Blog dos Espíritos

Reforma íntima

29/01/2024 09:06 - por Rosane Sacilotto

Autoconhecimento e livre-arbítrio

A reforma íntima é um processo de análise e autoconhecimento que tem como objetivo identificar os defeitos morais, as más tendências e as dificuldades para transformá-los em virtudes. Todos os Espíritos são criados da mesma forma, simples e ignorantes, com mais instintos primitivos que inteligência e virtudes morais. Portanto, a reforma íntima é um processo para combater os instintos primitivos através de educação e vigilância constantes, não tendo data para começar nem terminar, pois é de contínua evolução. Ou seja, a reforma íntima é aplicada em nosso cotidiano, com pequenas melhorias que moldam o Espírito de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, que também são os fundamentos do Espiritismo.

Sendo um processo contínuo de autoconhecimento, vamos nos modelando progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos do Divino Mestre, dentro e fora de si. É o meio de darmos nova direção aos valores que já possuímos e corrigir deficiências cujas raízes ignoramos ou não temos motivação para mudar. É aquisição da consciência de si para aprender a ser, a existir , a se realizar como criatura divina que somos, todos nós.

A Doutrina Espírita nos mostra a necessidade da reforma        

O Espiritismo é uma ferramenta fundamental para a concretização da tão almejada reforma íntima, pois sendo bem compreendido e praticado, leva o indivíduo naturalmente a uma mudança de postura diante das mais diversas circunstâncias vivenciadas no dia a dia, sendo uma doutrina, por sua natureza, transformadora. Cada dia é um desafio para essa transformação. E para essa tarefa nos apoiamos no que nos diz Allan Kardec, em “O Livro dos Médiuns”: "Que importa crer na existência dos espíritos, se essa crença não nos tornar melhores, mais bondosos e mais indulgentes para os nossos semelhantes, mais humildes e mais pacientes na adversidade?".

Através da fé raciocinada, o Espiritismo dispõe de vigorosos recursos para a edificação do templo da educação, porquanto penetra nas raízes da vida, na grande jornada do Espírito através dos tempos, de modo a elucidar todas as más inclinações que remontam de tantas vidas passadas, fixando-se no presente em forma de provas e expiações, que se apresentam como benditas oportunidades amadurecimento e evolução moral.

O Evangelho, para ser integralmente entendido e vivenciado, requer rompimento com os antigos padrões comportamentais, assimilados ao longo das experiências reencarnatórias. Quem deseja implementar mudanças de comportamento, priorizando a própria melhoria espiritual, deve estar consciente que a transformação precisa ocorrer sob novas bases.

A educação espiritual como chave do progresso

Em “O Livro dos Espíritos”, na resposta da questão 917, Kardec nos apresenta a receita do progresso moral: “A educação, convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres, como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se-á corrigi-los, do mesmo modo que se aprumam plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda observação”.  Educação, conhecimento de si mesmo e vigília constante são os principais ingredientes da reforma íntima, completando-se com a vivência no Evangelho do Mestre Jesus.

Chico Xavier, médium excepcional que muitas lições nos deixou, seja através de seus livros psicografados, mensagens e entrevistas, nos apresentou também 20 exercícios para a reforma íntima, aqui compartilhados para nossa reflexão.

1. Executar alegremente as próprias obrigações.

2. Silenciar diante da ofensa.

3. Esquecer o favor prestado.

4. Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.

5. Emudecer a nossa agressividade.

6. Não condenar as opiniões que divergem da nossa.

7. Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.

8. Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.

9. Treinar a paciência constante.

10. Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.

11. Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.

12. Desculpar sem desculpar-se.

13. Não dizer mal de ninguém;

14. Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência;

15. Alegrar-se com a alegria dos outros.

16. Não aborrecer quem trabalha.

17. Ajudar espontaneamente.

18. Respeitar o serviço alheio.

19. Reduzir os problemas particulares.

20. Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

Todos esses exercícios que Chico Xavier  lindamente nos deixou, servem de guia para nossa conduta perante a vida e diante das pessoas que nos rodeiam ou que cruzamos pelo caminho. Que possamos aproveitar estes ensinamentos e pensar um pouco mais sobre o que precisamos para nos melhorar, começando o mais breve possível, ainda nesta existência, a oportunidade que nos é apresentada, a fim de que nossas ações possam ser como ondas de harmonia, refletindo e repercutindo para um mundo melhor, no verdadeiro significado de amor ao próximo que Jesus nos ensinou.
 

KARDEC, Allan. "O Livro dos Médiuns”;  "O Livro dos Espíritos".
XAVIER, Francisco Cândido - “20 lições para a Reforma íntima”.

Faça seu login para comentar!
22/04/2024 08:43

Provas e expiações

15/04/2024 10:00

Autoridade de Jesus

08/04/2024 11:33

A porta estreita

25/03/2024 11:01

Deus e o Espiritismo

18/03/2024 10:45

O verdadeiro espírita

11/03/2024 09:40

Fé raciocinada

04/03/2024 09:42

O passe espírita

26/02/2024 10:38

A casa espírita

19/02/2024 09:32

O grão de mostarda

05/02/2024 09:49

O Consolador Prometido