Blog da Nutricionista

Manteiga X margarina

19/07/2022 10:35 - por Liziane Figueiredo

Tem dúvida na hora de escolher entre manteiga ou margarina? Fique sempre na primeira opção. A manteiga é obtida através do creme de leite batido (nata). É um produto derivado do leite, rico em gorduras saturadas e colesterol. 

Já a margarina é obtida através da hidrogenação de óleos vegetais (ricos em gordura insaturada). À primeira vista, pode-se até pensar que por ser produzida a partir de óleos vegetais a margarina é mais saudável, mas não é.

A hidrogenação é um processo que corre em altas temperaturas, modificando a estrutura das moléculas e transformando a gordura insaturada em parcialmente saturadas e trans (gordura hidrogenada). 

O processo de hidrogenação começou a ser utilizado com o objetivo de modificar os óleos vegetais líquidos como substitutos da gordura animal (saturada) na produção de alimentos. Hoje, é amplamente utilizada na indústria para aumentar a validade dos produtos e melhorar a sua aparência e textura. 

Contudo, com o passar dos anos vários estudos foram realizados para avaliar o impacto do consumo de gorduras trans no organismo. Atualmente sabe-se os prejuízos do consumo de gorduras trans, como a redução do “colesterol bom” (HDL) e aumento do “colesterol ruim”, gerando maior risco de doença cardiovascular, entre outros.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou regras para a diminuição de gorduras trans industriais em alimentos. Atualmente o limite é de 2% de gorduras trans do total de gordura presente. A regra não vale para matérias-primas.

O Guia Alimentar para a População Brasileira ressalta a importância de priorizar o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados. Neste contexto, por ser um produto alimentício obtido a partir de um alimento in natura (leite), a manteiga é a melhor alternativa em relação à margarina. 

Contudo, é importante ressaltar que óleos, gorduras, sal e açúcar sempre devem ser consumidos com moderação, pois seu excesso é comprovadamente prejudicial à saúde.

Faça seu login para comentar!