Blog dos Bichos

Como gastar a energia do seu Pet

03/12/2022 09:36 - por Cristiane Vieira da Cunha

Todos os pets, assim como os humanos, ficam entediados quando não estão interagindo. A questão é que os humanos ainda conseguem interagir com música, comida, leitura, obras de arte, entre outras opções. Já os pets não. Eles precisam ser estimulados pelos seus tutores a interagirem por meio de brinquedos, passeio e atenção.

Nesse último quesito, é questão do próprio dono ceder um tempo do seu dia para brincar, acariciar ou realizar uma atividade com o seu pet. Assim, ele se sente mais seguro e muito mais feliz.

O ambiente que o seu pet convive também deve ser enriquecido de interações. 

Por meio das atividades e brinquedos, o cão alivia o estresse, aumenta sua capacidade de aprendizado e fica entretido quando os tutores não estão em casa. Ocorre que muitos tutores pecam ao achar que o cão está sendo manhoso. Faltam estímulos para ele interagir e esses estímulos só podem ser promovidos pelo tutor, que deve se conscientizar que o seu pet merece educação, alimentação, moradia e bem-estar.

Promova brincadeiras
Os cães precisam ser cães, eles precisam ser estimulados a ter contato com outros animais e o mundo externo, eles precisam se exercitar, cheirar e farejar. 

Hoje ainda, já tem disponível a DogTV, um canal de vídeos que produz estímulos sonoros e visuais aos animais. E uma ótima maneira de entretê-lo também.

Alguns cães necessitam gastar mais energia que outros. A questão racial é importante nesse ponto, pois antes de adotar um cão, procure saber sobre as necessidades da raça para poder oferecer aquilo que ele precisa para o seu bem-estar.

Cuidados redobrados nos passeios externos
Outro ponto importante é tomar os devidos cuidados com o seu pet na hora de ir passear pela rua devido às condições climáticas.  Algumas raças, como as braquicefálicas (Pug, Bulldog Francês, Boston Terrier, Pequinês, Bulldog Inglês, Shih Tzu, Dogue de Bordeaux e Boxer) são altamente sensíveis ao calor. Por isso, não se deve passear com eles em horários em que o sol está a pino ou muito forte.

Em dias de chuva, sempre proteja o animal com uma roupinha adequada.

Faça seu login para comentar!