Blog da Médica

Mês acabando, mas a batalha segue!

31/10/2022 14:08 - por Sofia Rohde

As origens do Outubro Rosa são discutíveis. Muitos falam que tudo começou quando a Fundação Susan G. Komen pela Cura distribuiu laços de fita rosa para todos os participantes da Corrida pela Cura, promovida para disseminar o entendimento da doença, que aconteceu em Nova York em 1990.

Outros mencionam que a parceria entre a Sociedade Americana do Câncer e a empresa AstraZeneca em um evento realizado em 1985 para a conscientização da população sobre o assunto teria dado origem a todo o movimento. A primeira ação realizada no Brasil ocorreu em São Paulo quando iluminaram o Obelisco do Ibirapuera de rosa em 2002. Independentemente de onde e como ocorreu a iniciativa, ela tem um peso absurdo na prevenção da morte de milhões de mulheres pelo mundo afora.

O câncer de mama é o segundo mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo, perdendo apenas para o de pele. Os últimos dados apontam para mais de 65 mil casos novos em 2022. Existem inúmeros tipos de canceres de mama e cada um possui um tipo de tratamento e um tipo de prognostico (como se desenvolve e a chance que a paciente tem de sobreviver com ele).

A mamografia (tipo de raio x realizado nos seios) é considerado o melhor método de rastreio e é indicada pelo Ministério da Saúde entre os 50 aos 69 anos a cada dois anos. Em alguns casos, como pacientes que possuem familiares próximos com câncer abaixo dos 50 anos, o rastreio é realizado mais cedo, sob avaliação médica. 

Existem fatores que levam a mulher a ter mais chances de adoecer. Vou listar aqui alguns dos dois tipos, os que são modificáveis, isso é, os que conseguimos melhorar e os não-modificáveis, ou seja, aqueles que já nascemos com e não temos poder sobre. Também temos alguns fatores que são “protetivos” ao câncer de mama, ou seja, que diminuem nossas chances de tê-lo. Vou listar alguns aqui também.

 

Fatores de risco NÃO-modificáveis:

• Sexo feminino. Ser mulher aumenta o risco em 100x comparado ao homem. E sim, homens também podem ter câncer de mama!

• Parente de primeiro grau com câncer de mama.

• História de câncer de ovário na família.

• Idade. Ao longo do tempo, o risco da mulher vai crescendo, sendo maior a partir dos 70 anos.

• Mama densa. Mulher com menos gordura nas mamas e mais tecido mamário.

• Primeira menstruação antes dos 12 anos

• Menopausa após os 55 anos.

• Mulheres sem filhos.

• Primeira gravidez após os 35 anos.

• Reposição hormonal de estrogênio e progesterona em mulheres (com útero) na menopausa.

Fatores de risco MODIFICÁVEIS:

• Peso. Mulheres com IMC (seu peso dividido pela sua altura ao quadrado) maior que 30 tem mais chance de ter câncer de mama após a menopausa.

• Sedentarismo

• Alcoolismo

• Tabaco 

Fatores “protetivos “ao câncer de mama:

• Amamentar.

• Atividades físicas.

• Perder peso após a menopausa. 

Contra os fatores não modificáveis não podemos batalhar, apenas aceitar. Porém existem muito modificais e todo o cuidado é válido! Uma vida saudável diminui suas chances de ter essa doença tão delicada. A evolução nos métodos de tratamento e cuidados são fantásticas, mas a prevenção primária (antes da doença) e secundária (diagnostico precoce) segue sendo o melhor caminho.

O diagnóstico precoce SALVA vidas, por isso batemos tanto nessa tecla. Pegar a doença no inicio capacita os médicos a trabalharem mais rápido e com resultados muito mais positivos para a paciente. Cuide-se! Converse com seu profissional da saúde sobre esse assunto.

Tem algum questionamento? Preocupação? Pode mandar para o Whatsapp do JP (51 99990-9835) que vou tentar te ajudar.Não fique com dúvidas! Não existe pergunta boba sobre esse assunto. Toda e qualquer informação pode lhe ajudar no futuro.

E por fim, gostaria de deixar registrado aqui minha admiração a todas as mulheres que lutaram, lutam e que vão lutar contra essa doença ainda tão estigmatizada pela nossa sociedade sempre preocupada com a estética feminina. Sei da força necessária para vencer todas as fases do tratamento e sei do fantasma que sempre ronda mesmo após a tão esperada cura. Mulheres são seres extremamente resilientes e capazes de enfrentar desafios inimagináveis. Sigam firmes! Sigam fortes!

 

Faça seu login para comentar!
02/12/2022 13:50

Medicina do estilo de vida

09/09/2022 14:05

Quando devo procurar ajuda?

26/08/2022 11:55

Vamos dormir melhor?

29/07/2022 10:45

Vamos rir mais?

08/07/2022 11:45

Sua saúde e o inverno!

O ar gelado do inverno faz você mais resistente a infecções