Blog da Médica

Será que você sabe sobre ela?

12/08/2022 15:05 - por Sofia Rohde

Em quase todos os textos que escrevo, menciono ela. Algumas vezes como causadora dos problemas, outras vezes como consequência de uma vida não lá muito saudável. Tambem já mencionei que pode ser genético e inalterável.

Então vamos falar mais sobre a DIABETES. Essa doença que tanto ouvimos falar. Apesar de meu super comprometimento e vontade, é impossível explicar aqui todos os diferentes tipos de diabetes, suas causas, consequências e tratamentos. Existem livros de milhares de páginas com esse propósito. O que farei é um super resumo para você ficar mais por dentro do assunto! Vamos lá:

O que é a Diabetes?
É uma alteração no processamento do carboidrato que é caracterizada pela hiperglicemia. Calma que vou explicar:
• Carboidrato: é um macronutriente achado em quase todas comidas que após processado no nosso organismo vira açúcar (glicose). Os alimentos que são ricos em carboidratos que mais lembramos são: batata, massa, pão, grãos (arroz, feijão, lentilha, ervilha, milho entre outros), e frutas.

• Hiperglicemia: termo médico para alta taxa de açúcar (glicose) no sangue. Por isso os diabéticos estão sempre testando com aqueles aparelhinhos moveis (como o da foto da capa) os níveis de açúcar no sangue!

Então, a Diabetes é um problema de processamento no nosso organismo que causa glicose alta no sangue.

E o que CAUSA esse problema de processamento?
Diabetes esta associada com o prejuizo relativo ou absoluto da produção de insulina pelo pâncreas (um órgão do nosso corpo), junto com vários graus de resistência periférica (no corpo todo, mas principalmente no tecido gorduroso e nos músculos) a ação da insulina. 

• Insulina: hormônio liberado pelo pâncreas que regula uma série de eventos no nosso corpo e um deles é regular o metabolismo do carboidrato (que no final vira açúcar). Se esse açúcar entra nas células para ser usado como energia ou entra no figado para ser armazenado ou fica no sangue.
 
Então, resumidamente, esse problema de processamento pode ser decorrente de falta de insulina no corpo sozinha e/ou ainda pode ser decorrente da resistência das nossas células a ação dela.

Existe mais de um tipo de diabetes?
Sim!! Vou citar e resumir sobre os três mais falados por todos:

Diabetes tipo I (um): é uma doença congênita (a pessoa nasce com ela com ela), autoimune (o nosso próprio corpo ataca nossas próprias células) que destrói as células que produzem a insulina no pâncreas. Leva a uma total falta de insulina no corpo. Mais ou menos 5-10% de todos os casos de Diabetes. É esse tipo que normalmente as crianças apresentam muito cedo na vida. Os pacientes ficam dependentes do uso daquelas injeções de insulina que vemos os diabéticos aplicando pelo menos três vezes ao dia!

• Diabetes tipo II (dois): de longe o tipo mais comum (mais de 90% dos casos). É causada pela perda progressiva da secreção de insulina pelo pâncreas ao longo dos anos associada a uma resistência a ação da insulina no corpo (a resistência periférica aquela).

• Diabetes Gestacional: se desenvolve no segundo ou terceiro trimestre de gestação, o pâncreas não consegue ultrapassar a resistência insulínica causada pela própria gravidez. A mulher sofre diversas modificações no seu organismo para que o bebê sobreviva e seja alimentado. Essa é uma delas. O corpo da mulher, devido a uma serie de hormônios que a placenta secreta, fica mais resistente naturalmente a insulina para que mais glicose fiquei no sangue e mais glicose passe do sangue da mulher para o feto! Por isso o pâncreas é obrigado a produzir mais insulina e quando não consegue, ocorre então a diabetes gestacional

O que a Diabetes causa? O que eu vou sentir se tiver Diabetes?
Vou falar sobre os sintomas e início do quadro da Diabetes tipo II que é o mais comum. No início, e durante muito tempo, você pode não sentir nada e já possuir um nível muito grande, pois esses níveis elevados no sangue já começam a machucar o organismo mesmo sem sintomas. Ao longo do tempo, você pode sentir mais vontade de urinar e vontade de urinar a noite, mais sede, visão turva, pode ter uma perda de peso e pode ter mais infecções urinárias de repetição.

