Blog da Médica

Verdadeiras amizades fazem voce viver mais e melhor!

27/05/2022 15:00 - por Sofia Rohde

Somos, por natureza, animais sociais. Claro que como toda boa “regra” sempre conhecemos aquela pessoa que prefere a própria companhia a dos outros não é mesmo??!! Mas no geral, ter amigos próximos, fiéis e de longa data é o que todos desejamos. Por milhões de anos nossa sociabilidade veio da necessidade de proteção e de manutenção da vida. Caçar alimentos, defender de predadores e até mesmo de outras tribos eram os principais motivos da reunião de pessoas. Quem mantinha uma rede mais forte de conexões sobrevivia e proliferava. 

Hoje, obviamente, a vida não anda tão arriscada assim, mas por incrível que pareça a logica biológica das nossas amizades não mudou muito não. Em 2015 um pesquisador comprovou que quando sofremos alguma ameaça (aqui me refiro a momentos de estresse como ser questionado de maneira mais firme ou responder uma prova a qual não estudamos) e estamos sozinhos usamos uma resposta metabólica muito maior do que quando acompanhados. Isso significa que usamos muito mais energia para nos “defender” quando sozinhos do que quando estamos entre amigos. Afinal de contas, os amigos sempre dão aquele apoio na hora do aperto né?!

\

Em 1938 a Universidade de Harvard iniciou um estudo observacional com uma turma de alunos e com um grupo de moradores do centro da cidade de Boston, que foram acompanhada por toda sua vida (Estudo de Harvard sobre Desenvolvimento do Adulto – Estudo de Grant e Glueck respectivamente). O objetivo era, e segue sendo (hoje, poucos dos que iniciaram o estudo ainda estão vivos, porem segue-se acompanhando os filhos desses primeiros homens) analisar quais aspectos do inicio da vida de uma pessoa influenciam a saúde e o bem estar no final da vida dessa pessoa. E pasmem, os cientistas descobriram que MAIS do que sucesso, dinheiro, QI ou mesmo os genes, são os nossos RELACIONAMENTOS que nos protegem dos descontentamentos da vida, ajudam a retardar o declínio mental e físico e são os MELHORES PREDITORIES de vidas LONGAS e felizes! Dentro da cesta de “relacionamentos”, os amigos podem aumentar nossas vidas em ate 10 anos e nos beneficiar prevenindo uma serie de doenças!! Se você tem 70 anos e relações fortes e estáveis com seus amigos, você tem 22% de chance a mais de chegar aos 80.

Por incrível que possa parecer, ser lobo solitário está relacionado a vários resultados negativos para a saúde física imediata. Sem amigos você tem maior chance de ter viroses, doenças respiratórias do trato superior e pulmonar e até mesmo diabetes do tipo 2. Sobre saúde mental, pessoas desconectadas socialmente tem mais chance de serem acometidas por depressão e ansiedade. Para aqueles que já possuem pré-disposição, um inicio precoce de esquizofrenia também foi notado. Talvez o dado mais impressionante que encontrei na minha pesquisa foi um estudo de 2016, que comprovou o aumento de 29% no risco de incidência de doença coronariana (ex:infarto) e o aumento de 32% no risco de incidência de derrames em pessoas com um relacionamento social pobre, ou seja, com poucos amigos, pouca interação com sua comunidade e família. 

\

Então pessoal, vamos INVESTIR nas nossas amizades! O que os cientistas tem provado nos últimos anos, é apenas a comprovação do que aqueles que tem amigos próximos e que os amam e são amados por eles já sabem e sentem há milhares de anos... Uma amizade verdadeira pode salvar vidas! Para aqueles que leram esse texto e ficaram preocupados, não fiquem!!! Não há idade limite para criar amizades! Nunca é tarde para criar laços e ser surpreendido pelas emoções de ter um amigo ao lado!

Faça seu login para comentar!
02/12/2022 13:50

Medicina do estilo de vida

09/09/2022 14:05

Quando devo procurar ajuda?

26/08/2022 11:55

Vamos dormir melhor?

29/07/2022 10:45

Vamos rir mais?

08/07/2022 11:45

Sua saúde e o inverno!

O ar gelado do inverno faz você mais resistente a infecções