Blog da Poesia
5 poetas contemporâneos
O universo literário da poesia brasileira tem se expandido muito e com as redes sociais muitos escritores e escritoras têm utilizado o Instagram como plataforma para propagar poemas, muitas vezes inéditos. Versos curtos, linguagem acessível e composições marcadas pelo experimentalismo caracterizam uma geração de novos poetas, nomes que você precisa conhecer.
Os estilos e estéticas são distintos, mas o que todos têm em comum é o desejo de tornar acessível a experiência da leitura dos poemas criados.
Dessa forma, o post desta semana do Blog da Poesia separou 5 novos autores para você conferir:
Fabricio Garcia
Jornalista e poeta, Fabricio Garcia usa a poética das palavras em suportes diferentes: papel, tecido, ferro. No Instagram publica pequenos poemas, pensamentos do dia e anotações que comunicam rapidamente com os sentimentos de seus seguidores. Levanta a bandeira dos emocionados e produz a série “das coisas que diria se estivesse conversando” no Instagram.
Fabricio Garcia
Maria Isabel Iorio
A carioca é poeta, artista visual e roteirista. Já publicou os livros “Em que pensaria quando estivesse fugindo” (2016), “Aos outros só atiro o meu corpo” (2019), “Dia sim dia não fazer chantagem” (2021) e Não pisar descalça em tapete (2022). Participou da antologia “As 29 poetas hoje” (Companhia das Letras, 2021), organizada por Heloisa Buarque de Hollanda.
Maria Isabel Iorio entende a poesia dentro de um campo expandido e com muita ousadia cria obras que contêm escritos, fotografias, desenhos e colagens.
Poema do livro “Aos outros só atiro o meu corpo” (urutau,2019)
Maria Isabel Lorio
Bruna Beber
Bruna Beber é poeta, tradutora, artista visual e mestre em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em poucas palavras consegue trazer à tona sentimentos e reflexões profundas aos leitores. Já publicou seis livros de poesia, o último deles está em pré-venda pela Companhia das Letras.
Bruna Beber
Mar Becker
A escritora gaúcha, que é formada em filosofia, tem três obras publicadas. Com textos carregados de uma poesia intensa tem conquistado leitores de todos os lugares do país, e utiliza as redes sociais para se aproximar ainda mais de seu público.
Mar Becker
Francisco Mallmann
Francisco Mallmann é um poeta que rompe com as convenções tradicionais da poesia. Ou seja, poeta explora diferentes modos de escrita. No livro “Tudo o que Leva Consigo um Nome” elabora uma espécie de mosaico íntimo, confissões destemidas que aos olhos de quem lê são captadas com uma boa dose de lirismo.
Francisco Malmann
Encontrou algum erro? Informe aqui