Blog dos Livros

Tradições budistas para o amadurecimento

22/12/2023 09:05 - por Mildo Fenner

O    primeiro    livro de  uma  trilogia, “Dharma” (Editora Paratexto, 130 páginas), da escritora, tradutora e professora acadêmica mineira Carolina Magaldi, oferece ao leitor  um universo em que pessoas  são selecionadas e treinadas para manter o fluxo de energia no mundo.  A principal forma de evitar um cataclismo é direcionar e  dar fluidez à energia emanada por todos a partir de emoções  e sentimentos. A operação é silenciosa e  realizada  à sombra da maior parte da população. 

A obra, que se assemelha   aos    melhores livros de ficção e fantasia,  pode parecer complexa  à primeira vista, mas à medida  em que as primeiras páginas são passadas, mostra-se lógica, eloquente  e  cativante.  

O   livro é  dividido  em 12 capítulos  intitulados com variações da palavra  “mudra” de origem oriental. “São diferentes “mudras,” que são gestos comuns às tradições budistas e yogis.  Cada um tem um tema, que está ligado  aos conhecimentos do capítulo,” explica Carolina. A escolha evidencia a inspiração  nas tradições budistas  que marcam a obra.  

No início da história o leitor é apresentado  a Jade,  uma jovem mulher, protagonista  do livro. O enredo tem como pano de fundo a “Dharma,” o lugar em que as personagens vivem e  desenvolvem  suas próprias habilidades. A jornada da protagonista tem três momentos-chave:  o início da história em que é lhe concedida  uma nova missão, em seguida, o estreitamento dos laços afetivos com os colegas da “Dharma,” e, por fim,  a revelação de  segredos ocultos e a preparação  para o enfrentamento do que tornou o mundo disfuncional a partir de um desequilíbrio energético.

A construção da personalidade de Jade na obra, em contraposição ao estereótipo de gênero visto em muitos livros de fantasia, também é um ponto para o qual a  autora chama a  atenção. “Há uma distorção  no que se entende como personagens femininas fortes, que são em geral masculinizadas, além de personagens  de fantasia agindo de forma violenta com o argumento  de  estarem almejando um bem maior,” explica  a  autora.

Natural de Juiz de Fora (MG), Carolina Magaldi  tem uma longa trajetória acadêmica que soma mais de 15 anos dedicados  aos estudos.  Possui graduação em  Letras, pós-graduação  em Globalização, Mídia e Cidadania, além de  mestre e doutora em Letras, em Estudos Literários. 

Este é o primeiro romance de Magaldi.  Ano que vem estará à frente da versão em português da “Kalevala” finlandesa, uma coleção de antigas canções  populares do país nórdico. 

Trecho:
“Em muitos momentos durante a primeira fase de treinamento, daria qualquer coisa por um livro, e qualquer canto para lê-lo. Até mesmo depois de abandonar  seus sonhos de  ter uma biblioteca  como aquelas que tinha visitado  durante o intercâmbio na Irlanda.  Era um abandono potencialmente  temporário, mas com um pouco de sorte  poderia até contar  para sua conta de  desapego.”
(Página 20)

MAIS VENDIDOS I 
”Café com Deus pai” (Editora Vida), de Júnior Rostirola, é o livro mais vendido de 2023, segundo a revista PublishNews, seguido de “É assim que acaba,” de Colleen Hoover, respectivamente com 88.274  e 78.347 exemplares. A edição de 2024  de “Café com Deus pai,” que traz momentos diários de renovação pautados na palavra de Deus,  também já está despontando entre os mais vendidos.

MAIS VENDIDOS II 
Na quinta-feira, dia 14, foi a  vez das plataformas  Amazon e o Kindle  divulgarem suas listas dos mais vendidos de 2023. Sem surpresas –e pelo segundo ano consecutivo- a lista é dominada por Colleen Hoover, que tem quatro obras no top 10.  “É assim que começa” e “É assim que acaba,” de Colleen Hoover, ocupam a primeira e  a  terceira colocações. 

Leituras:
“A solidão em nada me assusta. O que me assusta é a aglomeração humana tentando preencher  seus corações vazios, sem vida, com falsas companhias.” 
(Friedrich Nietzsche, 1844-1900, filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano, escreveu vários textos criticando a religião, a moral e a  cultura contemporânea,  exibindo uma predileção por metáfora, ironia e  aforismo).

Destaques:
O RASCUNHO DO AMOR 


Autores: 
Austin Siegemund-Broka e Emily Wibberley

Há três anos, Katrina e Nathan eram estrelas literárias e o romance que escreveram  juntos estava no topo da lista de mais vendidos. A parceria acabou  e os dois não se falam mais, só que há um problema:  eles têm um contrato  exigindo que elaborem mais um livro em conjunto. Eles são obrigados a  se reencontrar  e construir uma história de amor. Os autores da obra  se conheceram e  se apaixonaram no ensino médio.  Juntos escreveram vários romances para  jovens e  adultos. São casados e moram em Los Angeles.
Editora Arqueiro.  310  páginas. R$ 59,90.    

GATUNAS


Autora:
Kirsten Smith

Bem-humorado e instigante, o livro conta o caminho de três garotas que deveriam estar aprendendo os passos  da recuperação após problemas  com a polícia, mas que insistem em continuar  quebrando as regras –e ainda se divertem com isso. Em comum, elas têm  muito pouco ou quase nada, isso sem contar, é claro,  o gosto pela adrenalina  de  roubar. Kirsten Smith é americana, mora em Los Angeles, poeta, autora de livros juvenis e de quadrinhos. É corroteirista  dos filmes “Legalmente loira,” “10 coisas que eu odeio em você,” “Ela é o cara” e “A casa das coelhinhas.”
Editora Astral Cultural. 266 páginas.  R$ 39,90.   

 

(As obras apontadas  no Blog dos Livros  podem ser encontradas   junto à Revistaria e Livraria Nascente, na Rua Saldanha Marinho,   1423, Cachoeira   do Sul). 

Faça seu login para comentar!
26/04/2024 10:34

A luta contra a depressão

19/04/2024 16:49

Viver de forma significativa

05/04/2024 10:21

Fantasia épica

28/03/2024 17:25

O poder da humildade

22/03/2024 11:20

Os maiores shows de música

15/03/2024 10:41

Tudo é política

23/02/2024 09:54

O melhor de cada um

16/02/2024 08:59

História familiar

09/02/2024 09:26

Percepções para o amor