Blog da Nutricionista

Nutrição para gestantes

16/08/2022 08:40 - por Liziane Figueiredo

Ontem, no dia 15 de agosto, foi comemorado o Dia da Gestante no Brasil. A data foi criada para homenagear as mulheres nesta fase única, mas também para lembrar da importância em relação aos cuidados com a saúde da mulher grávida. 

Durante a gestação o corpo da mulher passa por alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas que afetam diversas funções orgânicas e demanda cuidados essenciais para garantir a saúde materna e do bebê. Do ponto de vista nutricional, ocorrem mudanças no metabolismo de todos os nutrientes e as necessidades nutricionais são alteradas. 

Tais mudanças são fundamentais para regular o metabolismo materno, promover o crescimento fetal e preparar a mãe para o trabalho de parto e a lactação. Por isso é tão importante ficar atenta à alimentação nesta fase da vida.

Manter uma alimentação saudável e variada, baseada no consumo de vegetais, frutas, alimentos integrais, proteínas e com redução do consumo de alimentos ultraprocessados e açucarados é extremamente importante para garantir a oferta de nutrientes essenciais e garantir uma gestação tranquila e ganho de peso adequado. 

ATENÇÃO
Manter uma boa hidratação também é muito importante nesta fase. 

PARA SABER MAIS
Durante a gestação a mulher pode apresentar alguns sintomas como náuseas, vômitos, azia, refluxo e constipação. Algumas dicas podem auxiliar no alívio destes sintomas:

NÁUSEAS, VÔMITOS, AZIA E REFLUXO
Faça pequenas refeições várias vezes ao dia. Evite comer demais ou ficar muito tempo de estômago vazio
- Evite deitar-se logo após as refeições e mantenha a cabeceira um pouco elevado, com o uso de travesseiros, por exemplo
- Mastigue bem os alimentos, evitando distrações durante as refeições
- Evite alimentos picantes, gordurosos e ricos em açúcar
- Mantenha uma ingestão hídrica adequada, em torno de 2 litros por dia
- Evite odores fortes
- Beba líquidos gelados
- O consumo de gengibre (em chás, por exemplo) tem sido relacionado ao alívio dos sintomas

CONSTIPAÇÃO
Mantenha uma boa ingestão de água e inclua na alimentação alimentos integrais, frutas e vegetais para manter uma boa ingestão de fibras alimentares, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Faça seu login para comentar!