Blog da Médica

Mudanças que vem com a idade

10/03/2023 16:56 - por Sofia Rohde

Como uma máquina extremamente complexa que funciona 24 horas, 7 dias por semana, nosso corpo apresenta diversas alterações durante o passar dos anos. Por esse motivo e inúmeros outros pontos que a medicina Geriátrica é tão importante e necessária dentro do cuidado a saúde do ser humano.

Assim como a Pediatria, a medicina Geriátrica (especialidade medica que cuida dos pacientes idosos) é cheia de particularidades e nuances e pode ser quase totalmente diferente da medicina aplicada em um adulto jovem. Quando o médico tem um conhecimento largo e abrangente sobre as mudanças do corpo que acontecem com o passar do tempo, vários tratamentos podem (e devem) mudar para que se obtenha um melhor resultado. Dos remédios para uma “simples” pressão alta ao tratamento do câncer.

Além das individualidades e particularidades de cada ser humano, o médico precisa levar em conta diversos outros fatores na hora de prescrever uma medicação e/ou tratamento. A idade é uma das mais importantes. Por vezes, quando somos pacientes não conseguimos medir ou enxergar tudo que precisa ser acessado pelo médico para realizar a prescrição de uma medicação, mas lhes garanto que um simples paracetamol deve ser muito bem pesado e pensado. Todas, eu repito TODAS, as medicações possuem efeitos colaterais (aqueles efeitos que não queremos do remédio) a curto prazo e/ou longo prazo. 

Então vamos falar sobre algumas mudanças interessantes que temos com o passar dos anos?? Vale frisar que não vou cobrir nem um terço de todas as mudanças que acontecem conosco mas vou expor aqui algumas bem interessantes! 

Musculo e Gordura

A tendência natural do envelhecimento do corpo humano é uma diminuição da massa magra (musculo) estimada entre 10% a 15% (em uma pessoa sem doenças musculares) e um aumento da massa gordurosa (tecido adiposo, células de gordura). Essa mudança, pasmem, começa a partir dos 30 anos! Além dessa troca, os músculos tendem a responder aos movimentos comandados pelo cérebro de maneira mais lenta. Mas, é aí que entra a medicina Preventiva e a Geriatria, pois grande parte dessa perda pode ser prevenida com exercícios físicos regulares alimentação balanceada e  outros hábitos saudáveis!!

Articulações e ossos

Os ossos naturalmente tendem a ficar menos densos, isto é, menos recheados. Uma perda grande de massa óssea (do recheio do osso) é o que conhecemos como a famosa osteoporose, que acomete mais as mulheres do que os homens. Uma perda menos intensa se chama osteopenia que pode ser um achado natural com o passar do tempo. Mais uma vez o exercício físico e os bons hábitos de saúde entram aqui como medida preventiva. Com exercício regular e uma alimentação balanceada por exemplo, essa perda óssea é bem menor do que em pessoas sedentárias. 

Outro fato interessante é que aquilo que sempre escutamos sobre as pessoas mais velhas “encolherem” é verdade! Com o passar dos anos os ossos da nossa coluna se achatam e os discos que temos entre esses ossos também diminuem fazendo com que percamos alguns centímetros! Nossas cartilagens, partes mais moles que normalmente ficam entre um osso e outro também ficam mais finas devido aos anos de atrito e ficam mais suscetíveis a danos como a osteoartrite, doença que pode também ser um achado natural em idosos.

Audição 

Assim como todas as alterações notadas, a perda auditiva deve ser examinada por um profissional capacitado para que se possa determinar se é uma doença ou realmente um achado normal associado ao envelhecimento. Existe um tipo de perda auditiva associado aos sons mais agudos (aqueles de voz mais fininha por exemplo) que é associada a idade e se chama Presbiacusia. As vezes fica mais difícil para a pessoa mais velha entender o som das palavras, principalmente quando mulheres falam (normalmente tem a voz mais aguda). Então quando encontrar alguém mais velho com dificuldade de lhe entender, fale mais pausadamente usando mais os movimentos da boca e da língua ao invés de falar mais alto!

Cheiro e gosto

A partir dos 50 anos inicia-se uma perda do paladar e do cheiro que são naturais do envelhecimento. Sentimos a perda do doce e do salgado antes do azedo e amargo.

Coração, artérias e veias

Mesmo com as alterações decorrentes da idade, um idoso saudável é totalmente funcionante e não necessariamente vai ter pressão alta. Tanto o coração quando as artérias e veias ficam menos elásticos. O coração enche mais devagar e as artérias e veias não consegue expandir como antes para receber todo o sangue bombeado por isso a pressão tende a subir um pouco (os números que consideramos como diagnostico de pressão alta sobem para o idoso). Novamente quem pode nos ajudar? Sim, o exercício físico e uma vida de hábitos saudáveis previnem essas modificações.

Poderia seguir escrevendo aqui até encher um livro. Por isso a Geriatria é fundamental na abordagem da vida de um ser humano. Assim como, a Medicina Preventiva, bem aplicada pode prevenir tantos problemas a curto e longo prazo, fazendo com que tenhamos mais qualidade de vida, que é sempre o que certamente buscamos!

Gostaria de deixar aqui registrado minha estima e carinho por essa parte da medicina, a Geriatria. Fui ensinada pelos meus pais a sempre prestar grande reverencia e respeito as pessoas mais velhas e de certa forma sempre aprender com elas, nos acertos ou erros. Hoje tenho grande apreço e carinho pelos meus pacientes mais velhos e acima de tudo um respeito enorme por cada caminho percorrido e história individual. 

PS: uma homenagem aos meus avós Laurinda e Florinaldo Rohde que permaneceram fisicamente entre nós muito menos do que gostaríamos, mas que carregamos no coração sempre presente. 
Amamos vocês.

Faça seu login para comentar!