Blog da Médica

Verão chegando: hora de derrubarmos alguns mitos!

18/11/2022 16:47 - por Sofia Rohde

Para alguns a melhor estação do ano, para outros a pior. Independente do seu gosto pela época mais quente do ano, os cuidados com sua saúde devem ser os mesmos. Hoje vamos falar sobre alguns mitos comuns sobre o Verão e sua saúde que circulam por ai.

Nada de entrar na piscina logo após comer - MITO

Quem nunca ouviu isso? Quando criança, quando adulto, não importa! As teorias das catástrofes envolvidas no ato de comer e logo entrar na água são muitas!

Afogamento, engasgo, congestão, diarreia, vômito. Comer enquanto você esta dentro da agua então!! Praticamente uma heresia. Mas sinto muito para os defensores ou perpetuadores dessas ideias. Estudos realizados pelo comitê de segurança e pesquisa da Cruz Vermelha acharam zero evidências linkando o fato de logo após comer ou mesmo comer dentro da água, poder causar qualquer tipo de mal-estar ou afogamento.

Verdade que logo após comer seu corpo prioriza o suprimento de sangue para seu estomago e aparelho digestivo, mas isso não deve prejudicar nenhuma outra habilidade de sobrevivência do seu corpo. O fato que possui link direto com causalidades que geram morte envolvendo água é o consumo de ALCOOL! Uma pesquisa linkou mais de 70% das mortes por afogamento ou sem causa definida envolvendo estar na água (mar, rios, piscinas) com a ingesta previa de álcool.

Quanto maior o fator de proteção UVA dos protetores solares melhor - MITO

O protetor solar está entre os fatores mais importantes de proteção contra o câncer de pele! Seu uso é fundamental a curto e longo prazo para a saúde de sua pele e corpo. Porém, a verdade sobre o fator de proteção do produto é que quanto maior o fator protetivo mais caro o protetor solar e não necessariamente sua proteção!

A agência norte americana de controle de alimentos e medicações (FDA) considerou por um tempo inclusive limitar a venda de protetores solares até o fator 50. Com um protetor solar fator 30 você bloqueia mais ou menos 97% dos raios UVB; com fator 40, 98% e com fator 50, 99% dos raios nocivos.

Tudo que se encontra acima também possui mais químicos adicionados, custa muito mais caro e pode te passar uma falsa sensação de segurança, fazendo você usar menos protetor do que deveria. Então a dica é a seguinte, fiquei com os protetores solares com fatores de proteção entre 30 e 50 e que protejam contra os raios UVA e UVB.

Aplique por todo o corpo inclusive nas partes protegidas por roupas (a não ser que as roupas também tenham fator de proteção contra esses mesmos raios). Reaplique o produto toda vez que sair da água e pelo menos duas a três vezes se for ficar seco e exposto ao sol. Da pele negra a pele albina, TODOS precisam usar o protetor solar!

O câncer de pele é o câncer mais comum tanto em homens quanto em mulheres e na grande maioria dos casos prevenível com o uso correto de proteção solar. PREVINA-SE!

Qualquer líquido reidrata - MITO

Quem nunca tomou aquele refrigerante ou aquela cerveja no calor intenso e sentiu-se aliviado depois? Como se aquele copo tivesse matado sua sede?! A sensação realmente é boa (quem nunca??) mas refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos ricos em açúcar não reidratam seu corpo!

Durante o verão, perdemos mais líquidos devido ao suor acentuado em tentativa do corpo de manter a temperatura basal. Junto com o líquido perdemos eletrólitos (suor é salgado já perceberam? São as partículas que fazem o balanço do nosso corpo indo embora) e precisamos repor os dois. Os eletrólitos, podem ser repostos com uma alimentação saudável. Caso você seja um esportista de alta performance talvez seja necessário tomar alguma bebida que reponha eles. E o líquido que perdemos com o suor deve ser compensado com ÁGUA!

Sim a velha, normal e boa água! As últimas pesquisas não estabelecem uma necessidade diária de ingesta de água por dia, como se pensava no passado (2 litros por dia) mas sim sugerem você prestar atenção nos sinais do seu corpo, como sede, boca seca, dor de cabeça e tontura (esses últimos em estágios mais avançados de desidratação). Lembrem-se que a nossa hidratação é fundamental para TODOS os processos do nosso corpo, da imunidade a saúde em geral!

A água salgada ajuda na cicatrização das feridas - MITO

Já ouviu alguém falar isso? Sempre achei curioso. Confesso que já acreditei. Mas quando estudamos sobre bactérias, descobrimos que existem muitas delas que vivem APENAS nas águas salgadas de piscinas, jacuzzis e do mar. Algumas dessas bactérias, como a Vibrio vulnificus podem causar o que chamamos de fasciíte necrotizante, que nada mais é do que o apodrecimento da região infectada a ponto de por vezes perdermos aquela parte do corpo ou levar a morte.

Além do que, existem outras bactérias que causam sintomas menores como diarreia e vômito na água salgada. Então, não lave seu machucado com água salgada ou do mar e evite bebe-la também! 

Use o ar-condicionado o mínimo possível para evitar gripes - MITO

Esse aqui também é muito conhecido. Mas gente, não culpem o ar-condicionado não. O ar-condicionado não vai fazer você ficar gripado. O que pode acontecer é que por ele estar ligado as pessoas tendem a deixar o ambiente mais fechado para resfriar mais rápido e assim a circulação de vírus e bactérias fica mais intensa. Se você estiver em um ambiente fechado e alguém estiver gripado perto de você, sua probabilidade de ficar também aumenta.

Outro fato interessante é que quando você o liga em uma temperatura muito gelada e na rua esta muito quente, essa transição chocante de temperatura pode lhe baixar a imunidade. Então o melhor é ajustá-lo aos poucos e sempre manter temperaturas agradáveis, não geladas estilo polo-norte! Mas por último deixo aqui meu SALVE ao ar-condicionado e ao mestre que o inventou, o engenheiro de 25 anos, Willis Carrier em 1902!!

Faça seu login para comentar!
02/12/2022 13:50

Medicina do estilo de vida

09/09/2022 14:05

Quando devo procurar ajuda?

26/08/2022 11:55

Vamos dormir melhor?

29/07/2022 10:45

Vamos rir mais?

08/07/2022 11:45

Sua saúde e o inverno!

O ar gelado do inverno faz você mais resistente a infecções