Blog da Poesia
Poemas ADVCC
O Blog da Poesia desta semana está super especial. Traz como postagem um trabalho literário e cultural super relevante. Na verdade, o blog desta quarta-feira se transformou numa extensão da coluna literária pois trata-se de uma oportunidade de ampliar a divulgação de um trabalho considerável e significativo, com a inclusão de imagens e vídeos.
Associação Rainha Ginga Ponto de Cultura em parceria com a Associação dos deficientes visuais e cegos de Cachoeira do Sul, desenvolvem, todas as quintas-feiras o projeto “Brailendo’’. Trata-se de um projeto inovador e pioneiro. As oficinas de escrita são ministradas pela escritora e poeta Suzana Weirich, autora dos livros Ecoa África e A prosa e o verso, este escrito em parceria com o jovem poeta Gustavo Molinelli. Weirich também é integrante dos Poetas do Vale e membro fundadores do CLICA.
A atividade, financiada com recursos do Fundo do Desenvolvimento Social do Sicredi tem por objetivo aprimorar técnicas, estimular a criação poética e literária e desenvolver a habilidade critica de leitura. Dentro dos planos, está a organização de um livro com versão em braille e distribuição nos formatos digitais. A ADVCC fica junto à Universidade Aberta do Brasil – UAB. Todos os textos literários desta página foram escritos nas oficinas de poesias.
Card ilustrativo da Oficina de Poesias realizada pela Associação Rainha Ginga em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais e Cegos de Cachoeira do Sul. O card possui 4 fotos com registro das atividades realizadas na ADVCC. Duas fotos dispostas na parte superior, uma ao lado esquerdo com os integrantes da oficina e familiares, e outra com Sofia, Bethina, Claudinha e Suzana Weirich sentadas ao redor de uma mesa com livros e duas máquinas de escrita em braile.
As duas fotos localizadas na parte inferior retratam a poeta e escritora Janice de Franceschi, Sofia, Bethina e Suzana com o livro de poesias da poeta e escritora Cecília Kemel. A foto da direita retrata integrantes da oficina em momento de produção das poesias. Ao centro do card visualizam-se os logos das referidas instituições.
O Patinho Pepe
O patinho Pepe é amarelo.
Quá, quá!
Ele mora na lagoa.
Chuá, chuá!
Ele come pão...
Comeu tanto que ficou com barrigão.
Arthur Schumacher
A Viagem
Hoje vou viajar,
pelo céu flutuar.
E pelas nuvens de algodão,
o avião vai dançar.
E eu e as crianças,
juntas vamos brincar,
deixando o dia
cheio de amor e alegria.
Sofia da Silva Plate
As amigas poetas
Elas fazem rimas encantadoras.
O nome da minha amiga poeta é Suzana.
Hoje vou falar o que sinto por ela.
Eu queria dizer que:
Você é bonita,
Muito linda,
Fofa,
Amorosa e simpática!
Bethina Pereira
Coletividade
Num mundo de diversidade.
Precisamos de mais acessibilidade,
respeito e inclusão,
com a visão do coração.
Queremos carinho, amor e união,
com a igualdade para a humanidade.
Dignidade à interseccionalidade.
Cláudia Ellen Teixeira
Bethina Pereira
Sofia da Silva Plate
Cleusa Santos
Suzana Weirich
Braille
Em tuas teclas a liberdade.
Transmito a felicidade.
De ponto em ponto, crio um conto.
Minha melhor amiga.
Pois em ti encontro sonhos e eternizo a poesia!
Cláudia Ellen Teixeira
Bethina Pereira
Sofhia da Silva Plate
Encontrou algum erro? Informe aqui
XXVIII Prêmio Paulo Salzano Vieira da Cunha De Poemas
Ainda dá tempo de participar: corre lá e inscreva sua poesia!