Blog da Médica

Reflexões e a busca pelo saudável!

23/12/2022 13:37 - por Sofia Rohde

Em maio desse ano começamos nossa caminhada juntos aqui! Falamos sobre vários assuntos importantíssimos para sua saúde: exercício físico, sono, bem-estar, saúde mental e junto com vocês também aprendi muito e desenvolvi minhas habilidades de escrever e me expressar. Uma experiência sempre tem diversos lados e perspectivas. Nunca beneficia somente uma pessoa e dividi-las é o que nos torna melhores seres humanos.

Acredito muito na troca. Amo o trabalho interdisciplinar, com profissionais de diversas áreas da saúde. Acredito que dessa forma, tanto o paciente quanto os profissionais, ganhamos e aprendemos mais. 

Final de ano para muitos traz reflexões e pensamentos e fica difícil não olhar para trás e fazer aquela avaliação de como agimos e como contribuímos tanto para nós mesmos quanto para a sociedade. Planejamentos para o ano que esta por vir também são bem-vindos. Nos fazem ter uma visão e perspectiva do que gostaríamos de melhorar e do que faríamos diferente. 

Meu desejo para esse final de ano e para o ano que esta por vir é de mais SAÚDE! Mais pessoas saudáveis e buscando atingirem seu maior potencial com seu corpo. Não se enganem, eu pessoalmente tenho muitas metas que não atingi. Mesmo sendo médica, tenho diversos aspectos que gostaria e quero mudar na minha própria saúde.

Comer melhor? Fazer mais exercício físico? Sempre. A vida com suas correrias e diversas atribuições às vezes nos impedem de realizarmos muitas das coisas que planejamos, mas isso é o normal. O que nunca podemos deixar de fazer é buscar melhorar e reconhecer nossos pontos fracos e fortes!

xRecentemente vi um médico famoso falar sobre a “busca do saudável” e de como as “big-farmas” (grandes empresas de medicamentos) e indústria alimentícia influenciam nesse quesito. Hoje falar sobre certos assuntos tornou-se muito delicado... quando falamos sobre obesidade por exemplo, doença reconhecida por todas as sociedades médicas do mundo, temos que cuidar para não refletir a busca de um corpo perfeito.

Isso não existe. O que é perfeito para mim, não é para você, assim como tudo na vida. Usar de medicações para se tornar mais magro, mas jovem, mais atlético, mais correspondente aos valores perfeitos que a sociedade nos impõe não significa ser saudável gente. Gera ansiedade e expectativas que não correspondem inúmeras vezes a realidade de muitas pessoas. Exames que não demonstram alterações numéricas muitas vezes não significam que a pessoa é saudável. Por exemplo, existem inúmeras pessoas obesas com exames normais.

Existem inúmeros fumantes, alcoolistas com exames normais. Exames laboratoriais são essenciais para os profissionais da saúde se guiarem em diversas situações, mas a clínica sempre foi e sempre será soberana. O que significa isso? Ter exames normais não significa nada se você esta acima do peso, fuma, bebe bebida alcoólica todos os dias, não pratica exercícios físicos, dorme mal, se sente depressivo, ansioso, não tem relações sociais que lhe tragam prazer. 

Mas e como sabemos se somos saudáveis senão através de exames? Como falei ali em cima, o saudável normalmente é a junção de inúmeros fatores da sua vida, incluindo alimentação, quantidade de exercício físico, sono, relações interpessoais, saúde mental e como você se sente no final do dia. Por isso a ajuda de profissionais capacitados e que estão sempre estudando é tão importante para nos guiarmos e para entendermos mais sobre nos mesmos. 

Busque o balanço em tudo que quiser e fizer. Parcimônia e bom senso ao digerir as informações que recebem de todos os lados hoje em dia é importantíssimo. Nem tudo que você lê ou ouve é verdadeiro e vai lhe ajudar a ser saudável. Mesmo quando estiver diante de um profissional que esteja lhe guiando para uma vida mais saudável QUESTIONE!

Isso se aplica a minha realidade e ao meu caso? Essa dieta, esse procedimento, esses exercícios, essa medicação vão me fazer mais saudáveis ou são apenas um tapa buraco a curto prazo? O profissional bem treinado e estudado vai saber explicar Tim-Tim por Tim-Tim porque vai usar tal abordagem e no que ele pensa para o futuro da sua saúde!

A busca do saudável envolve muito esforço pessoal, abdicações, mas também balanço e muuuuita saúde mental! Você precisa achar motivos no caminho para se alegrar e se ver feliz, caso contrário, você não será saudável nunca! Nunca foi sobre o corpo perfeito ou sobre os valores de exames perfeitos e sim sobre balanço e estabilidade!

Desejo a todos vocês um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo! Ano que vem estaremos juntos novamente nessa busca e com certeza aprenderemos muito! 

Faça seu login para comentar!
02/12/2022 13:50

Medicina do estilo de vida

09/09/2022 14:05

Quando devo procurar ajuda?

26/08/2022 11:55

Vamos dormir melhor?

29/07/2022 10:45

Vamos rir mais?

08/07/2022 11:45

Sua saúde e o inverno!

O ar gelado do inverno faz você mais resistente a infecções