Como passar o inverno livre do ganho de peso

12/04/22 às 09h10



O frio nem bem se apresentou e você já está com aquela vontade de incluir preparações mais calóricas no prato, não é verdade? Em épocas mais frias o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal. Mas como oferecer o que o organismo precisa sem colocar todo o "projeto verão" à perder? Como passar pelo inverno ileso ao ganho de alguns quilinhos extras? A resposta, mais uma vez, é manter o equilíbrio.

O consumo de alimentos mais calóricos não está proibido, mas é preciso ter cautela. Se amanhã você sair com os amigos e degustar um delicioso fondue, não tem problema. Afinal, não pode-se esquecer que na nossa cultura o ato de comer está muito relacionado à momentos afetivos, importantes também para a saúde. Porém, é não preciso comer toda a panela de fondue. É necessário respeitar os sinais do corpo em relação à saciedade, e no dia seguinte retomar alimentação equilibrada.

Quando tira-se um alimentos de lugar "proibido", o corpo entende que não precisa comer excessivamente, pois em outro momento poderá desfrutar desta refeição novamente. O mais importante é manter no dia a dia uma alimentação equilibrada, com alimentos diversos e variar no modo de preparo das refeições. Sopas, caldos e assados, por exemplo, são ótimas opções quentinhas para consumir vegetais no inverno.

Aproveitar as frutas da época (bergamota, laranja, carambola e caqui, entre outras) também é importante, pois neste momento estão mais saborosas e com preço mais em conta. O consumo de chás também ajuda a manter o corpo aquecido. Sem adição de açúcar, ele pode ser um bom parceiro para se manter na dieta. Você ainda pode se beneficiar das propriedades terapêuticas de vários deles.

Invista nas sopas
Em relação às sopas, as possibilidades de combinações são inúmeras para variar o cardápio. Aqui vai uma boa dica do que não pode faltar na sopa:

VEGETAIS
Espinafre, repolho, couve, cenoura, moranga...

UMA FONTE DE CARBODRATO
Massa, batata, aipim, mandioquinha...

UMA FONTE DE PROTEÍNA
Carne ou ovos

TEMPEROS
Abuse dos temperos naturais, como salsa, cebolinha, alho, açafrão, páprica, gengibre... Além de darem um sabor especial no prato, são ricos em nutrientes importantes para o organismo.

DICA DA SEMANA
Para quem dá a desculpa do frio para comer menos frutas no inverno, uma ótima opção é polvilhar canela e aquecê-la no forno ou no microondas. Fica uma delícia.

31/05/22 às 09h00

Pão ou tapioca?

17/05/22 às 10h20

Efeito platô

10/05/22 às 10h55

Já ouviu falar em fodmap?

03/05/22 às 09h20

Sono x obesidade

26/04/22 às 08h25

Chá faz bem

19/04/22 às 10h25

Pão não é vilão

05/04/22 às 08h20

Olá, leitores