Blog da Médica

Medicina do estilo de vida

02/12/2022 13:50 - por Sofia Rohde

Hoje venho falar sobre uma das minhas paixões, a Medicina do Estilo de Vida. Essa especialidade que abrange a todos.

O termo “Medicina do Estilo de Vida” surgiu pela primeira vez como título de um simpósio realizado em Bruxelas na Bélgica em 1989, onde se falava sobre o possível controle do câncer usando a medicina do estilo de vida como ferramenta.

A partir de então o significado do termo segue evoluindo e mudando para acomodar as novas descobertas dentro da medicina sobre como nosso dia a dia interfere na saúde e futuro do nosso corpo.

O Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida (ACLM) a define assim: “A medicina do estilo de vida é uma especialidade médica que usa intervenções terapêuticas no estilo de vida como modalidade primária para tratar condições crônicas, incluindo, entre outras, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade.

Os médicos certificados em medicina do estilo de vida são treinados para aplicar mudanças de estilo de vida prescritivas baseadas em evidências, para toda a pessoa, para tratar e, quando usadas intensivamente, muitas vezes reverter tais condições. A aplicação dos seis pilares da medicina do estilo de vida - alimentação integral, atividade física, sono restaurador, controle do estresse, prevenção de substâncias de risco e conexões sociais positivas - também fornece prevenção eficaz para essas condições.”.

Sobre os 6 pilares, já escrevi sobre alguns deles especificamente, mas vou fazer aqui uma suma de cada um:

Nutrição

 

Já ouviram aquela frase “somos o que comemos”? Muitos dos meus pacientes, amigos e familiares dão risadas quando falo essa frase e me respondem “ahhhh então eu seria uma pizza (meu marido), um xis (minha mãe), um prato de arroz e feijão (meu pai), uma à la minuta (definitivamente eu)”. Confesso que nunca ouvi alguém falar que seria uma salada ou um tomate (nem mesmo eu). Mas deixando a piada de lado, essa frase faz todo o sentido e não é por acaso que é o primeiro pilar a ser mencionado no site da ACLM.

Nosso combustível, o que mantém nosso corpo funcionando é parte fundamental do que vai definir por quanto tempo vamos “funcionar”. Se eu pudesse resumir o que seria uma nutrição adequada eu falaria para vocês, “descasquem mais, desempacotem menos” (a fantástica nutricionista Lara Nesteruk fala algo do tipo).

Comam comida de verdade e o mínimo de industrializados que puderem. Obviamente esse assunto preenche livros e livros e assim como na medicina traz diversas linhas de pensamento diferentes do que seria saudável ou não.

Atividade Física

Se não me engano, desde meu primeiro post aqui, em algum momentinho dos textos eu falo neste pilar. Basicamente a atividade física regular e consistente melhora todos os aspectos da sua vida. Do humor a sua saúde, simplesmente tudo. Sei que infelizmente ainda são poucos os que tem o privilégio de treinar assistidos por profissionais capacitados como os Educadores Físicos ou os Fisioterapeutas, mas se você tem essa possibilidade, invista em você!

Caso contrário, a internet hoje fornece muitas informações valiosas. Procure em sites oficiais de educadores físicos e associações de exercício físico. Uma caminhada ao dia de 45 minutos, 3 vezes na semana, fara milagres na sua vida. Acredite.

 

Manejo do Estresse

Este pilar fala por si só, não é mesmo?! Use todas as ferramentas que você tiver: música, esporte, amizades, risadas, família, amigos, amigos peludos de todos os tipos, gatos, cachorros, cavalos etc. Use os minutos antes de você dormir. Na sua cama, relaxe, pense em coisas boas.

Você vai aumentar o seu bem-estar, ajudando seu sistema imunológico, diminuindo sua ansiedade e depressão, se os tiver. Quando estiver sentindo o estresse muito forte, procure ajuda de profissionais capacitados. Converse com seu médico ou enfermeiro sobre isso. Procure um psicólogo, psiquiatra se puder.

Todos deveriam fazer terapias, o mundo com certeza seria muito melhor e com menos conflitos. Confiram aqui no Blog o texto que escrevi especificamente sobre estresse (https://www.jornaldopovo.net/noticia/como-o-estresse-esta-intimamente-relacionado-com-a-sua-saude). 

Sono Restaurador

Nada melhor do que uma boa noite de sono não é mesmo? Às vezes pela manhã sentimos que problemas que não poderiam ser resolvidos no dia anterior tem uma resposta clara.

Abençoados aqueles que deitam e dormem um sono restaurador ao natural. Aqueles que não conseguem devem buscar informações e conhecimento sobre como melhorar seu sono urgentemente. Melhorar seu sono vai mudar sua vida. Dormir bem diminui a resistência insulínica, reduz a fome, diminui seu déficit de atenção durante o dia e obviamente sua preguiça de realizar suas tarefas diárias.

Use essas dicas do Blog para melhorar seu sono (https://www.jornaldopovo.net/noticia/Vamos-dormir-melhor-jjnp).

 

Conexões Sociais

Lembram-se do meu primeiro texto? “Verdadeiras amizades fazem você viver mais e melhor!”. Pois então, ter conexões sociais agradáveis e positivas tem benefícios comprovados em sua saúde a curtos e longo prazo, tanto na sua saúde corporal quando mental e emocional!

Um salve aos meus familiares e amigos!!! Por esse pilar, tenho o maior orgulho e privilégio de dizer que viverei por milênios!


Evitar Substâncias de Risco

Este pilar fala principalmente sobre o uso do tabaco e do consumo de álcool, ambas as substâncias comprovadamente ruins para nosso corpo, que aumentam consideravelmente a chance de doenças crônicas e agudas. Mas aqui, obviamente, podemos colocar todos os tipos de drogas ilícitas como a cocaína, maconha (em seu uso recreativo, pois com o avanço das pesquisas essa erva vem sendo considerada como tratamento para inúmeras doenças quando usada sob prescrição médica), heroína etc.

O que me atrai, encanta e impulsiona como médica e pessoa é a possibilidade que tenho de poder mudar a vida de alguém para melhor ensinando e mostrando caminhos de fácil acesso e alcance para uma vida mais saudável e tranquila. Para mim, não há prazer maior como médica do que saber que posso ajudar as pessoas a prevenir doenças e não apenas a tratá-las.

Cuidem-se, invistam em sua saúde mental e corporal. No final do dia, se você não fizer isso, dificilmente atrairá pessoas que queiram fazer o mesmo por você!

Faça seu login para comentar!