Sua saúde e o inverno!

08/07/2022 11:45 - por Sofia Rohde



O ar gelado do inverno faz você mais resistente a infecções

Temperaturas mais baixas fazem seu corpo AUMENTAR as células que combatem infecções! Esse mecanismo faz parte da resposta natural do seu corpo para combater o “estresse” que temperaturas muito frias podem causar. Além disso, segundo o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, os vírus que mais comumente causam nossos resfriados crescem melhor em nossas narinas a uma temperatura de 32º C. Certamente quando você está na rua, durante nosso inverno gaúcho, suas narinas estão mais frias que isso!!

\

Quando você se exercita no inverno, você gasta mais calorias

Estou aqui tentando acabar com aquela sua desculpa para não ir à academia durante o friozão! Estudos recentes demonstraram que quando você se exercita no frio, o ritmo da corrida (pace para os maratonistas de plantão) é mais rápido e queima-se mais calorias em menos tempo! Além dessas vantagens, apenas por estar se exercitando no frio, seus picos de endorfina (hormônio do prazer) são mais altos que em temperaturas amenas ou no calor! Então se está planejando perder alguns quilinhos, aproveite o inverno para queimá-los mais rápido!!

\

Temperaturas mais frias são ÓTIMAS para seu cérebro

Pesquisas mostram que as pessoas desempenham melhor suas tarefas quando a temperatura ambiente está mais gelada. Outra pesquisa mostrou que quando em temperatura mais gelada, o individuo é capaz de desvendar charadas e problemas cognitivos melhor que em temperaturas elevadas como no verão! Aparentemente em temperaturas altas, o cérebro usa mais glicose que o normal necessário para processar os “dados”. Então, aproveite o inverno para pensar naquele projeto que está parado a tempos. De uma caminhadinha na rua se precisar apresentar um trabalho difícil no colégio e as ideias não estão vindo. Tome um café ao ar livre com seus sócios para discutir os planejamentos futuros!  

Você dorme melhor no frio e seu corpo descansa mais

Esse fato parece obvio não é mesmo?! Aquele sono embaixo das cobertas é sempre fantástico. Mas além da sensação boa, no inverno seu corpo baixa a temperatura a noite mais rápido (mecanismo que ocorre naturalmente todas as noites), o que ajuda a entrar em sono profundo mais rápido, além de que normalmente no inverno as manhas são mais escuras fazendo com que o corpo descanse por mais tempo. 

\

Não subestime seu humor alterado no inverno!

Já ouviu alguém falar que fica mais triste durante os meses de frio? Pois então, o Transtorno afetivo Sazonal ou Depressão Sazonal é mais comum durante o final de maio e o início do inverno! Tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração, problemas para dormir, cansaço excessivo, redução da libido, podem ser sintomas dessa doença. Claro que os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas normalmente começam a melhorar no final do inverno quando a exposição solar aumenta. Acredita-se que seja causado pela diminuição da melatonina e serotonina durante esses períodos assim como a um déficit de Vitamina D. Claro que você pode simplesmente não gostar do frio e ficar mais irritado, mas se os sintomas estiverem lhe incomodando além do normal, conversar com um profissional capacitado como um psicólogo ou médico sempre é uma boa ideia! Para prevenir, tente se expor ao sol pela manhã, mantenha sua casa iluminada por luz natural o máximo que puder e tente manter as relações sociais na mesma intensidade mesmo durante os dias de muito frio.