Blog da Nutricionista

Açúcar não é tudo igual

30/08/2022 10:30 - por Liziane Figueiredo

O açúcar pode ser classificado em refinado, cristal, demerara, mascavo, açúcar de coco, light, entre outros. As principais diferenças dos açúcares aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. Quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui.

Independentemente do tipo de açúcar, ele sempre deve ser utilizado com moderação, pois apresenta alto valor calórico. Quando utilizado em preparações culinárias à base de alimentos in natura ou minimamente processados, ele contribui para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, sem deixá-la nutricionalmente desbalanceada.


SAIBA MAIS
Os tipos de açúcar

REFINADO
Também chamado de açúcar branco, é o mais conhecido entre os açúcares. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados para dar a coloração branca. Nesse processo, vitaminas e sais minerais são praticamente todos perdidos.

CRISTAL
É submetido ao refinamento leve e por isso seus grãos são maiores quando comparados ao açúcar refinado. Como passa por processo de branqueamento, perde quase todos os seus nutrientes.

DEMERARA
Passa por um refinamento leve e não recebe aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros, possui valor nutricional mais alto, parecido com o do açúcar mascavo. A melhor escolha para este tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem a adição de defensivos agrícolas.

MASCAVO
É a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, sendo extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Sem refinamento, são preservados as vitaminas e os minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.

DE COCO
É um substituto do açúcar de cana, extraído do fluido das flores da palma de coco, que não passa por refinamento e adulteração. Não contém conservantes. Possui elevada quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro e é fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. 

LIGTH
Também conhecido como açúcar fit, ou açúcar magro, é obtido através da mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. O açúcar light é menos calórico que o açúcar comum, em função de seu menor teor de sacarose, porém deve ser consumido com cautela. Apesar de conter menor teor de sacarose em relação aos outros tipos de açúcares, o açúcar light não contém nutrientes e não pode ser considerado um alimento saudável.

ATENÇÃO 
Para diabéticos recomenda-se evitar os açúcares refinados, que elevam rapidamente a glicemia.

Faça seu login para comentar!