Blog Do Mistério
Estação Halloween: Sleepy Hollow e Washington Irving
A cidade de Sleepy Hollow é um local imortalizado pela pena do renomado escritor Washington Irving. Um lugarejo belo e pacato, rodeado por natureza foi a fonte de inspiração de uma mente sombria, que em meados de 1800 espalhava histórias de terror pelo mundo. Dizem que o vento carrega as palavras de Irving, capazes de mudar o nome de uma cidade.
As noites são longas em Sleepy Hollow, e o som dos cascos dos cavalos ecoa pelas estradas vazias, acompanhado pelo galope de um cavaleiro sem cabeça, que Irving imortalizou em seu conto. A Igreja de Santo Antônio, com seu cemitério repleto de lápides antigas, é o epicentro das trevas descritas por Irving. À luz de velas tremeluzentes, a sombra do Cavaleiro Sem Cabeça parece ganhar vida, enquanto corvos grasnam ameaçadoramente, como nas páginas de sua obra.
O rio Hudson, que serpenteia pelas redondezas, testemunhou Washington Irving, sentado à sua escrivaninha, no conforto da casa que ainda está de pé, escrevendo coisas associadas aos loucos. Além das histórias, dizem que restaram do escritor os antigos pactos com o sobrenatural. Cada esquina, cada árvore, cada sombra parece ter uma história aterrorizante a contar, graças ao legado literário deixado por Irving.
À medida que a neblina se ergue e as árvores parecem se fechar sobre os viajantes noturnos, a cidade de Sleepy Hollow se transforma em um pesadelo vivo, onde o terror espreita em cada esquina e o Cavaleiro Sem Cabeça cavalga em busca de sua próxima vítima. Nenhum coração permanece imperturbável após uma visita a essa cidade assombrada, onde o sobrenatural e o real se entrelaçam de maneira assustadora, graças à genialidade de um homem que em sua época, foi tachado como insano.
Washington Irving, o mestre da narrativa gótica, como tantos outros, só ganhou fama anos após sua morte. Seus restos mortais repousam (ou não) em um monumento na cidade que tanto amou no passado, mas que se chamava North Tarrytown e mudou de nome, justamente por causa de uma de suas histórias.
Sleepy Hollow hoje é considerada o local mais assombrado dos EUA e, em tempos de Halloween, vê sua população triplicar de tamanho. São pessoas que prestam homenagem ao escritor e outras que, curiosas, vagueiam pela noite em busca do tropel de uma lenda mortal. A verdade é que, entre tanto mistério, a linha que divide ficção e realidade já se perdeu em Sleepy Hollow. Há muitos anos.