Não só infeções de urina, mas você fica mais suscetível a desenvolver uma serie de infecções graves como pneumonia, infecções de pele como a erisipela, infecções de intestino. Com o tempo de açúcar alto no sangue os prejuízos de longo prazo mais comuns são: problemas de rins, olhos e circulação. O paciente pode ter que fazer diálise (limpar o sangue em máquinas pois os rins não funcionam mais), pode ficar cego e pode ter que amputar partes do corpo como dedos e outras. 

Como tratamos a Diabetes?
Tudo depende do tipo de diabetes que você tem. Como mais de 90% dos casos são de Diabetes tipo II vou falar um pouco sobre ela. Por que um pouco? Pois assim como já mencionei, é impossível abordar tudo sobre tratamento aqui, sendo que há livros apenas escritos para isso. O que posso deixar claro é que o tratamento é sempre baseado em dois pilares:

- Comportamental e medicamentoso! Comportamental? Sim, o que você come, quando você come, o quanto você prática exercícios físicos, sua qualidade de vida, a quantidade de estresse (fator que influencia muito nos níveis de açúcar do nosso sangue devido ao cortisol, já escrevi aqui sobre isso!) e outros fatores. Todos precisam ser levados em conta no tratamento da Diabetes! O acompanhamento com um profissional Nutricionista é sempre indicado e necessário, pois a alimentação é fator determinante do tratamento. (Um salve aos colegas Nutricionistas pelo trabalho super necessário!!)

Os remédios podem ser para tomar (orais) ou injetáveis. Existem muitas classes de remédios que podem ser usados e isso vai depender do que você conversa com seu médico e do que você está disposto a fazer! A insulina muitas vezes não faz parte do tratamento inicial do Diabetes tipo II pois o corpo ainda a produz, mas com o passar do tempo, ela pode vir a ser necessária. 

Podemos PREVENIR a Diabetes?
Os casos de Diabetes tipo I são genéticos, assim como existem pacientes extremamente saudáveis que possuem a Diabetes tipo II, não sendo possível, em ambos os casos, a prevenção, apenas o controle e tratamento. Mas, a maioria dos casos de Diabetes tipo II em adultos é prevenível sim, com modificações no estilo de vida, principalmente alimentação, exercício físico e perda de peso. As vezes, inclusive, conseguimos contornar a doença e alcançar a cura, sem medicações, apenas fazendo mudanças dos hábitos do dia a dia. Mas tudo isso deve ser avaliado caso-a-caso por um profissional capacitado e que você confia. A Diabetes é uma das doenças em que o tratamento centrado no paciente é mandatório pois envolve muitos aspectos da vida do paciente. Não resolve apenas tomar a medicação, o paciente precisa entender que depende das atitudes dele para que o tratamento funcione e o apoio do profissional que o está tratando é fundamental.

Bom, espero que tenha conseguido levar um pouquinho mais de entendimento sobre essa doença tão comum no nosso dia a dia (ficou longo eu sei, mas pelo menos cheinho de informações)! Converse com seu médico, questione sobre a Diabetes, questione suas chances de desenvolvê-la, pergunte sobre prevenção, sobre o que você pode fazer para diminuir suas chances de ter essa doença que infelizmente é tão comum e muitas vezes não levada a sério! Cuidem-se!

PS: Um super obrigada aos meus amigos que gentilmente me ajudaram respondendo algumas perguntas para que pudesse ter ideia de como abordar o tópico! Em especial a Jordana Pasqualini e a minha dinda Itatiane Maciel por me guiarem sempre!

 

Faça seu login para comentar!