipais de educação e organizações da sociedade civil. 
 
Leituras:
“Toda    pessoa    deveria, pelo menos uma vez  por dia, ouvir uma boa música,  ler um bom  poema, olhar um bom quadro. E, sempre que possível,  dizer algumas palavras inteligentes.”
(Goethe (1749-1832), uma das mais importantes figuras do   Romantismo    alemão  e europeu,  cuja obra  influenciou a literatura em todo o mundo).

Destaques:
ANTOLOGIA LITERÁRIA 40 ANOS


Organizadora:
Marinês Bonacina          

Editado em 2019 em comemoração aos 40 anos da Casa do Poeta Latino-Americano, esta antologia traz cronistas e poetas consagrados em obras organizadas pela presidente da entidade, Marinês Bonacina.  O livro  traz textos de Dariely Gonçalves e Astrid Kampf Beutler, escritoras reconhecidas em Cachoeira do Sul. 
MB Comunicações.  125 páginas.     
                                                              
MOSAICO   


Autora:
J  Francine Ramos   osé Saramago                              

Formada em Letras,  com pós-graduação em Literatura Inglesa, e  editora do site Livro&Café,  este é o primeiro livro de Francine  Ramos. Segundo ela, escrever sempre foi um prazer  e  se tornou profissão, gosta de se comunicar pelas palavras e  acredita muito no poder dos livros. Segundo Bianca Nóbrega, que faz a apresentação do livro, “Mosaico”  é de uma leitura necessária, “pois nos ajuda a  reconstruir  esse mundo  todo quebradiço a  partir da sensibilidade  que cada conto e  cada personagem desperta em nós.”
Editora Penalux.  67 páginas.              

(As obras apontadas  no Blog dos Livros  podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente,  na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul) 

25/11/2022 08:47

Histórias para dormir

18/11/2022 08:58

Sátira sobre o Brasil

11/11/2022 09:41

Obra premiada

28/10/2022 08:59

Sensível e comovente

21/10/2022 08:30

História de sucesso

30/09/2022 09:40

Amor à música

23/09/2022 09:05

Para pensar o Brasil

09/09/2022 08:42

Mulheres entre luz e sombra